Depressão é falta de Amor.






















JOÃO 15:12 - O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.





Amados em Cristo,

Peço por gentileza que leiam atentamente a mensagem em anexo, “Estudo sobre as doenças da modernidade”. 

Dentro de nossas igrejas e em nossas famílias ou em nosso ambiente de trabalho existem muitas almas afetadas por estas enfermidades.  

Cabe a nós, cristãos e obreiros de Cristo cuidar, orientar e agir buscando libertar estes reféns da vida “moderna” e atribulada de nossos dias.  

Não há remédio humano que cure, apenas Jesus Cristo pode libertar, transformar e dar paz para o ser humano.

ESTUDO SOBRE AS DOENÇAS DA MODERNIDADE:
Ritmo da vida moderna gera doenças sociais

Stress, depressão, solidão, assédio moral no trabalho, ansiedade generalizada, fobias sociais são doenças que se tornaram comum na vida moderna. Mas por que elas acontecem?
Constatou-se  que o modo do trabalho e as alterações na economia, ou seja, tudo aquilo que está ligado a uma condição ou estilo de vida, imprimem um  ritmo e uma exigência profissional que entra em choque com ser humano, causando assim problemas psicossomáticos.
Essas doenças psicossomáticas chegam a gerar sofrimento físico como a gastrite, pressão alta, doenças cardiovasculares, obesidade, processos alérgicos e doenças de pele.
“O processo de adoecimento que tem origem na rotina ou modo de vida da população foi alterado drasticamente nas últimas décadas”, salientam os psicólogos.
O modelo produtivo do trabalho afetou diretamente a saúde da população. As cobranças de eficácia, sucesso, superação, supervalorização do trabalho, velocidade nas informações, impõem ao homem uma necessidade constante de renovação e transformação, que quando não acompanhadas geram tais patologias.
O progresso da sociedade de alguma forma encobriu o que acontecia com a sociedade, avançando patologias que hoje são mais manifestas e expressivas.
Na década de 80, estudos sistematizados começaram a ser feitos e tais constatações ficaram mais evidentes. Há uma grande contradição a partir destas constatações, pois muitas vezes, os problemas que originam os quadros citados, são originados de comportamentos sociais ou das condições de vida, especialmente nas grandes cidades, e estão diretamente ligados à qualidade de vida que a população não desfruta.
psicólogos explicam que, em geral, quando alguém procura um médico apresentando sintomas ligados a essas patologias sociais, estes estão relacionados a uma vida exigente, cansativa e com poucas atividades de lazer.
“Percebemos que as respostas fisiológicas tratadas com medicamento, muitas vezes não reagem positivamente, ou reagem apenas na presença do medicamento. Tratamos os sintomas, mas não as causas sociais que geram este adoecimento”, conclui-se.

Capitalismo e individualismo
A sociedade global, explica a socióloga Vera Araújo, docente da Instituto Sophia na Itália, perdeu suas referências, no sistema capitalista global. Neste sistema a satisfação pessoal, o culto ao próprio eu, está acima da busca pelo bem comum. Na compra de um produto, por exemplo, a maioria das pessoas não se preocupa com o procedimento de fabricação e suas causa ambientais e sociais, apenas se preocupa com a satisfação pessoal no obter.
"Na cultura da globalização se sublinha a identidade pessoal, ou seja o ator deve cuidar de si, não dos outros, ele deve ser egoísta se quer vencer, e isso não cria laços, pelo contrário, a globalização leva a instituição de relacionamentos virtuais em vez de relacionamentos pessoais, explica a Vera.
Para a estudiosa, a maior patologia trazida pela globalização é o egoísmo, o que significa uma pessoa pensar que pode crescer e amadurecer sem os outros. "O egoismo é uma auto destruição. Isso é um suicídio, primeiramente moral, espiritual e depois pode se tornar um suicídio até físico", salienta.
“O ritmo da modernização, as exigências capitalistas, dentre tantos outros motivos, incluindo este apego ao individualismo e as sociedades que valorizam o que a pessoa produz, contribuem significativamente para estas patologias e também para um sentimento de 'tenho valor por aquilo que sou capaz de produzir', complementa a psicóloga.
A elevação no nível de exigência nas organizações, a competitividade e outros aspectos educacionais, que nem sempre são acompanhados pelo ensino, por exemplo, trazem um dos primeiros descompassos entre desenvolvimento econômico e social e as lacunas no desenvolvimento e na preparação das pessoas para esta realidade, explica ainda a psicóloga.
“Se antes a sociedade era mais solidária (trocava-se arroz por galinha, frutas por verduras e não necessariamente o trabalho estava ligado a necessidade de ter muito dinheiro, mas com pouco se fazia muitas coisas), hoje ela se baseia em valores muito mais individuais, promovendo vazios existenciais e também o individualismo”, destaca Elaine.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
 




Existem palavras que não fazem parte da vida cotidiana de um cristão.

