VÍCIOS NORMAIS... NORMAIS? HIPOCRISIA!

 


1 Coríntios 10:23 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.


Amados por Deus,


Ser cristão significa ser um discípulo, missionário e servo de Cristo, portanto, temos um líder, um eterno mestre para amar e adorar. 
Temos uma cruz para levar e os passos de Jesus para seguir.
O cristão não deve viver como 'todo mundo', mas deve viver refletindo a glória de Cristo e Sua luz.

Entre as coisas execráveis que o cristão deve evitar praticar, a hipocrisia tem peso considerável.

Vejamos, o hipócrita é aquele que fala uma coisa, pensa outra e muitas vezes faz outra diferente do que falou e do que pensou.


Adore, exalte ao nosso Salvador.

Somos muito pequenos, Deus meu, grandioso é Tu!


João Batista repreendeu com rigor os fariseus às margens do rio Jordão, e posteriormente, Jesus Cristo condenou veementemente os fariseus por causa de sua hipocrisia.

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; (Mateus 3:7,8).

Então, logo em seguida, o próprio Messias esbraveja contra os fariseus e contra os escribas, por serem hipócritas.




Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,
E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas.
Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.
Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.
Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?(Mateus 23:29-33).







Jesus, condenando a hipocrisia dos escribas e fariseus lança no ar esta pergunta, que não foi respondida,


...como escapareis da condenação do inferno?

Eis uma pergunta para se fazer a todo hipócrita, a todo aquele que usa o nome de nosso Salvador com falsidade, para todos os que tomam o nome de Deus em vão ou para se enriquecerem enganando aos seus semelhantes.

Jesus tem esta visão de quem pratica a hipocrisia, são como túmulos caiados, belos por fora, mas podres e imundos por dentro.

Não seja hipócrita! 
Não use de mentira e engano na sua vida.

Verdade é verdade. Mentira é mentira. Meias verdades são hipocrisias.
Cuidado com as meias verdades.





Muitos vivem a hipocrisia no seu dia a dia e acha isto normal, usar de mentiras, usar de falsos testemunhos, omitir a verdade em favor de suas conveniências, agir com leviandade ou com fingimento...

E dentro das igrejas cristãs, não é comum sentirmos a presença da hipocrisia entre os congregantes ou mesmo dos dirigentes?

Não é uma grande hipocrisia afirmar que Jesus Cristo ordenou dar o dízimo de dez por cento de tudo o que o cristão arrecada, para que seja abençoado?

Esta e outras maneiras dissimuladas de agir não poderiam ser tachadas como santas hipocrisias? Vejam uma copilação de parte de um artigo sobre este tema:





O hipócrita sabe que está errado, mas justifica a si mesmo e tenta levar outros a seguirem-no no mesmo erro.

Desobedecem afirmando que não estão desobedecendo, pecam afirmando que não estão em pecado...

Qual seria uma desobediência maior diante de nosso Deus:
1 - O cristão tomar uma taça de vinho, vez ou outra, sem se embriagar, sem causar escândalo e sem melindrar ninguém. Ou,
2 - O cristão ser viciado numa bebida não alcoólica, mas que não consegue viver sem ela, tipo o conhecido refrigerante viciante chamado de COCA COLA?
3 - O cristão que não tem vícios de álcool nem dependência de alguma bebida não alcoólica viciante, mas que é viciado em televisão, em novelas e em programas de Reality Show, tipo BBB?

Façam suas análises, raciocinem qual destas ações causará mais desagrado em nosso Jesus Cristo eterno mestre e Salvador.

Não nos esqueçamos do que nos diz o apóstolo Paulo, por inspiração do Espírito Santo, "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas edificam... não me deixarei dominar por nenhuma"! "Nem todas me convém".

Baseando-nos nestes versos é que devemos analisar o que acima foi exposto.
Amém?

Não adianta esconder do irmão na fé, Deus está vendo. 

Não devemos agir com hipocrisia, Deus tudo vê.

Muitos são os cristãos, inclusive pastores e diáconos, também evangelistas e presbíteros, que batem no peito e afirmam sobre o púlpito: "Não tomo nenhuma bebida alcoólica"!
Isto é verdade, mas é viciado numa coca cola, não vive sem tal bebida que é bastante prejudicial à saúde, e ainda leva seus familiares a fazerem o mesmo, pois normalmente os filhos seguem o exemplo dos pais.

Outros, mal colocam os pés dentro de casa ligam a televisão e não perdem um capítulo das hediondas novelas que são exibidas em diversos horários. Dia após dia estão ali, firmes diante da telinha amaldiçoada. Alimentando seu espírito com todo tipo de besteirol e coisas repulsivas que se exibe ali.
Tem ainda, misericórdia, os que não perdem um programa do tal de big brother Brasil, uma das criações mais repulsivas da tv.
Deus está vendo!

E criticam algum irmão na fé, ou algum padre católico por tomarem uma taça de vinho nas refeições, como fazia Jesus Cristo e os apóstolos.

Não é hipocrisia?

Ou será que Jesus partiu o pão, o deu aos seus discípulos e depois tomou a coca cola e deu a eles e disse que era para fazer isso em memória d'Ele?

Estou incentivando os irmãos na fé a se tornarem consumidores de bebidas alcoólicas, de vinho?
Não, de forma alguma.
Apenas digo que não devemos ser hipócritas, não devemos julgar e condenar aos irmãos na fé, nos colocando como 'mais santos' que eles.
Todos nós somos falhos, fracos e pecadores. Todos somos dependentes da misericórdia e da justificação, do perdão de Cristo, nosso redentor e salvador.

Amém?

A Hipocrisia leva muitas vezes o cristão a imitar o diabo, pois para esconder sua falha ou vício, aponta para o irmão na fé, acusando-o a fim de desviar a atenção sobre seus defeitos de caráter.

Cristão não deve ser acusador, o diabo, este sim, é o vil acusador.


CONCLUINDO



Assim Deus vê aos hipócritas, conforme nos diz Jesus em Mateus 23:28
"Exteriormente pareceis justos... Aos homens. Mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade"!

Jesus deixa bem claro que o hipócrita em seu exterior parece um justo, para os homens, pois a Ele ninguém engana. Ele sonda os corações.

E, interiormente só se acha no hipócrita a hipocrisia, claro, e a iniquidade.

E...
O que nos diz o Senhor sobre os iníquos, quando nos exorta dizendo que "Nem todos os que dizem Senhor Senhor...

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
(Mateus 7:22,23).

 
"Nunca vos conheci, hipócritas iníquos! Apartai-vos de mim! Vós que praticais a iniquidade"!

Misericórdia.


Por outro lado, Jesus Cristo nos ensina o valor do arrependimento e de se humilhar e pedir perdão, tanto ao próximo quanto a Deus.

Abandone a mentira, abandone o vício, pratique o amor a Deus e ao próximo.
Quem imita Cristo jamais agirá com hipocrisia ou com iniquidade.

Fortalecei-vos no poder de Deus, através da oração e da interseção.

Amém?

Olhai, vigiai e Orai! Jesus breve vem.


Missionário Virtual Geraldo de Deus             202julho, 06


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?