FIM DOS TEMPOS (O LIVRE ARBÍTRIO DO HOMEM)








Apocalipse1 


1 : 1REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;


1 : 2O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.


1 : 3Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. 


Não pretendemos fazer aqui um estudo bíblico, mas sim uma meditação, trazendo aos irmãos, as revelações do Espírito Santo sobre estes temas tão polêmicos e, muitas vezes, tão controversos. 
A ESCATOLOGIA, é um ramo da Teologia, que trata das revelações de Deus, sobre o fim dos tempos.
Nós cristãos, temos conhecimento que haverá o dia do Juízo Final, que haverá a segunda vinda de Jesus Cristo, em glória e majestade, porque assim está escrito no Evangelho.
Sabemos que Jesus Cristo morreu na cruz do calvário, para nos libertar das garras do pecado e nos possibilitar alcançar a salvação eterna de nossas almas.  Mas, que "estreito é o caminho que leva à salvação", 
Mateus 7: 13 - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
Mateus 7:14 - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Jesus Cristo veio nos libertar do jugo da Lei Mosaica, Jesus veio estender o reino de Deus aos Gentios, veio nos ensinar que devemos observar dois mandamentos, e que estes dois englobam toda a vontade de Deus para com a humanidade,

Mateus  22:37 - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Mateus  22:39 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Jesus nos ensina que Deus é amor. Mas que também é justiça,

Mateus 6:33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, ea sua justiça,e todas estas coisas vos serão acrescentadas.


Jesus nos ensina que devemos adorar a Deus, em Espírito e em verdade, porque Deus é ESPÍRITO,

João  4:23  - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

João 4 :24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Jesus nos ensina que devemos ser batizados na água e no Espírito Santo,


João 3 : 5Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.



Jesus nos ensina que devemos ser puros de coração como uma criança inocente,


Mateus 18 : 3E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.


Jesus nos afirma que Deus nos dá o direito de seguir seus ensinamentos e alcançarmos a vida eterna em  sua presença, ou de recusar, sabendo que este caminho leva à perdição,
MATEUS 23:37 - Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo de suas asas, e vós não quisestes!
Esta longanimidade de Deus, aceitando um não (ou muitos nãos) de suas criaturas, foi denominado livre-arbítrio.*  Deus  não se impõe pela força.

Quando se fala de Livre Arbítrio, existem perguntas não respondidas que ficam soltas no ar, incomodando as pessoas. 

Muitos cristãos, quando questionados neste assunto, se sentem desconfortáveis, não sabem o que responder, nem o que pensam realmente sobre o assunto. 
Vamos, mediante a misericordiosa atuação do Espírito Santo de Deus, analisar e procurar respostas sobre:
O homem é livre? Se o homem é livre, porque tem que fazer a vontade de Deus para alcançar a salvação de sua alma?

Levítico 18:30 - Portanto guardareis o meu mandamento, não fazendo nenhuma das práticas abomináveis que se fizeram antes de vós, e não vos contamineis com elas. Eu sou o Senhor vosso Deus.
Deus é o Pai eterno, nós, suas criaturas.  Nossa alma anseia por Deus, então, a humanidade busca desvendar o mistério: de onde viemos, para onde vamos, porque estamos aqui? Que força extraordinária, que poder ilimitado é este que criou e governa nossas vidas, nosso planeta, nosso universo... Será que existe vida como a nossa em outros planetas do universo?
Filosofias e mais filosofias, teorias e mais teorias são inventadas pelos homens, em seu tempo, tentando explicar, com a visão humana, todos estes mistérios. 
Mas, com o passar dos séculos, vão se perdendo na estrada do esquecimento, porque tudo o que vem da mente do homem é falível.

Houve um tempo em que sabiam que a terra era o centro do universo e que todos os outros astros celestes giravam ao seu redor. Então, impuseram à humanidade crer que o Sol é o centro de nosso "sistema solar", que está solto, girando e viajando a uma velocidade louca pelo universo sem fim...

Hoje, muitos séculos depois, querem nos fazer crer que descendemos dos macacos, e que o universo foi criado do nada, através de uma explosão -
(explosão de quê? de nada?) - que chamam de bigbang.  

