Passa de mim este cálice

 

 

Mateus 23:34 - Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade;


Povo de Deus,


Jesus Cristo, o Messias, o Redentor, veio ao mundo e se fez homem da descendência de Abraão, se fez membro da comunidade dos hebreus, do povo escolhido e separado por Ele mesmo (Eu e o Pai Somos Um).


João 16:28 - Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.

Nasceu, cresceu, viveu e conviveu conforme a religião e as tradições dos filhos de Israel. Veio para uma missão de resgate, mas não apenas dos orgulhosos e soberbos "filhos de Abraão", mas de toda a humanidade.



Contudo, para que sua missão obtivesse êxito, Ele como Cordeiro de Deus, como o Cordeiro a ser sacrificado, Ele como holocausto, deveria ser imolado, deveria ser ferido, ter seu sangue derramado e ser morto, pois seria uma aliança de sangue. Então,

Atos 2:32 - Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.

Revivido, ressurreto, num corpo glorioso, tornaria-se, como ocorreu, o eterno sumo-sacerdote, intercessor entre Deus e os seres humanos, sendo Ele não somente sumo-sacerdote, mas o próprio Deus Todo Poderoso, onipotente, onisciente, onipresente, imutável, justo, eterno, amoroso...

A Palavra, em Hebreus,  nos faz uma narrativa a respeito desta aliança de sangue e sacrifício, sendo que este sacerdócio permanecerá pela eternidade.


De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.
E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
Hebreus 7:22-28

A Palavra, revitalizada nesta aliança do Cordeiro de Deus, possibilitou constituir um SUMO SACERDOTE perfeito para todo o sempre.

Este será nosso, de todo o pecador arrependido que a Ele se converte, mediador, o qual nos justificará diante do Pai.



Amém?

E, quando nos aprofundamos nas boas novas de Jesus de Nazaré, o qual é Cristo, Salvador, eterno mestre e Rei dos reis, aprendemos algo muito importante, pois muitos não sabem como se devem relacionar com Deus.

Existem homens que se julgam tão inferiores e tão imperfeitos, a ponto de crerem não serem dignos da atenção e do cuidado de Deus.
Existem homens que se julgam tão sábios e capazes, a ponto de crerem ser eles mesmos alguma espécie de deus. Endeusam a si mesmos.
E, existem aqueles que não acreditam na existência de um ser supremo, eterno, Criador. São tão cegos e surdos que não conseguem sentir nada além dos que lhes permite os sentidos físicos do corpo.
Existem, e são maioria, aqueles que acreditam bastar ter fé em Deus e viver sendo bom e honesto para alcançar o reino dos céus.

Porém, agora já não há mais ignorância de qual caminho tomar, que atitude ter, para alcançar a promessa de ressurreição e vida eterna, pois Jesus tudo nos deixou escrito, em detalhes.

E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;
Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; (João 5:22-26).

Assim, o Filho Unigênito nos serve de lição, nos serve de exemplo da forma como devemos nos relacionar com nosso Deus.





"Eu sou o CAMINHO, e a VERDADE, e a VIDA. E ninguém vem ao Pai senão por mim"!
Jesus Cristo tem em si todo o poder e domínio, Ele julgará as almas, no dia do Juízo Final. 
Nos ensina a Palavra, que Ele separará as ovelhas dos bodes. As ovelhas de Seu aprisco para a salvação eterna, os bodes para o lago de fogo e enxofre. Para a segunda morte, a morte espiritual.

Entretanto, Ele nos ensina que não veio ao mundo para anular a Lei nem os profetas, mas para fazer cumprir, e, enquanto aqui esteve como ser humano, antes de ressuscitar, foi em tudo obediente ao Pai Eterno.
Como Ele devemos ser.
Mesmo que pareça a nós, simples mortais limitados, que nosso Deus está nos afligindo, ou nos esquecendo, ou nos abandonando em meio às provações e às tempestades, não podemos ir contra seus desígnios.


