JESUS NOS RESGATOU NA CRUZ

 


Romanos 6:2 - De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?

Amados em Cristo,


IMPERIALISMO ROMANO

Nos diz a história da humanidade que o Império Romano soçobrou, se acabou, perdeu sua hegemonia.

Tal afirmação é falsa.

Aquele povo prepotente, adorador de muitos deuses pagãos dos mais diversos povos que conquistou, pela estratégia de adotar o 'cristianismo' como religião oficial, mas desvirtuando-o, tirando Jesus Cristo do trono de cabeça da igreja e colocando ali um homem mortal e pecador.

Ou seja, apossaram da Igreja Cristã dos apóstolos e usaram-na como poder dominante sobre o mundo, por séculos e séculos.

Através da Igreja Católica Apostólica Romana, Roma continuou a dominar o mundo, e manteve a idolatria como religião oficial do mundo ocidental. Tal dominação continua até nossos dias.


PAULO, APÓSTOLO DOS GENTIOS

Quando Paulo escreve sua epístola aos Romanos, ele nos deixa impactados com a clareza de raciocínio sobre as questões que aborda.

Racionalizar a vida cotidiana neste mundo e a ação do pecado sobre todos nós não é tarefa fácil, no entanto, ele nos dá esclarecimentos preciosos.

Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. (Romanos 5:20,21).

Racionalizar as coisas de Deus, entender os propósitos de Deus, é algo bem difícil, ainda mais quando se trata da Lei de Moisés e da Graça de Cristo.

Todavia, Paulo nos dá ensinamentos preciosos, realmente.

Como o apóstolo dos gentios explicou em diversas oportunidades a Lei que YHWH deu a Moisés, o pentateuco e as demais ordenanças fez aumentar o pecado. 

A Lei colocou o povo escolhido como que refém dos próprios maus hábitos, que herdaram do tempo em que viveram na idolatria no Egito, imitando e praticando tudo o que aquele povo herege fazia.

O povo escolhido viveu por séculos sob o tacão de faraós egípcios e imitavam os costumes daquele povo, inclusive na religiosidade de adoração a ídolos mortos e demoníacos. 

Ao estabelecer Seus mandamentos, YHWH lhes colocou diante do pecado. O que faziam antes como coisas naturais, a partir dali se tornara em pecado abominável aos olhos de Deus.

Portanto, abundou o pecado sobre aquela geração, a qual morreu no deserto, exceto Josué e Caleb. 

Então, Paulo nos leva a entender que a Lei de Deus se tornou motivo de pecado para aquele povo rebelde e de dura cerviz, inclusive para sua descendência que sempre teimou em desobedecer à vontade do Criador.

E, como nos diz Jesus, "O salário do pecado é a morte". 



"MAS O DOM GRATUITO DE DEUS É A VIDA ETERNA, POR CRISTO JESUS NOSSO SENHOR"! 

Eis a confirmação da promessa da Ressurreição e Vida Eterna, que somente podemos alcançar pela fé em Cristo. Pela conversão, batismo e revestimento do Espírito Santo. Pois temos que renascer na fé em Cristo, pelo batismo nas águas e no Espírito Santo. E, ainda, perseverar até o fim sem negar nosso Salvador.

Amém?


Porém, Jesus Cristo veio trazer a GRAÇA. A graça da vida eterna pela fé, e não pelas obras. A justificação pela fé e não por holocaustos e oferendas de criaturas inocentes e puras.

Aleluia


ADORE CRISTO COM ALEGRIA



A JUSTIFICAÇÃO POR CRISTO

Existe grande controvérsia, mesmo entre as correntes teológicas, sobre a condição do pecador e a justificação por Cristo, pela fé.

Mas, porque existe polêmica, se Paulo já nos ensinou aquilo que o Consolador colocou em seu coração? Porque o ser humano é controverso. É teimoso e murmurador.

No momento em que o Espírito Santo usa um apóstolo para nos ensinar algo, se nós questionamos este ensinamento, estamos questionando ao próprio Deus Criador.

Estamos questionando ao PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, no nome de JESUS.

E, saibam,

tudo se pode questionar. Tudo se pode, num momento de fraqueza, blasfemar, menos o Espírito Santo.



Então, porque teimam em tentar nosso Deus?

Paulo nos ensina, "Nenhuma condenação há, para quem está em Cristo Jesus",


 Deus é fiel. 
A palavra é bem clara, basta ler e gravar o que está escrito, vejam,

Romanos 8:1 - Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Romanos 8:1 - Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

Atentemos para o que está escrito, "Nenhuma condenação há, PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS. Que não andam segundo a carne, mas segundo o ESPÍRITO.

Esta é a questão, se a pessoa FINGE aceitar Jesus, FINGE ser discípulo de Cristo, mas continua a viver na carne, viver para o mundo e não para Deus, então ela continua na carne. Continua sujeita à lei dos mandamentos, porque não alcançará a JUSTIFICAÇÃO por nosso Salvador, já que não se converteu a CRISTO de corpo, alma e coração. 