Outros insistem na teoria que fomos criados por seres extra-terrestres. 

Mesmo sendo a bíblia o livro mais publicado, vendido e  lido no mundo nos últimos séculos, muitos não conseguem aceitar a mensagem que Deus lhes traz, revelando os mistérios da criação e sua potente mão que a tudo governa. 

Isto mostra como o homem teima em  resistir ao poder de Deus.

Embora, devamos ter também a compreensão que  muitas pessoas não têm a capacidade de mensurar Deus.  
São como aquelas  pequenas formigas que ficam nos lugares onde tem açúcar, e por serem tão minúsculas, não conseguem enxergar as pessoas que estão ao seu redor.

Além do mais, em certos trechos do evangelho,  nosso amado mestre eterno Jesus diz claramente, que fez aqueles ímpios surdos e cegos à compreensão das coisas de Deus.

Mateus (MT)

13 : 11Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
13 : 12Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
13 : 13Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêm; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
13 : 14E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis.
13 : 15Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.


Quem sabe, hoje também não seja assim?  
Talvez muitas pessoas tenham esta incapacidade de sentir Deus, de se relacionar com as coisas de Deus.  
Estes são os que Jesus chama de Joio.

 Muitos até se "convertem", frequentam cultos, mas não conseguem se curvar à supremacia de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) e mais atrapalham a obra de Deus do que auxiliam.

Mateus (MT)
13 : 24Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;

13 : 25Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.

13 : 26E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.

13 : 27E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?

13 : 28E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?

13 : 29Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.

13 : 30Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.


Esta parábola de Jesus Cristo, nos mostra a quintessência da sabedoria de Deus e, nos mostra ainda,  que aqueles que não conseguem aceitar a verdade do evangelho, o caminho que Deus traçou para suas vidas,  que não conseguem persistir na fé, não conseguem ser terra boa para que desabroche neles a semente do evangelho de Cristo, a semente de Deus.

Se quedam diante das sementes da perdição que o inimigo de Deus espalha.
Preferem ser sementes  (misericórdia) do inimigo,  (de Lúcifer).
 Por isso, sempre no meio das congregações, entre o povo de Deus, existem aqueles "irmãos" que são contra tudo, contra todos, que só fazem criticar e destruir, ao invés de edificar.

 Fiquem atentos, irmãos em Cristo.

 Não percam tanto tempo com o joio, dediquem-se com mais afinco ao trigo.

 Deixe que do Joio Jesus cuida.  

 Aleluia!


O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.(Romanos 8:16)


SE SOMOS LIVRES NÃO SOMOS ESCRAVOS

Sendo servos de Cristo nos fazemos livres do jugo do diabo, que rege este mundo.

Entretanto, existem os que teimam em contestar o domínio e a glória de nosso Deus, no nome de Cristo. Vivem lutando contra nosso Deus.
Se fazem cegos espirituais, vivem somente no materialismo, na vida secular limitada e passageira.

Se preferimos exaltar nossa vida material, curta, finita, nos rebelando contra a vontade do Pai, contra a Graça do Filho e contra a ação consoladora do Espírito santo,  nos colocando acima da Palavra de Deus, então, estamos escolhendo seguir em frente, até a morte do corpo, por nossa conta e risco.

Sabendo que não teremos a Graça de Cristo sobre nossa vida nem sobre nossa morte, e nem além.

Mas, se nos fazemos servos de Cristo, vivendo sob seu jugo, que é suave e brando,  vivendo cobertos pela sua infinita Graça e na presença maravilhosa do Espírito Santo de Deus, perseverando no evangelho e na obediência, objetivando alcançar a Salvação Eterna para  sermos galardoados com o Reino de Deus, seremos vitoriosos.

Estaremos sendo chamados filhos de Deus, estaremos nos abrigando na esconderijo do Altíssimo Deus, estaremos sendo protegidos pela sua sombra à nossa direita.

Só Jesus Cristo tem Palavra de Salvação e promessa de vida eterna.

 Não há outro caminho, não há outra certeza. 
Como todos os cursos de água doce desembocam nos rios e estes no mar, também todos os caminhos se resumem num só: JESUS CRISTO.

