E não tentemos a Cristo




E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:14,15).


Amados em Cristo,

Apocalipse 3:13 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Quando o Senhor nos exorta dizendo "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas", devemos nos lembrar que cada convertido a Jesus Cristo é um templo vivo do Espírito Santo. 
Logicamente que Deus não está falando com templos de pedra, mas sim com cada cristão.
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito Santo diz aos cristãos". (Naquele tempo não se usava o termo cristão para se referir aos seguidores de Cristo, outrossim, Paulo já chamava os seguidores de Jesus de templo vivo de Deus).

A mensagem contida em 1 Coríntios 10 vem nos alertar e nos exortar sobre como deve proceder corretamente o filho de Deus, de forma a não incorrer ou repetir os mesmos erros que o povo escolhido cometeu quando andou na presença de Deus ao deixarem o Egito e se dirigirem à terra prometida.

Entendem?  Ser templo do Espírito Santo é estar andando na presença de Deus o tempo todo.
Então, andar na presença de Deus é algo desejável, incrível e maravilhoso, é tremendo. 
Vamos louvar e adorar o Consolador
O Espírito de Deus está Aqui


Mas,
Pode ser algo extremamente perigoso. (Para entender essa afirmação, leia todos os versículos abaixo).
  

1 Coríntios 10



1 Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.
2 E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,
3 E todos comeram de uma mesma comida espiritual,
4 E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
5 Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto.
6 E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
7 Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.
8 E não nos forniquemos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil.
9 E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes.
10 E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
11 Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.
12 Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
15 Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.
16 Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?

... "Mas Deus não se agradou da maioria deles"...  Que coisa lamentável.  Estar na presença magnífica de nosso Criador, e conseguir ser rejeitado por Ele, conseguir que Deus nos rejeite por sermos indignos d'Ele. 
"E ficaram prostrados no deserto"...  - No deserto estamos na companhia e na presença de Deus, se não houver um concerto de nossa parte para com nosso Deus, certamente ficaremos prostrados ali, sem salvação.
Diz-nos ainda a Palavra, que aqueles que alguns tentaram a Cristo, e que estes morreram vítimas das serpentes. 
Vejam a analogia, tentaram Cristo, morte por serpente. Cristo nos salva da serpente, que é o diabo. Quem não se une a Cristo, certamente morrerá a segunda morte, por ter permanecido servo do diabo, servo do pecado.

Eis a Palavra de Deus nos exortando a não sermos murmuradores, a não sermos cobiçosos com as coisas do mal, a não nos prostituirmos em idolatria.
1 Coríntios 10:6 - E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
Deus nos deixou estes registros para que nos sirvam de ilustração, de exemplo, daquilo que causa a ira e o furor do Criador.

Daí concluímos que é correto pedirmos que o Senhor não se aparte de nós, que possamos estar sempre andando em sua Santíssima presença. Mas temos que ser santos diante de nosso Deus, pois Ele é Santo.



7 Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.


Deus nos ensina,
 "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Marcos 12:30". 
Amar a Deus sobre tudo o mais, em primeiro lugar o amor da criatura ao seu Criador. Como pode alguém obedecer a este mandamento, se adorar alguma outra entidade acima de sua adoração ao Deus PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, no nome de Jesus nosso Salvador e Redentor?
Conclui-se que quem cai em idolatria está desobedecendo a  este primeiro mandamento.
Amar a Deus é viver em adoração ao Criador, viver na dependência ao Criador, Viver em comunhão com o Criador, mas também não temer o inimigo, nunca negar o nome de Jesus Cristo por medo daqueles que podem matar o corpo, mas não podem levar para o reino de Deus e para a vida Eterna.

Estejamos agarrados em Jesus Cristo, como Jacó se agarrou ao Anjo de Deus, não para contender com Ele, mas para glorificá-lo e imitá-lo. 
Estejamos assim unidos ao nosso eterno mestre, tanto nos momentos de alegria quanto nos de tristeza, nos momentos de fartura e também naqueles de provação e privação. 
Em tudo devemos dar graças ao nosso Deus, sem murmurar, tendo a convicção que nosso Deus age no sobrenatural e que Ele nos proverá e nos manterá vivos, fortes, saudáveis e invencíveis. 

Amém?

"Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, eis o segundo mandamento
O amor de Deus deve ser imitado por nós, em cada pensamento, cada ação, em cada atitude em nosso relacionamento com parentes e com estranhos, com vizinhos ou com qualquer criatura de Deus. 
Quem ama ao próximo não o aponta nem o acusa, mas perdoa e intercede em seu favor.
Quem ama ao próximo não cria rixas nem contendas, muito menos usa de fofocas ou falsas acusações contra alguém.
Quem ama ao próximo vive em paz e harmonia, tanto com amigos quanto com inimigos.

Andar na presença de Deus exige renúncia e postura de verdadeiro adorador, de servo fiel, de vaso de honra, de cristão humide e submisso ao nosso Deus, no nome de Jesus.

Amém?

Glórias a Deus!




16 Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?


Ao participarmos da Santa Ceia, ao comermos o pão da vida - que simboliza a carne de Jesus Cristo -  e tomarmos o cálice de vinho simbolizando o sangue de Cristo, estamos buscando a comunhão com nosso Deus. Estar em comunhão com nosso Deus é estar andando na presença de Jesus Cristo, e andar na presença de Cristo demanda santidade.
É a pessoa ser menos carnal e mais espiritual. 

Louve com amor.
Espírito, enche a minha vida...

Concluindo

1 Coríntios 6:19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 

Quando o cristão recebe o batismo do Espírito Santo, seu corpo já não é do mundo nem pertence a si mesmo, foi tomado por Deus, pela presença de Deus.

Portanto, não contaminem seus corpos, nem pratiquem atos que afastem o Espírito de Deus de seu coração.

Quer fazer a vontade de Deus, ser agradável a Deus?

Trabalhe em função de se santificar, de se unir ao Espírito Santo de maneira poderosa e sincera, pois quem está em Espírito é espiritual. 
Mas aqueles que não se achegam ao Espirito Santo, estes estão na carne.

Se converteram a Jesus mas não se uniram a Deus, não avançaram em direção ao reino de Deus, permanecem como escravos do mundo.


Romanos 8:8 - Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.


Está explícito na Palavra de Deus que quem permanece na carne, que não se espiritualiza pela unção do Espírito Santo, não agrada a Deus.


Rejeite a concupiscência do mundo, da carne, dos olhos, e se aproxime espiritualmente de Deus, pela intercessão e presença do Espírito Santo em sua vida cotidiana.


Qual o caminho para a espiritualização em nosso Deus?

Conversão, renúncia, oração, jejum e persistência em estar andando na presença da trindade de Deus, no nome que é sobre todos os nomes, no nome do rei dos reis, nosso eterno mestre JESUS CRISTO.

Amém?
Mergulhe no oceano do Espírito, leia o Evangelho de Cristo, e medite na Palavra, sempre orando ao Consolador.


Missionário  Virtual  Geraldo de Deus                    2017novembro,14

Revisado graficamente em 2020outubro, 20

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?