VIGIAI E ORAI




SALMOS 3 : 8A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção.





Amados irmãos em Cristo,

Atentemos para o que o Senhor nos exorta em seu evangelho, para que possamos ser vencedores neste nosso plano de vida dominado pelas trevas e ilusões do materialismo e da carne. 
Devemos buscar elevar nossa alma até o trono do Pai altíssimo, revestidos pelo Espírito Santo, no nome de Jesus, nosso salvador e redentor. Nosso bom Pastor.





Mateus 26:41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.


VIGIAI
Atentem para a ordenança VIGIAI. É uma ação que precisamos desenvolver, aperfeiçoar e ficar atentos durante todo nosso período de vigília neste mundo tenebroso, imerso nas trevas do maligno.
O Senhor nos adverte “O mundo jaz no maligno”.
Quanto mais comunhão com Deus alcançamos, tanto maior se torna a guerra espiritual, maior a fúria do inimigo de nossa salvação em Cristo Jesus.  O inimigo se desdobra em raiva e ataca com maior força, rodeando a vida e a família do ungido de Deus.
Daí a advertência de Jesus: " VIGIAI  E ORAI "
O inimigo busca brechas, ataca nossas fraquezas, nossos medos, nosso despreparo. Paulo nos exorta a vestirmos a armadura da fé, da cabeça aos pés; conhecendo, observando, guardando, meditando e vivendo a palavra de Deus.
O inimigo busca nossas fraquezas, atira suas setas malignas, vai fortalecendo nossas falhas até a perdição no pecado.  
Àquele que é vaidoso, ele faz inchar seu ego, até a perdição no pecado. 
Àquele  que é fraco na carne, induz à lascívia, à traição do cônjuge, à prostituição, à pedofilia, à abominação, à homossexualidade e assim por diante.  
Tudo para induzir ao pecado. 
Assim a cada um ele ataca.  
O soberbo... ah, este o inimigo vai ensoberbecendo tanto que seu ego fica maior que o evangelho.  Ele já não consegue pregar a Palavra sem se gabar de sua capacidade, sua força, sua supremacia... acaba pecando contra A PALAVRA DE DEUS e  nem nota.  A soberba vai cegando-o até que se vê destruído.
As setas do maligno fortalecem, fazem crescer nossas imperfeições, nossas falhas, levando-nos diretamente ao PECADO.  
E sabemos que o pecado separa (afasta) o homem de Deus.  Sabemos também que o salário do pecado é a morte... morte espiritual e às vezes   até  à morte carnal.
Assim, o VIGIAI  deve ser uma atividade constante, onde devemos estar atentos
No falar, no agir, no pensar, no omitir, no praticar caridade, no orar, no estar firme na comunhão com o Espírito Santo, cheios da graça e unção do Senhor.
Devemos vigiar nosso relacionamento com os irmãos da igreja, com os de fora da igreja e com as pessoas em geral.
Devemos vigiar nossa conduta em casa, no trabalho, na escola, na rua, na igreja, em todos os lugares onde estejamos, em todos os momentos .  VIGIAI.
“Guardai o que tem para que não roubem a sua coroa".

Alcançar a graça de Deus e a comunhão com o Espírito Santo é demorado, trabalhoso, importa vencer o deserto, vencer os vales, ser lapidado pelo nosso Deus.  É difícil.
Perder esta comunhão, basta um descuido aqui, um erro ali, dando brecha ao inimigo.  E este vai minando nossa defesas.
 Se não vigiarmos, somos derrotados por ele. Facilmente.  Por isto tantos se perdem na jornada, perdem a salvação, se afastam dos caminhos do Senhor.
Orai e Vigiai.  Vigiai.  Vigiai. Vigiai. Vigiai. Vigiai sempre.

VIGIAR PARA NÃO DESAFIAR GRATUITAMENTE O INIMIGO
Desafiar o inimigo,  jamais !
Outra ação que não deve ser praticada é o crente desafiar o inimigo:  Quando o crente prega que “vai pisar na cabeça do demônio,  que vai destruir o inferno, e coisas tais.  Isto não é de Deus.
Só quem pode vencer o inimigo é Deus, é Jesus Cristo.  E para isto o Senhor tem um plano a longo prazo, como nos revela em Apocalipse.
Quando nos colocamos diante do inimigo,  desafiando-o,  estamos errados,  não se deve  ” cutucar a onça com vara curta”. Somente Deus tem o  poder.
Quem somos nós,  simples servos do senhor, para desafiar seu grande inimigo?  Como podemos dizer que somos mais fortes que  Satanás?  Queremos  nos igualar a Deus?  Isto é heresia, sacrilégio, desrespeito com Jesus Cristo , nosso Salvador.
Quando dizemos que “As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Cristo”, aí sim, estamos dentro da Palavra.  O que fugir disto, é por conta e risco de quem fala.  Esta maneira de agir  demonstra que a VAIDADE  e a SOBERBA encheram o coração do crente e o dominaram.
Vamos nos ater à palavra do Senhor  “Aquele que se exaltar será humilhado e todo aquele que se humilhar será exaltado”.



ORAI
Orar demoradamente, várias vezes ao dia, é algo difícil para as pessoas em geral.  Muitas são as obrigações cotidianas que impedem que as pessoas fiquem longo tempo em oração.  Por isto, o orar tende a ser uma atividade que dura alguns minutos de diálogo onde o crente agradece, adora, exalta e suplica ao Deus vivo, o grande Eu Sou, (Pai, filho e Espírito Santo).
Isto é perfeitamente aceitável e agradável ao nosso Deus. Principalmente a oração com os joelhos dobrados, nas madrugadas, assiduamente.  Este modo de agir cria uma ligação maravilhosa com o Espírito Santo de Deus. Proporciona a comunhão de nossa alma com o Espírito Santo, e vai se fortalecendo dia após dia e, se persistirmos, alcançamos um estágio que Paulo se refere como   “Alcançar a perfeita unidade com o Espírito Santo”.
Erram aqueles que pensam ser importante ficar desfilando ladainhas por horas a fio, crendo que assim alcançam a atenção do nosso eterno mestre Jesus Cristo.
Romanos 8 : 26E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Romanos 8 : 27E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

Para que a oração tenha efeito e seja ouvida no Trono da Glória, o que se fala ou murmura deve vir de lá de dentro do coração, de dentro da alma, lá da junção onde se unem a alma e o espírito. A oração deve ser também submissão e adoração, nunca exigência e imposição.  Quem ora dizendo "Eu determino agora que o milagre vai acontecer..." é um néscio, um tolo.  Qual criatura de Deus pode dar ordens ao criador ou aos seus anjos?
Vale mais um coração quebrantado e em lágrimas de verdadeira aflição.
Temos o exemplo vivo de Ana, que todo ano ia ao templo e orava em lágrimas clamando ao Senhor YHWH, o todo poderoso, pedindo que ele lhe concedesse gerar um filho, mesmo sendo ela estéril, não esmoreceu. Orava e esperava, orava, chorava e esperava.  E foi atendida. Seu filho, Samuel, foi um dos grandes homens de Deus do antigo testamento.

I Samue1 : 10Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.


VIGIAI  E ORAI, Orai e Vigiai.  Vigiai.  Vigiai. Vigiai. Vigiai. Vigiai sempre.
AMÉM.

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à sua igreja.


Romanos 8 : 28E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Missionário Virtual Geraldo de Deus       2012 outubro, 16
                                           Revisado          2015 outubro,  02

obs.: Este mandamento é muito importante, devemos sempre vigiar e orar, por isto estou postando novamente este artigo.  A Palavra de Deus não muda, é eterna.

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?