Esforça-te
Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. (Josué 1:6-8)
Amigos do blog, leitores em geral, saudações.
Louvemos ao nosso Redentor,
Sabe quando acreditamos ter encontrado alguém em quem podemos confiar totalmente, alguém muito especial, tanto para as pessoas quanto para o próprio Deus?
Sabe quando nós passamos a contar sempre com esta pessoa especial, esta pessoa divinamente dedicada em fazer o bem, pronta a ouvir-nos e a ajudar-nos?
Na verdade acabamos colocando toda nossa esperança e toda nossa veneração nesta pessoa, porque ela é muito especial, muito boa, sempre pronta a nos sustentar, mesmo nos momentos de aflição.
Isto é muito bom, não é?
Talvez pensemos que é, mas para Deus não é.
Deus não quer que fiquemos acomodados seguindo por toda a vida os passos de algum líder, por mais capacitado e ligado a Deus que ele seja.
Deus quer que cada um de nós nos esforcemos para alcançar nossos objetivos, e não que fiquemos vivendo como sombra de outro, ou outros.
A maior prova disto está registrada no Livro de Êxodo e depois em Josué.
Moisés, homem de Deus, teve um encontro com o Todo-Poderoso no deserto, ouviu o chamado e passou a obedecer ao Criador fielmente. Tornou-se o libertador do povo hebreu, enfrentando para isto o poderoso faraó opressor. Mediante sua voz o Egito sofreu com as dez pragas, até que seu povo foi liberado pelo faraó. Provou àquele povo hebreu que Deus era com ele e com quem o seguia, pois o Senhor lhe deu poderes e fez sinais fabulosos, como colocar trevas entre os exércitos de faraó e o povo fugitivo. Como ordenar que Moisés abrisse o mar vermelho possibilitando aos hebreus atravessarem-no pisando no leito seco, algo incrível. Depois, quando os exércitos e carros de guerra de faraó vieram em seu encalço o mar se fechou, destruindo e matando a todos.
No deserto o povo murmurou e Deus os fez andar pelo deserto por quarenta anos, durante os quais uma coluna de fogo os aquecia de noite e uma enorme nuvens ia adiante fazendo sombra nos dias quentes.
Muitas contendas aconteceram internamente por murmuração, idolatria, rebeldia e todo tipo de dissensões entre aqueles resgatados do Egito durante os quarenta anos que caminharam pelo deserto. E, Deus sempre demonstrando estar com Moisés. Desta forma, quem seguia Moisés estava todo o tempo sendo abençoado pelo Criador.
Quando finalmente avistaram a Terra Prometida e todos acreditavam que Moisés os guiaria seguros até a conquistarem e expulsarem de lá todos os cananeus, eis que Deus lhes tira o guia espiritual. Deus diz a Moisés, "Na Terra Prometida não entrarás. Aqui morrerás"!
Misericórdia!
Para aquele povo foi algo inesperado. Há quarenta anos eram liderados por Moisés, que falava com o próprio Deus!
Como prosseguir na jornada sem seu líder maior?
Eis o mistério de Deus!
Nosso Deus quer que cada uma de suas criaturas tenha real experiência com Ele, tanto na escravidão do mundo, quanto no enfrentamento a faraó (forças espirituais do mal), também durante a luta para escapar das garras das trevas opressoras. Ainda, devemos andar com ele nos desertos, até termos a plena convicção de que Ele nos sustenta e nos dá livramento. Então, mais maduros na fé em Cristo, alcançaremos o galardão almejado, ou seja, a ressurreição e salvação eterna!
E, finalmente, que estejamos prontos a ir morar com o próprio Deus, na Jerusalém Celestial.
Glórias a Deus! Glórias e Glórias!
Josué 1:9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
Eis a ordem que o nosso Deus nos legou,
Esforça-te!
Tenha Bom Ânimo!
Não Temas!
Não te espantes!
Eu, Teu Deus sou Contigo!
Onde fores, contigo Estarei!
Portanto, a ordem de nosso Criador é para que não nos deixemos ficar parados diante das dificuldades e desafios deste mundo.
Temos que enfrentar, temos que carregar em nosso coração a fé em Cristo, sabendo que nosso Deus é conosco, e nos esforçarmos, enfrentar corajosamente e ousadamente os gigantes que se levantarem, ultrapassar as muralhas que surgirem, ordenar a abertura dos mares que nos estiverem adiante nos impedindo de avançar!
