DESERTO - DEUS CONOSCO




Lucas 4   -   A tentação de Jesus

1 Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto,
2 onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo Diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome.
3 O Diabo lhe disse: "Se és o Filho de Deus, manda esta pedra transformar-se em pão".
4 Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem'".
5 O Diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo.
6 E lhe disse: "Eu te darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser.
7 Então, se me adorares, tudo será teu".
8 Jesus respondeu: "Está escrito: 'Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto'".
9 O Diabo o levou a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: "Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo.
10 Pois está escrito:
" 'Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito,
para o guardarem;
11 com as mãos eles o segurarão,
para que você não tropece
em alguma pedra'".
12 Jesus respondeu: "Dito está: 'Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus'".
13 Tendo terminado todas essas tentações, o Diabo o deixou até ocasião oportuna.

"Para se falar na ação regeneradora de Deus, 
quando este coloca um crente 
à prova no deserto,  
é preciso estar nele,  
(no deserto),
ou  ter passado por ele, 
verdadeiramente".

Só quem viveu o aprendizado de humilhação e quebrantamento no deserto sabe como é o agir piedoso de  Deus.  
O ensinamento de Deus ao homem, através das provações tem várias etapas.

Assim como Deus conduziu o povo escolhido, arrancando-o das garras de faraó, no Egito, e fazendo-o caminhar durante quarenta anos pelo deserto, assim ocorre conosco

.
Se os irmãos em Cristo estudarem a Palavra de Deus constante em Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio,  e  meditarem nos acontecimentos, verão que o Povo escolhido teve que passar por um Deserto  de quarenta anos, em idas e vindas, sendo admoestados e corrigidos por Deus.

 Mas, o principal é que Deus jamais os abandonou. 

Esteve com eles todo o tempo, cuidando, alimentando, suprindo todas as suas necessidades e, principalmente, ensinando-os a guardar seus mandamentos, suas leis, e sua normas em geral.

Estar no deserto é desconfortável, é cansativo, é desanimador.  Por isso faz-se necessário a mão poderosa de Deus agindo sobre seu povo todo o tempo. 


Ali, não há outros  com quem contar, só com a assistência de Deus. 


É Ele quem providencia água,  alimento, proteção contra o calor, contra o frio...  O deserto é cheio de ameaças, então, aquele que está ali, tem que se apegar mais e mais com Deus, seu único ajudador.


E à medida que Deus e seu povo vai convivendo, vão surgindo os conflitos, mas também as soluções, dadas por Deus. 


Cria-se um forte laço entre o homem e Deus. 

  
 Cria-se  uma comunhão entre o homem e a divindade.

O homem passa a confiar totalmente em Deus, vendo neste a solução para suas angústias, medos, e toda sorte de necessidade, desde as mais básicas até as mais supérfluas.




E Deus vai descobrindo quais são seus servos fiéis e obedientes, quais o louvam e o adoram em espírito e em verdade, quais têm temperança e amor no coração..

No deserto alguns  perecem, mas somente os que teimam em resistir ao Senhor.
Por outro lado, temos aqueles que se recusam  a sair do Egito ( da perdição do pecado) e enfrentar o deserto.  
Estes vão ser consumidos no fogo eterno, como os ídolos de adoração do Egito.  (Falamos em termos bíblicos antigos, onde o Egito personifica a idolatria, a opressão.  E o faraó o inimigo de Deus, o opressor do povo de Deus).

Antes do povo de Deus passar pelo deserto, Moisés,(que viveu quarenta anos como príncipe do Egito, vivendo na abastança do Palácio, estudando e aprendendo a ciência daquele povo), que foi escolhido por Deus para guiá-los, passou por quarenta anos de deserto, pastoreando o rebanho de seu sogro Jetro, em pleno deserto real, até ser chamado por Deus, aos oitenta anos de idade.


E Moisés passou outros quarenta anos de deserto, agora conduzindo aquele povo rebelde, de dura cerviz, que obedecia a Deus,  mas que suspirava de saudades da vida  de  perdição que vivera anteriormente no Egito, que em seu coração cultuava imagens de escultura e deuses pagãos.

Portanto, Moisés viveu oitenta anos de deserto em sua vida, mesmo sendo um escolhido de Deus, sendo obediente e tendo o coração puro.

Jesus Cristo viveu quarenta dias no deserto, sendo tentado por satanás, a quem resistiu com a força do conhecimento das Leis de Deus e das palavras dos profetas. Depois disto, vieram anjos e o serviram.