Romanos 8:3 - Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
Romanos 8:4 - Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Romanos 8:5 - Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Romanos 8:6 - Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

Então, Paulo nos ensina que devemos viver para o ESPÍRITO SANTO, ou seja, para nosso Deus PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, EM CRISTO JESUS.
Porque quem vive entregue às paixões da carne se distancia de Deus, não permanece na presença do Espírito Santo. Assim, não está vivendo sob o jugo suave de Cristo, mas sob o jugo brutal do mundo e do diabo, portanto não terá a justificação de nosso senhor Jesus no dia do juízo final.

Misericórdia.

Romanos 8:7 - Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
Romanos 8:8 - Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Romanos 8:9 - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Está claro na Palavra que o amor às coisas do mundo nos afasta do amor de nosso Deus.
Quem não tem em si o Espírito Santo não tem a presença de Deus. Não é de Cristo.

Amém?

Quanto aos cristãos que se convertem a Cristo, se batizam nas águas e depois são batizados no Espírito Santo, a estes cabe imitar Cristo na maneira de viver, ou seja, praticar o amor de Cristo.
Ser observador e obediente à Palavra de Deus, amar a Deus acima de tudo, amar ao próximo suportando até aos que os perseguem.
Viver buscando estar em paz com todos, não julgar mas perdoar sempre, não ser murmurador mas sim humilde e manso.
E, estar todo o tempo em comunhão com o Espírito Santo, em oração constante, na mente e, quando abrir a boca, que seja para abençoar e não para maldizer.
Amém?

Então, Paulo nos afirma que nenhuma condenação há para que está em Cristo Jesus, em quem anda em ESPÍRITO e não na carne, conforme Romanos 8:1, e nos coloca a situação que tanta polêmica tem desenvolvido:


Romanos 6:1 - Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
Romanos 6:2 - De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?

E continua a exortação, onde nos fala sobre o pecado, sobre viver praticando pecados, quando se é batizado nas águas e no Espírito,




Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
Porque aquele que está morto está justificado do pecado.(Romanos 6:3-7).

Eis a revelação que Paulo nos traz,

Quando somos batizados em Cristo, morremos com Ele para o pecado, e com Ele seremos ressuscitados por Deus, em novidade de vida.

Nos diz Paulo,

"Sabendo que o nosso homem velho foi com Ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado".

E completa,

"Porque aquele que está morto etá justificado do pecado".

Como assim?

Isaías 53:5,6 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Isaías 53:5,6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.


Porque Jesus levou sobre si todas as nossa iniquidades!

Quem morre em pecado, sem estar convertido a Cristo, se afogará no pecado, mas quem morre em Cristo, pelo batismo, este renascerá, ressuscitará com Cristo.

Amém?

ADORE, EXALTE AO SENHOR



Então voltamos à condição que está clara em Apocalípse de João, 

pois quando aceitamos Jesus e nos batizamos nas águas e depois somos batizados no Espírito Santo, temos nosso nome escrito no Livro da Vida do Cordeiro.



E, em apocalipse 20 está bem claro, que no dia do Juízo Final, todos aqueles cujos nomes não estão constando no Livro da Vida do Cordeiro, serão atirados no lago de fogo e enxofre, onde encontrarão a segunda morte, a morte espiritual.


CONCLUINDO

Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. (Romanos 6:8-10).

Então, Paulo conclui o raciocínio, deixando bem claras suas convicções, que com certeza foram inspiradas pelo Consolador,

Se, no batismo fomos mortos com Cristo, tendo Ele ressuscitado da morte, com Ele todos nós que O aceitamos como nosso único e suficiente Salvador ressuscitaremos também para a Vida Eterna.

Aleluia! Glórias a Deus!

E, que fique bem claro, não estamos sujeitos à morte pela Lei, mas seremos condenados se negarmos nosso Jesus Cristo, ou se blasfemarmos contra o Espírito Santo.

Há, ainda, algumas situações que nos podem apartar de Cristo, no entanto, quando erramos, por fraqueza ou falha, e nos arrependemos verdadeiramente e pedimos perdão ao nosso Salvador, Ele nos perdoa e nos Justifica.

Amém?

Portanto, para se alcançar a vida eterna em Cristo, basta O aceitarmos como nosso único e suficiente Salvador, nos batizarmos nas águas, vivermos sob o  Seu jugo suave obedecendo ao que está firmado no evangelho, sermos batizados no Espírito Santo, e persistir em tomar nossa cruz e trilhar o caminho estreito, sem hesitar. E, Nunca negarmos ao nosso Salvador.

Atentem para o que é 'trilhar o caminho estreito'. É imitar Cristo, é viver em amor, é ser missionário de Cristo em todos os lugares e em todos os momentos, é perdoar setenta vezes sete aos inimigos e ofensores, é viver em oração e comunhão com o Espírito Santo. É se apartar das coisas do mundo e se aproximar das coisas lá do alto. É não ser idólatra nunca colocando nada nem ninguém entre nós e nosso Deus...

Amém?

Errou, pecou? Se arrependa e peça perdão a Cristo. Ele pode nos perdoar e nos justificar.


Olhai, Vigiai e Orai. Jesus breve voltará.


Missionário Virtual Geraldo de Deus               2021junho, 26



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?