MISSÕES, O ESTENDER DO BRAÇO DE DEUS PELO MUNDO















MARCOS 16 : 15E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

MARCOS 16 : 16Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.




Irmãos em Cristo,

Evangelizar é uma missão ordenada por Deus, para uns é algo fácil, natural. Para outros, é difícil;
muitas vezes a paciência do evangelizador é testada pela incredulidade das pessoas, pelo amor aos vícios e aos pecados que domina neste nosso mundo ilusório, onde as trevas se revestem de cores e brilhos.

No entanto, sabemos que  o pecado separa o homem e Deus, colocando distância entre eles, e que o salário do pecado é a morte. Morte espiritual, condenação eterna. Porém, Em Cristo pode-se alcançar a reconciliação.

Romanos 6:23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. 

Contudo, ser um missionário é ser um evangelizador. Se alguém disser "sou um missionário" e não estiver levando as boas novas de Cristo, então ele está enganando a si mesmo, porque a Deus ele não engana.

Pode-se até antever algum tipo de ação missionária no antigo testamento, mas quando falamos em evangelização missionária cristã, estamos falando de nossa realidade.

assim, o primeiro ponto a ser observado pelo missionário é que a obra do reino dos céus é uma obra de Deus, obra que iniciou-se com João Batista anunciando a salvação e batizando nas águas do Jordão; e que teve seu ápice com Jesus Cristo, que nos trouxe o evangelho, que deu corpo à novidade de vida inerente em si mesmo.  
Tivemos a fase áurea com os apóstolos, como é descrito em Atos dos Apóstolos quando a igreja primitiva se estendeu por todo o mundo conhecido da época.

Porém sabemos que houve uma apropriação indevida do cristianismo pela igreja católica apostólica romana, que se apossou da igreja recém formada, (+ 300 E.C.), e colocou a figura de um PAPA que se interpunha entre Deus e as pessoas.
Não bastasse isso, ao longo dos séculos, negou ao cidadão comum o conhecimento dos textos sagrados (documentos sagrados escritos em latim, missas celebradas em latim, batismo de recém nascidos... etc, etc, etc).
Para coroar a ação desta igreja romana como idólatra, elegeu a pessoa de Maria, mãe de Jesus Cristo, como figura de destaque para a crença dos fiéis, denominando-a como "mãe de Deus", o que é uma blasfêmia. E foi além, tornou trivial canonizar (santificar) homens e mulheres, tornando-os ídolos para adoração, o que vai contra todo mandamento de Deus.

Mateus 4:10 - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Ou seja, a dita igreja católica jogou no lixo todo o trabalho feito anteriormente pela igreja primitiva e desviou do reino de Deus milhões de almas durante cerca de quinze séculos, (mas não parou aí, continua ainda hoje na idolatria e no engano), entregando-as para o diabo, já que privou-as do verdadeiro batismo tanto nas águas quanto no Espírito Santo.

JOÃO 3:5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

JOÃO 3:6- O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Segundo a palavra do próprio amado mestre eterno Jesus Cristo, aquele que não for devidamente batizado não pode entrar no reino de Deus.

Então, em outubro de 1517, Jesus Cristo tocou no coração de Martinho Lutero, o qual foi um dos escolhidos por Deus para protestar contra a situação vergonhosa que vivia a famigerada organização dominadora  chamada de católica. 

Lá das terras da Alemanha iniciou-se um movimento que culminaria na retomada da redescoberta dos valores cristãos constantes no evangelho de Cristo e da ação da igreja dos apóstolos, a igreja primitiva.

E novamente trouxe à luz seu evangelho, o que possibilitou a retomada do cristianismo num patamar agradável a Deus.

Não digo que estamos hoje na perfeição, na unidade do Espírito, mas existem focos evangelísticos em quase toda parte do mundo, onde a PALAVRA DE DEUS, SEGUNDO O EVANGELHO DE JESUS CRISTO é quem norteia a obra.

Ser um missionário é primeiramente estar coeso com a Palavra de Cristo, pregando o amor, o perdão, o arrependimento dos erros, a rejeição ao pecado, a esperança da vida eterna, a certeza da volta de Jesus Cristo; e levando o batismo nas águas a todos quanto queiram aceitar Jesus como seu único e suficiente Salvador.

Ser missionário é, também, quando semeamos em pedregais, em espinheiros e em beiras de caminhos, não desanimar. Não se frustrar quando se semeia e a semente das boas novas de Cristo não desabrocha.
Devemos persistir semeando sem cessar, crendo que o Espírito Santo proverá a boa terra e os bons frutos.