Levando conosco a certeza que para nosso Deus não há impossível.
Vivemos no tempo da Graça de Jesus Cristo, o qual se sacrificou na cruz do calvário para nos dar o perdão e para nos reconciliar com nosso Criador.
Não estamos mais sob a Lei de Moisés, não somos do judaísmo, somos cristãos, no entanto, a Palavra de Deus é eterna e imutável, não nos esqueçamos disto.
O esforçai-vos continua a valer, pois Jesus nos diz,
Nosso Redentor esclarece, para que não sejamos confundidos, que a Lei e os profetas duraram, tiveram validade, até quando João Batista veio anunciando o reino de Deus.
E, reitera,
"E todo homem emprega força (se esforça) para entrar nele".
Contudo, quando conhecemos a Verdade que nos Libertará, aprendemos, de Jesus, que a ressurreição e salvação eterna não se alcança por méritos próprios, mas somente pelo dom de Deus, em Cristo Salvador.
Portanto, este esforço para alcançar e penetrar no Reino de Deus, depende de conversão a Cristo e de crescimento espiritual.
Como está em João 3:5
João 3:5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
Este ensinamento de nosso eterno mestre nos leva a entender que precisamos ser batizados na água e também no Espírito Santo, ou não poderemos entra no reino de Deus, tão almejado.
Amém?
Meditando no poder de Deus em realizar o impossível, temos este versículo de Lucas, o qual nos afirma que para nosso Deus (PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO), nada é impossível.
Reconhecer que o mover do sobrenatural de Deus depende, prioritariamente, da fé de cada um de nós.
Lembrando que nosso eterno mestre disse,
É vergonhoso para nós cristãos esta constatação de Cristo. Nossa fé, que muitas vezes cremos ser imensa, é bem pequena, menor que um pequenino grão de mostarda.
Pois, nos ensina o Senhor, que a fé vem pelo ouvir, e pelo ouvir a Palavra de Deus!
Não é muito difícil confirmar esta situação.
A fé verdadeira depende de crermos totalmente na Palavra de Deus, nas Sagradas Escrituras, e, principalmente, no Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Não se pode fatiar a Bíblia e dizer, "Nessa parte eu acredito, mas essa outra é só alegoria, não é bem assim", ou
"Está escrito desse jeito, mas deve ser erro de tradução, eu acho que é desse outro jeito"...
Ou se tem fé na Palavra, ou não se tem fé.
Assim, temos aí um paradigma, é preciso ter fé para ter experiência com nosso Deus.
Entretanto, o que fortalece nossa fé é a experiência com o Criador.
Nós seres humanos temos o defeito de sermos teimosos, incrédulos, supersticiosos, superficialistas, soberbos e autossuficientes.
E, principalmente vaidosos!!
Mas, o que precisamos, para alcançar o mover de Deus, é de humildade, fé e amor!
Se nos colocarmos sob o comando de Jesus Cristo, obedecendo ao que Ele nos ensina no Evangelho, estaremos trilhando o caminho estreito que nos levará à porta estreita, a qual nos dará acesso ao Reino de Deus.
Eis a exortação de nosso Redentor,
Jesus nos ensina a nos ligarmos nas coisas do alto, a não nos deixarmos enganar amando e correndo atrás das coisas do mundo, mas nos esforçarmos em conhecer os mistérios do Criador.
Buscar o reino de Deus, e Sua Justiça implica em ler a Bíblia Sagrada, em ouvir a Palavra de Cristo, em frequentar uma igreja cheia da unção do Espírito Santo, em nos revestirmos de toda a armadura de Deus, de viver nos fortalecendo no poder de nosso Salvador pela constante oração e intercessão...
Então, amparados pelo Consolador, mediante este esforço, sermos agraciados com os dons do Espírito, a começar pela FÉ, a qual é um dom espiritual que vem de nosso Deus!
E, uma vez ungidos pelo Consolador, sermos nova criatura, seremos mais que uma mera criatura de Deus, mais que um filho de Deus na fé, nos tornaremos Missionários fiéis e semeadores da Palavra e do amor de Jesus Cristo!
Aleluia!
Glórias a Deus!
CONCLUINDO
Paz de Cristo a todos.
Comments
Post a Comment