O que aprendemos com isto? Que os propósitos de Deus são loucuras para os homens. 


Louve a Jesus com Fervor
Se Cristo comigo vai, eu irei!


Vejam bem, um homem rico, distinto, de ótima posição social, como era Moisés, teoricamente estaria apto a guiar seu povo, retirando-o do Egito e levando-o à terra prometida.   

Se fosse hoje, se houvesse uma entrevista para selecionar os candidatos  a esta tarefa e escolher o mais preparado, com certeza Moisés seria o escolhido, sem dificuldades. 

No entanto, para Deus, ele não estava apto. 

Ele teve que viver de forma rude no deserto, em meio às cabras e bodes, teve que esquecer a ciência do Egito, teve que se tornar um  homem simples, desapegado das riquezas e do luxo. 


Teve que esvaziar seu coração do conhecimento e da convivência com os deuses de faraó...somente então foi chamado por Deus, que o capacitou conforme a sua vontade divina, para que Moisés se tornasse uma das figuras de maior destaque como cooperador dos planos  de Deus para a humanidade.  




Ele ficava frente a frente com a glória de Deus.


Jesus Cristo, mesmo sendo homem era também parte Deus, porque foi concebido pelo Espírito Santo,  e ainda  assim teve que ser provado no deserto.


O que concluímos?


Que Deus coloca a pessoa no deserto para quebrantá-la sim, mas que somente àqueles com os quais tem um propósito maior, àqueles  com os quais Deus tem interesse em adquirir comunhão. 

Somente a estes Deus coloca à prova no deserto. 

Ali,  Deus vai lapidando o coração bruto, vai purificando o espírito grosseiro,  vai-se  relacionando com aquela alma embrutecida e ignorante das coisas do reino de Deus.


No deserto Deus vai ensinando e capacitando seus escolhidos.


Então, se você acha que não passou pelo deserto do Senhor porque é o "bambambam", que já está acima destas provações, que já está salvo,  cuidado! 


Se Deus não o provou no deserto pode ser por dois motivos:


1 - Deus ainda vai fazê-lo a qualquer momento,   ou
2-   Deus não o escolheu para uma grande missão.

Se você teve a honra de ser escolhido por Deus e está vivendo provações no deserto, achando que é muito duro, que não vai conseguir, persista.  


Se apegue mais e mais a este Deus maravilhoso, no nome de Jesus.


 E fique firme, porque quando estamos no deserto, Deus está sempre nos levando pela mão ou nos carregando em seus ombros poderosos.


Outra coisa, muitas vezes achamos que estamos fora do deserto, que já vencemos esta etapa. 

Nem sempre é assim.
  
A duração do tempo de provação do fiel no deserto pelo nosso Mestre e Senhor, depende da grandiosidade da missão que tem para o escolhido.
Estar no deserto não é estar em pecado. 

Estar no deserto é estar permanentemente na presença do Deus vivo, (Pai, Filho e Espírito Santo), com o intuito de aprender, de ser lapidado, de ser purificado e adquirir uma grande comunhão com o Todo-Poderoso


Depois do deserto vem outra etapa muito importante, que é aquela que no antigo testamento foi liderada por Josué: Conquistar e tomar posse das promessas de Deus, vivendo harmoniosamente com Cristo, cheio do Espírito Santo, levando corajosamente avante o ministério que Deus lhe deu..


Josué 1:5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
Josué 1:6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.


Hoje, Deus espera de nós que possamos ganhar almas para o reino dos Céus. A terra prometida é a Nova Jerusalém,  a Jerusalém Celestial.

Temos que nos esforçar para viver em harmonia com Cristo, cheios do Espírito Santo, levando o Evangelho das boas novas do Mestre Eterno a todo o povo, ensinando-o a conquistar a salvação e o reino dos Céus.


Temos que dar bons frutos, e assim cumprir a missão para a  qual o Senhor nos capacitou com tanto esmero, com tanto cuidado e dedicação.

Tudo para honra e glória do Senhor nosso Deus, no nome de Jesus Cristo.


TIAGO 1:12  Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam. 

Glórias a Deus,  Aleluia.


Que o Senhor possa, através do Espírito Santo, falar melhor em vossos corações.  Paz!



Missionário Virtual  Geraldo de Deus  novembro, 2013, 09.


                                                                     
Revisada em 2015setembro,15
Revisada em 2018outubro,08


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?