 O reino de Deus é espiritual, e de lá vêm todas as coisas que aqui se materializam.
 Deus tem o controle de todas as coisas.
 Deus é soberano.
 Ele rege e governa  nosso plano material  como bem quer.

 Deus tudo pode..

 A Ele o louvor, a honra,  a Ele a glória, d'Ele o domínio e o poder, por toda eternidade.

Não podemos diminuir Deus, colocando-o dentro de nossos padrões de comportamento e de capacidade. 

 Ele é muito, muitíssimo  mais poderoso do que tudo que possamos imaginar.

Isaias 55:8-9: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."
Alguns inconformados levantam a hipótese que, se Deus é onisciente, se Ele tudo vê e tudo sabe antes que aconteça, isto anula o livre arbítrio humano.

 Mas, nós que temos experiência com Deus, sabemos que não é assim. 
 Deus nos mostra o caminho reto, mas, se quisermos nos desviar, Ele não vai ficar nos cercando, nos obstruindo.
 Isto significa, que a presciência divina inclina o homem no ato de suas escolhas, mas sem determinar-lhe (obrigar-lhe) a forma de agir.
 Então, temos  aí  a demonstração que Deus não nos restringe em nossas escolhas.
 Deus não nos fez como robôs sem vontade própria. 

Gênesis 3:3 - Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

Deus ordenou a Adão e a Eva que não tocassem nem comessem do fruto de determinada árvore do jardim do Éden. Entretanto, ele não ficou ali vigiando nem monitorando os dois para impedi-los de agir como bem entendessem. 
Assim é conosco. Deus nos dá suas instruções através da sua Palavra, do evangelho de Cristo e da ação do Espírito Santo.
Obedece quem tem juízo, quem não pretende passar a eternidade em sofrimento no lago de fogo e enxofre.
Aos que queiram ir para as trevas e para o sofrimento eterno Deus não os tolhe, admoesta-os, avisa-os... Mas não os obriga a nada.
Isso é o que as pessoas chamam de livre arbítrio. Poder escolher ir para o céu ou para o inferno sem que Deus impeça.


Deus quer que as almas se salvem e alcancem a Salvação.
Ele quer que alcancemos a Salvação de nossas almas, quer que sejamos santificados, para morarmos no Reino de Deus, mas, se não quisermos, nem por isto Deus deixará de ser Deus, nem o Reino de Deus deixará sua majestade e onipotência.


ONISCIÊNCIA DIVINA E LIVRE-ARBÍTRIO

Tentando explicar racionalmente a controvérsia que existe entre a PRESCIÊNCIA DE DEUS e o LIVRE ARBÍTRIO DO HOMEM, certo pensador nos apresenta a seguinte conclusão:"... A seqüência de coisas livremente escolhidas por Deus, e que está fundada sobre o primeiro decreto livre divino, que estabelece fazer sempre o mais perfeito, e sobre o decreto feito por Deus (depois do primeiro) a propósito da natureza humana, ou seja: que o homem fará sempre, embora livremente, o que lhe parecer melhor. (LEIBNIZ, 1979, p. 129)."
Ele conclui dizendo que Deus imprime em cada alma um potencial que o leva a buscar Deus e a perfeição de Deus. SE cada alma pudesse ler em si mesma tudo o que Deus lhe imprimiu, cada um  de nós, seres humanos, seríamos, nós próprios, uma divindade.

Esta é uma  visão racionalista da questão, uma visão do homem, uma visão filosófica, uma visão de quem não tem intimidade com Deus.


ONISCIÊNCIA DIVINA E LIVRE ARBÍTRIO

Nós cristãos, que temos um forte devocional com nosso Jesus Cristo, entendemos  que Deus age sabiamente conforme um dos seus atributos: a onisciência.
 E, desse modo, conhece de imediato o que seja melhor para o todo e também para nosso amanhã.    
Já o  homem, é limitado na compreensão do todo e carente de tempo para refletir acerca da escolha optando muitas vezes pelo mau que se faz ser o bem mais aparente.

 Por isto, imediatista, na maioria das vezes almeja coisas que num futuro próximo lhe serão por obstáculo, provação, tristeza e derrota. 