A palavra EGOISMO é totalmente avessa ao cristianismo. 

Um cristão egoísta não é um cristão. Não tem em si o Espírito santo.

Mas existem palavras que teimam em habitar no meio dos cristãos, teimando em afetar as almas já salvas, porém descuidadas.

Uma delas é a SOLIDÃO. 

Solidão é sinal de afastamento dos outros seres humanos e o cristão genuíno firmado na rocha que é Jesus Cristo não deixa este sentimento dominá-lo.

Pode acontecer de um cristão estar solitário em relação às demais pessoas, mas seu coração estará cheio da presença do Espírito Santo, ele sentirá a presença de Deus bem junto de si.

Entretanto, para sermos cristãos genuínos temos que atentar sim para o primeiro mandamento de Jesus, que nos ensina a “amar e adorar Deus sobre todas as coisas, com toda nossa força e com todo nosso entendimento”.

LUCAS 10:27 Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. 

Contudo, o segundo mandamento é “amar ao teu próximo como a ti mesmo”.

Se estamos amando ao próximo como a nós mesmo, não ficaremos jamais solitários.

O cristão atuante puxa conversa com quem está próximo de si, esteja na rua, no ponto do ônibus, na estação do metrô, numa loja, num supermercado...

Sempre estará travando algum diálogo, sempre estará fazendo algum comentário edificante para quem lhe está próximo. 

Muitas vezes basta um sorriso e os ânimos se acalmam, se descontraem... E fazemos novos conhecidos, novos amigos.

Assim, o cristão nunca estará em solidão, a não ser que não haja viva alma por perto, aí não tem jeito, entretanto, mesmo assim a presença de Deus quebrará a sensação de solidão que invade as pessoas.

Quero aqui salientar, entretanto, que existem pessoas que se sentem solitárias, mesmo estando no seio de sua família, na companhia de seus familiares, dentro da igreja no meio dos irmãos, numa reunião entre amigos...

Este sentimento, irmão, não é de Deus.

Tem alguma coisa muito errada com quem se sente assim.

Uma sensação de solidão se instala na alma e faz a pessoa ficar sempre se sentindo excluída ou querer excluir os que se aproximam dela.

Jesus disse:”Para Deus não existe impossível”.

Se você conhece alguém assim, ore por ela, se aproxime dela com muita paciência e comece a levá-la para a igreja.

Este sentimento é o primeiro sintoma da ansiedade crônica e leva à depressão e até  mesmo ao suicídio.

Podemos então concluir que as doenças ditas modernas são na verdade causadas pela falta de  amor e da falta de vida em família. 

Vamos fazer de nossa igreja uma nova família. Família de Jesus Cristo.

Cuide bem das ovelhas de Deus que lhe estão ao derredor.

Mesmo que você não seja um pastor para os religiosos, para nosso Jesus Cristo todo cristão é um ajudante em seu redil, todos somos servos do bom pastor e devemos ajudar a apascentar o rebanho das ovelhas que estão se desgarrando ou enfermas.

Fique atento, uma alma tem muito valor para nosso Deus. Não deixe que uma alma se perca estando próxima a você.

Quebre a timidez, quebre a hesitação e seja um cristão cheio do Espírito Santo, atuando mesmo que seja no anonimato, mas fazendo a obra de Deus.

Deus tudo vê e Jesus grandemente o recompensará.


Um pequeno e rápido testemunho

Alguns anos atrás estive a serviço em Guarujá-SP, uma ilha lindíssima. 

Ali permaneci durante cerca de três anos. 

Em certa oportunidade  trabalhei dentro do condômino Acapulco, na praia de Pernambuco.  

Ali é a “Meca” dos milionários. Parece que estamos num outro país. 

Só luxo e riqueza. 

Entretanto, foi onde mais senti a presença da solidão. 

Era como se a solidão tivesse tomado corpo e vivesse ali.

Riqueza não é sinônimo de felicidade.  

A solidão atinge ricos e pobres.  Cuidem-se.

Jesus Cristo é o Senhor.

(Para mais detalhes, para se aprofundar mais no assunto, leia o livro O HOMEM INCOMPLETO, de nossa autoria, que trata dessa falta de Deus na vida das pessoas atualmente. O site é www.Amazon.com, lá é só consultar o nome do livro ou autor - Geraldo de Deus Romes).

Amém.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                2016maio, 06











Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?