EXALTAÇÃO ADQUIRIDA PELA HUMILDADE








Lucas 14.11  todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.













Versículos de humildade na bíblia:


Provérbio 15 : 33O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.

Provérbios 22 : 4O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, honra e vida.

Filipenses 2 : 3Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.

Romanos (RM) 12 : 3Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

Efésios 4 : 2Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

Irmãos em Cristo,

Jesus Cristo nos ensina a imitá-lo em todos os seus passos e em todo seu proceder. Jesus Cristo foi todo amor, mas antes foi humilde, pois o amor sem humildade é vaidade e falsa exaltação. 
Os fariseus praticavam a falsa humildade, conforme nos mostra o nosso eterno mestre:



Falsa humildade...” do gr. “Tapeinophrosune”, ter uma opinião humilde de si mesmo; modéstia, humildade, submissão de mente. Uma humildade falsa, enganosa, uma falsa religiosidade.

[...] Os hereges utilizam o pretexto da humildade para escravizar as pessoas, dominando-as “a seu bel prazer” a fim de mantê-las sob suas rígidas regras ascéticas. Trata-se, pois, de falsa humildade, hipocrisia desses falsos mestres. A genuína humildade é uma das virtudes principais que nos guarda do orgulho, da soberba e da presunção. A Bíblia inteira fala do valor da humildade para a vida espiritual. O cristão humilde é sempre cheio da graça de Deus. [

Paulo via, pela revelação do Espírito Santo, que os falsos ministros entravam nas igrejas cristãs com aparência de humildade, com sabedoria e devoção voluntária, mas não ensinavam a doutrina bíblica senão severidade para o corpo, ou seja, doutrinas de homens,  que não tem valor algum, senão para satisfação do corpo.

A carne isola o homem de tudo que é espiritual (Rm 8.8) e engloba todas as formas de arrogância. Sempre que o “eu” aparece em oposição a Deus, ali está a carne.

Em lugar da verdadeira doutrina que tem origem no Evangelho de Cristo, os hereges procuram sobrecarregar os incautos e crédulos com “doutrinas que são mandamentos de homens 
Pois que todas estas coisas, com o uso se destroem. 
Colossenses 
2 : 22As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;2 : 2:23As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

Espiritualidade demais é carnalidade. Não se iluda, pessoas que, por exemplo, contam experiências espirituais absurdas ou milagres que nunca aconteceram, manipulando o louvor alheio em relação à sua espiritualidade, no fundo são carentes e doentes. 
São pessoas que se distanciam da essência do evangelho e agarram-se de forma doutrinária e estilos de moveres e visões. A principal característica de um pseudo-ministro é tentar forçar ou doutrinar o avivamento por meios de sutilezas.
Tomam o lugar de Deus, ao invés de deixar o Espírito Santo atuar e com isso querem se mostrar mais espirituais que todos.


Todo aquele que enfatiza demasiadamente um perfil externo de santidade, normalmente, está compensando debilidade morais internas. Está foi a síndrome dos fariseus que apesar de toda a religiosidade que demonstravam, não produziam frutos de arrependimento. A incoerência entre a vida interior e a exterior, entre a santidade e a religiosidade, expressam a face do procedimento com uma ardilosa infiltração satânica na igreja.

Saiba diferenciasantidade e religiosidade e nunca subestime o poder sedutor da religiosidade.

Agora, para meditarmos, pergunto:
E o que leva a pessoa a trilhar tais caminhos contrários à doutrina de Cristo?
Resposta:
A falta da presença de Deus em suas vidas,  o distanciamento entre elas e o Espírito Santo.

O cristão que não tem intimidade com o Espírito Santo, que não ouve a voz de Cristo, que não está alicerçado em oração e vigilância, tem dentro de si um abismo, tem dentro de si trevas.  Só ele mesmo não vê, mas tenta inconscientemente compensar estas carências com a própria exaltação.  Cria para si mesmo um perfil perfeito, elevado, justo, santificado, salvo...

Mas não se enganem, irmãos, Deus tudo vê.  Cristo tudo sabe.
Os que agem assim, com falsa humildade e com orgulho disfarçado caem sob a mão pesada de Deus, que os quebra como se quebra um vaso estragado.  E os refaz, para que suas almas não se percam.  
Se forem humildes e não resistirem, se forem obedientes, terão nova chance de se consertarem diante de nosso eterno mestre Jesus Cristo.  E ele decerto novamente os exaltará.
Porque Cristo sempre está de braços abertos para receber o pecador arrependido.
Novamente vamos nos referir à humildade, pois quem não tem humildade não tem capacidade de se humilhar diante do Pai todo poderoso e pedir perdão por seus pecados, e se consertar com Deus tornando-se nova criatura em conformidade com a vontade do Criador.

Humildade.
Humildade e longanimidade.
Humildade e paz.
Humildade e obediência.
Humildade e amor.
Humildade e salvação.

como podem ver, humildade se casa com tudo que é de Deus.

Efésios (EF)

4 : 1ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
4 : 2Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
4 : 3Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Seja prudente, seja vigilante, seja um cristão firmado na rocha que é Jesus Cristo.  Seja um semeador do evangelho e da Palavra de Cristo.  Quanto ao mais, entenda que a obra é de Deus, que o reino é de Deus, que Deus é espírito  e que todo o poder lhe pertence.
Faça sua parte e deixe que o Espírito Santo convença e converta os pecadores.
Rejeite o pecado, agarre-se em Cristo e alcançarás a sua salvação.  E ainda levarás contigo muitas almas para o reino de Deus.

Paz de Cristo.


Missionário Virtual Geraldo de Deus            2015 outubro, 20

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?