Quando se aproximou a hora em que Jesus ia ser entregue para o suplício pelos seus algozes, a carne fraquejou, ele pediu que o Pai o livrasse daquele destino hediondo, 

Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.
E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.(Mateus 26:38,39).

Em seguida, de repente, eis que ali onde Ele estava surge Judas Iscariotes, seguido de um bando de inimigos, e, para cumprir a vontade do Pai que o enviou, se entregou a eles para cumprir a vontade de Deus, renunciando à sua.

Lucas 22:52 - E disse Jesus aos principais dos sacerdotes, e capitães do templo, e anciãos, que tinham ido contra ele: Saístes, como a um salteador, com espadas e varapaus?

Lucas 22:54 - Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.


Eis o exemplo a seguir, ser obediente, crendo que o Criador tem o melhor para nós, que Ele ama a todas as almas igualmente.
Devemos confiar que depois da tempestade virá a bonança.
Mas, que não estaremos sós na tempestade, pois nosso Deus não nos desampara nunca, aos seus anjos dá ordem que nos guarde em todos os caminhos.

Salmos 23:4 - Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.


Deus tem sempre o melhor para nós que O amamos e obedecemos.


Vamos adorar a Jesus Cristo, nosso Salvador.


 Hino 306 da harpa cristã
A Palavra de Deus é um tesouro

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




CONCLUINDO











João 16:31- Respondeu-lhes Jesus: Credes agora?


Portanto, Jesus nos ensinou que, por mais que o cálice a nós oferecido pelo Criador pareça doloroso, haverá uma recompensa, pois para tudo existe um propósito no tempo de Deus.

A dor, o sofrimento, as provações, as desilusões, as frustrações, as doenças, a morte... 
Tudo tem um sentido e uma motivação.
Estas coisas não vêm de Deus, são sim permissão de Deus, mas Ele não quer o mal nem a morte de nenhuma de suas criaturas.

Um dos motivos dos sofrimentos é que, quando nos sentimos totalmente incapazes de enfrentar a prova, nos voltamos para Deus, nos apegamos em Deus, aumentamos nossa fé em Deus! 
A dor nos une ao nosso Criador, nos ensina a confiar nele, nos prova que Ele nos ama, pois nos livra e nos cura.

Assim foi com Jó,

Jó 1:12 - E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.

Deus permitiu que o diabo colocasse a fé de Jó à prova.
Jó sofreu muito, mas ao fim da prova se sentiu grato a Deus, pois antes não tinha tido oportunidade de ter um particular com o Criador, 


Jó saiu fortalecido e muito mais poderoso na fé, com muito mais comunhão com o Todo Poderoso. Tanto que Deus ordena e Jó ora intercedendo em favor daqueles amigos que o admoestavam e o culpavam injustamente.

Jó 42:8 - Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.

Jó obteve de Deus a restituição em dobro de tudo quanto tinha,


E, teve jó novamente três filhas e sete filhos, e foi abençoado com vida longa junto aos seus entes queridos

E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração.
Então morreu Jó, velho e farto de dias.(Jó 42:16,17).


Jesus Cristo nos ensina que este mundo jaz no maligno, dominado por Satanás e suas hostes demoníacas.
E nos alerta para estarmos prontos a enfrentar as aflições que há de vir enquanto aqui estivermos,


O livro de Jó nos traz muito ensinamentos, mas o principal é confirmar que a certeza desta vida é a morte.
Que a vida corpórea é breve e curta.
Que não devemos ter apego a nada neste mundo, pois tudo aqui é passageiro.
Que devemos amar a Deus até mesmo acima do amor que temos por nossos filhos e filhas.
E,
Que tudo aquilo que temos nos foi dado por Deus. Ele dá, e Ele pode tirar quando quiser.

No entanto, em Jesus Cristo temos um justo Sumo Sacerdote, que nos guarda, que nos protege, que nos livra do mal.
Em Cristo temos paz.
Em Cristo temos vida, e vida em abundância e plenitude.

Amém?

Glórias ao nosso Deus.

Olhai, Vigiai e Orai. Jesus está voltando para o arrebatamento.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                 2022setembro, 13 












Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?