Se vivemos sob a Palavra de Deus, guiados pelo nosso mestre Jesus Cristo, nos fazemos dependentes dele, pedindo que Ele nos mostre o melhor caminho a seguir, a melhor decisão a tomar, etc.


O verdadeiro Cristão não vive pela força de seus braços, nem pela sabedoria de sua mente limitada, mas sim, pela presença e atuação de Jesus Cristo em sua vida, através do Espírito Santo.


O autêntico cristão jamais  se  sentirá  alijado de sua liberdade de vida, porque morreu para este mundo e vive em Cristo Jesus. E, também, não nos regozijamos em nós mesmos a cada vitória, mas reconhecemos que ela veio através da graça de nosso Deus, no nome de Jesus.


Ou seja, nós buscamos a onisciência de Deus para guiar nossa vida.


Quem tem Cristo em sua vida abre mão do que o mundo chama de livre arbítrio, pois coloca suas esperanças, seus sonhos e suas decisões diante da sabedoria e da direção de Deus, através do Espírito Santo.


Aleluia!


Concluindo, reiteramos,  que nossa salvação, nossa ressurreição dos mortos e nossa admissão no Reino dos céus nos é dada pela Graça de Deus, no nome de Jesus Cristo.
E que Ele derrama sua Graça sobre quem Ele quer, como quer, e quando quer. 
Não temos o direito de cobrar  a obrigatoriedade  da concessão desta Graça. 
Somente Deus, Pai-Filho-Espírito Santo pode determinar quem será agraciado ou não. 
Se não somos merecedores, mas se a recebemos mediante a misericórdia do Todo Poderoso, então, nada podemos exigir.
Lutemos para sermos servos fiéis e valorosos ao  nosso eterno mestre Jesus Cristo. 

Somente Ele nos leva para a salvação.

 Somente em Jesus há vida,  e vida em abundância.

 Ele é nosso Pastor eterno, e nós, seu rebanho  fiel.
Glórias a Deus!


CONCLUINDO

Em  Jesus eu tudo posso. Em Jesus sou mais que vencedor.

João (JO)
10 : 1Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
10 : 2Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
10 : 3A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
10 : 4E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
10 : 5Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
10 : 6Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.
10 : 7Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
10 : 8Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
10 : 9Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

10 : 10O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

Glórias a Deus, Aleluias!





Neste momento, quero concluir esta meditação, me dirigindo aos amados, para convidá-los a fazer parte deste rebanho que rompe por este mundo de ilusões, sem se perder, guiado pelo nosso pastor Jesus Cristo.

Se você ainda não aceitou Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador, não perca tempo. Faça isto imediatamente.
 Entregue-se de corpo, alma e espírito ao nosso Jesus Cristo, eterno mestre.  Somente Ele tem palavras de Salvação e vida eterna.

 Somente Ele tem as chaves do Reino dos Céus.

Jesus está voltando.

Glórias. Aleluia!
Que o amor de Deus, a Graça de jesus Cristo e as doces consolações do Espírito Santo possam alcançá-lo e quebrar todo laço do inimigo, toda força da carne, todo engano do materialismo , para honra e glória de nosso Senhor. Amém.

Missionário Virtual  Geraldo de Deus                  2013,novembro,05 
* O termo "livre arbítrio" não existe na bíblia. Foi criado pelo ser humano para tentar explicar nosso Deus. Na verdade nosso Criador nos ensina que com Ele é "sim sim, não não. Não tem meio termo. Ou é . Ou não é. Ou se obedece ou se está em desobediência. Ou lhe somos fiéis ou somos infiéis".
** Adendo, 2019maio,08
Amados irmãos. Tenho pedido que Deus me dê sabedoria, a sabedoria que vem do alto trono. Por isto fiz algumas modificações nesta postagem.
O Senhor tem me mostrado que a ciência dos homens, atual, é mentirosa, falsa e manipuladora.
Ao que tudo indica, e conforme está na bíblia, nosso mundo não é uma bola solta no espaço. É imóvel, estático. Está firmado sobre pilares que Deus construiu. E somos cobertos por um domo, coisa que somente Deus tem o conhecimento total.
Jesus ama a todos nós e vai abrindo nosso entendimento. Amém.

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?