Esta a certeza e a convicção que deve estar persistindo em nossos corações: O Espírito Santo fará que a semente germine, desabroche e dê frutos até cem por um. Ou quem sabe mais, pois para Deus não há impossível.

Lucas 1:37 -Porque para Deus nada é impossível.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Abaixo, um estudo bíblico para meditação:
       
        
COMPILAÇÃO DE ESTUDO BÍBLICO: O Espírito Santo e as missões na igreja primitiva

Atos 1: 1-8



O período em que a igreja cristã viveu seu maior crescimento foi o do primeiro século de nossa era.
Ali começou o movimento de missões.
Os oito primeiros capítulos do livro de Atos dos Apóstolos explicam a razão desse crescimento: os discípulos deveriam estar revestidos de poder, v. 4, antes de sair para alcançar as nações com o Evangelho.

 
Em Atos 1: 8 encontramos a base e a amplitude do plano de Deus para que a igreja executasse missões. Focalizaremos neste artigo a igreja primitiva e a obra missionária.

I - A IGREJA ESTABELECIDA EM JERUSALÉM, Atos 1 a 6
A igreja nasceu em Jerusalém e seus membros se estruturaram para dar continuidade à obra de Jesus. Assim,   três aspectos foram observados por essa igreja:

a) Visão mundial, At 1 - O desafio de Jesus é global, v. 8, e não existe distinção entre missões mundiais, nacionais ou evangelismo local. Todos são vitais e um não pode excluir o outro. Tudo faz parte da grande comissão, Mt 28: 18-20. A partir de então, tornou-se claro para os discípulos que o movimento da igreja não deveria ser apenas em Jerusalém, mas também fora de seus limites.

b) Poder, At 2 - A incumbência que Jesus havia dado aos discípulos de levar o evangelho ao mundo inteiro parecia uma tarefa difícil. E, de fato, teria sido, se o derramar do Espírito Santo não tivesse acontecido, At 2: 1-3. Em poucos dias, aquele grupo de cento e vinte pessoas tornou-se uma multidão de salvos, At 2: 41; 4: 4 e 5: 14.

c) Envolvimento total, At 5 e 6 - A igreja de Jerusalém era uma família, de modo que as necessidades de cada irmão eram supridas e havia cooperação de todos os membros para ajudar os apóstolos, At 6: 1-3. Instituíram o diaconato, escolhendo para tal função homens que deveriam possuir três requisitos básicos: bom testemunho (aspecto social), serem cheios do Espírito Santo (aspecto espiritual) e de sabedoria (aspecto intelectual). Para os apóstolos ficaram reservadas a prática da oração e da pregação da Palavra, At 6: 4. Toda a igreja era, então, completamente envolvida com a obra de Deus.
 


II - A IGREJA ESPALHADA, At 7 a 12

A perseguição foi o instrumento usado por Deus para desaglutinar a igreja de Jerusalém e alcançar outros povos.

a) Jerusalém e Judeia - A igreja inicialmente se concentrou em Jerusalém. Entretanto, Deus estava firme em seu propósito de levar a bênção do Evangelho às outras regiões e, por fim, a todas as nações. Ocorreu então que, com a perseguição vinda diretamente contra a igreja de Jerusalém, os que foram dispersos começaram a pregar em toda parte por onde passavam, At 8: 1, 4 e 5: 11, 19, 20 e 13: 46, 47. Com a morte de Estêvão, At 6 e 7, as testemunhas de Jesus foram espalhadas.

b) Samaria - Felipe prega em Samaria, At 8: 4-8, e em missão transcultural prega ao etíope, um alto oficial da rainha de Candace, que crê e pede para ser batizado naquele mesmo dia, At 8: 26, 28-36 e 39. A história indica que aquele etíope pode ter preparado o caminho para o posterior estabelecimento de milhares de igrejas no longínquo vale do Nilo, na África.

c) Gentio romano - Pedro prega para Cornélio, um centurião romano. Foi difícil para Pedro, ainda que cheio do Espírito Santo, aceitar a conversão de um gentio. Mas, após uma visão, entendeu que Deus não faz acepção de pessoas, At 10: 9, 23, 34 e 35

d) “até os confins da terra” - Saulo, escolhido por Deus para levar a mensagem aos gentios, At 9: 15, 16, cumpre com êxito a sua tarefa. Em pouco mais de dez anos, e em três viagens missionárias, ele estabelece a igreja em quatro províncias do Império Romano: Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia, At 13: 2, 14: 28, 15: 40, 18: 23 e 21: 17.
 


III - A IGREJA ENVIANDO, At 13 e 14

A expressão “...até os confins da terra” já não parecia uma utopia; tornou-se realidade. A Igreja de Antioquia foi a primeira no envio de missionários. Podemos aprender muito através de seu exemplo:

a) Colaboração, At 13: 1-3 - Em Antioquia, temos o verdadeiro início de missões. Naquela igreja havia profetas e mestres: Lúcio de Cirene, Simão Níger, Manaém, Saulo e Barnabé, v. 1. Nenhum deles era natural de Antioquia; todos eram estrangeiros. 
Numa reunião de oração, em Antioquia, quando a igreja estava orando e jejuando, Deus separou dois deles para a obra missionária. Os três que ficaram podem ser chamados de colaboradores. 
Eles representam a igreja que ficou na retaguarda. 
Os dois que foram enviados representam os missionários. Notemos que eles foram enviados por Deus e pela igreja, vv. 2 e 3.

b) Comunicação, At 14: 27, 28 - Paulo e Barnabé seguem em frente, sempre dando relatórios de seu trabalho à igreja que ficou na retaguarda, orando e sustentando-os com suas ofertas. 
Por onde passaram, deixaram a semente da Palavra e outros irmãos foram também chamados a colaborar. 
Assim, a obra cresceu ao ponto de Paulo poder dizer que o evangelho fora pregado a toda a criatura debaixo do céu, Cl 1: 23.

Concluindo,

veja o valor da tarefa evangelizadora assumida pela igreja primitiva e a importância de manter bem informados daquilo que estão realizando tanto os irmãos que sustentam os missionários como as igrejas e entidades que os enviaram. É pregando o Evangelho que vamos alargando as fronteiras do Reino de Deus e arrancando vidas das mãos do diabo.


Verdades missionárias



Vale a pena memorizar estas reflexões sobre missões:

“[Irei] a qualquer lugar, contanto que seja para frente”.   (David Livingstone)




“Tenta grandes coisas para Deus e espera grandes coisas de Deus”. (Guilherme Carey)

“O melhor remédio para a igreja enferma é pô-la em dieta missionária”. (David Brainerd)

“A Igreja que deixa de ser evangelística, em breve deixa de ser evangélica”. (Alexandre Duff)

 Fonte: Revista de Estudos Bíblicos Aleluia


 CONCLUSÃO

Caríssimos missionários de Cristo, estejam onde estiverem, saibam que Deus tudo vê, tudo sabe. 

Nunca creia que não há uma saída, apegue-se ao nosso eterno mestre Jesus Cristo, coloque nele toda sua esperança, todo seu fervor sempre sendo obediente e fiel à Palavra e ao comando do Espírito Santo.

Agindo assim, tendo a consciência que você é um semeador, seu ministério florescerá e gerará frutos incontáveis, de qualidade e agradáveis ao Senhor nosso Deus YHWH.

Lembre-se, e fixe esta Palavra: O Espírito Santo não comunga com a confusão e o pecado. 

Limpe sua eira, ajeite seu altar, vigie, ore e esteja trilhando conforme a vontade de Deus.

Firmes em Cristo, sempre marchando avante, sem jamais recuar.

Jesus Cristo é o Senhor.


Paz de Cristo.



Missionário Virtual   Geraldo de Deus               2015 outubro, 15


Adendo 2019maio,22


Missionários,

Temos notícias de constantes massacres, chacinas, mesmo perseguições, tortura e assassinato de cristãos em diversas partes do mundo. Mormente nos países onde o islamismo domina, também  na china.

Recentemente chegaram-nos notícias de perseguição e morte de cristãos no Sri Lanka.
Aos missionários espalhados por todo o mundo, por todos os continentes, uma palavra de alerta:

A guerra espiritual está se acirrando a cada dia, pois está muito próxima a volta de Cristo, está se aproximando o fim dos tempos descrito no livro de Apocalipse de João. O diabo e seus aliados estão cada vem mais furiosos, irados pela proximidade de sua total derrota e pelo que os aguarda: Lago de fogo e enxofre, segunda morte.


Então, devemos nos resguardar buscando a proteção em nosso Deus Todo Poderoso, nos consagrando todo o tempo ao nosso Jesus Cristo, pedindo a proteção do Espírito Santo.

Oração, Jejum, vida no altar, busca da santificação, rejeição do pecado.

Somente assim prevaleceremos. Neste mundo não há proteção para os filhos de Deus, mas em Jesus temos paz.


"Tenho vos dito isto, para que em minha tenhais paz; No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:33).

Amém?

Missionário Virtual Geraldo de Deus.






Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?