A Mulher de Ló

 


Gênesis 19:24 - Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra;
Gênesis 19:25 - E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.


A todos os leitores, a paz de Cristo.

Não se deve olhar para trás quando deixamos a perdição e as trevas guiados pelo nosso Deus, em Cristo Jesus. Quando aceitamos Jesus como nosso Salvador devemos seguir seus passos, devemos tomar nossa cruz e perseverar em seguir as pegadas de nosso YESHUA.  O diabo vai, muitas vezes, apontar para trás, tentando nos acusar das abominações pelas quais passamos, mas das quais fomos libertos por Cristo. O cristão, cheio do Espírito Santo, segue em frente e deixa o passado no esquecimento.

Temos um fato registrado na Bíblia que nos serve de exemplo vívido. 

As sagradas escrituras, no Antigo Testamento, em Gênesis, nos relatam um acontecimento inigualável, a destruição de algumas cidades, principalmente de Sodoma e Gomorra. E, tal destruição veio diretamente do alto, quando YHWH fez chover enxofre e fogo sobre uma certa região. 

Assim, Deus destruiu todos os habitantes daquele lugar de perversão, e "tudo o que nascia", ou seja, toda vegetação e todos os animais, foi uma aniquilação total. 

O relato nos mostra que havia grande perversão nos habitantes daquele território. Em Sodoma morava o sobrinho de Abraão, Ló (Lot) e sua família. Então, Deus se lembrou dele e mandou dois anjos para preveni-lo do perigo e para o retirar daquele lugar amaldiçoado desde os altos céus.


Deus se lembrou de Ló, sobrinho de Abraão que o acompanhou para buscar o melhor do Criador. E, Deus mandou dois anjos na aparência de homens para salvar Ló. Deus se lembrou dele, porque fazia parte da casa de Abrão, mesmo estando um tanto distanciado do tio.



Surpreendente é lermos no capítulo anterior que Deus se apresentou a Abraão, que morava a alguma distância de Sodoma e também de Gomorra. Deus falou a Abrão que iria destruir aquelas cidades e outras em seus arredores, por causa da iniquidade que ali se praticava. Abraão contendeu com o Senhor, pedindo que Ele não matasse os justos quando destruísse os iníquos. 
Deus lhe prometeu que se encontrasse naquelas cidades pelo menos dez justos, não as destruiria.
E, ainda mais surpreendente é Abraão não ter intercedido junto ao Senhor em favor da salvação de seu sobrinho Ló, na iminência da destruição da cidade onde habitava.
Será que Abraão não se preocupou em socorrer seu sobrinho?

Na verdade, Abraão tinha tanta confiança em YHWH que sabia da fidelidade e da proteção que o Senhor dá a quem O ama. Ele tinha a convicção que jamais o Senhor iria permitir que Ló fosse ferido. 


E, realmente, Deus mandou dois anjos para o resgatar. A ele e aos seus familiares.  Nos relata a Palavra que a depravação moral era algo normal entre os moradores de Sodoma, pois grande multidão de homens sodomitas cercaram a casa de Ló com más intenções contra os visitantes estranhos,

E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros.
E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos.(Gênesis 19:4,5).

Entretanto, a reação de Ló nos mostra que estavam com más intenções, na verdade, tomados de insana lascívia, pelo que Ló lhes ofereceu suas filhas para que não usassem os visitantes para seus intentos pecaminosos.

Então saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si,
E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal;
Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.
Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Como estrangeiro este indivíduo veio aqui habitar, e quereria ser juiz em tudo? Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, sobre Ló, e aproximaram-se para arrombar a porta.(Gênesis 19:6-9).

Quando Ló reagiu contra suas más intenções eles se lembraram que ele era estrangeiro e não sodomita, resolvendo castigá-lo juntamente com os visitantes. Mas, não sabiam que naquela casa estava a presença de Deus, na forma de dois homens, na realidade dois anjos do Criador. Estes cegaram os homens sodomitas que não enxergavam sequer a porta da casa de Ló.
Poderiam ter exterminado com a vida dos sodomitas, no entanto não o fizeram, guardaram-nos para sofrer a punição que o Criador enviaria, na forma de chuva de fogo e enxofre.


A misericórdia de Deus se estenderia a toda a casa de Ló, bastava que fossem obedientes à ordem daqueles emissários do Criador.
Mas, como fazem todos os incrédulos, muitos da casa de Ló recusaram a oportunidade de salvação oferecida por YHWH, e ainda escarneceram de Ló.


Deus é bom, mas Sua Justiça é imutável.
Deus é misericordioso, mas tem um limite onde a misericórdia se torna em ira e furor.
Não ouse zombar do Onipotente, pois não há como se escapar da ira do Criador.

Deus é amor, mas é também fogo consumidor.
Misericórdia.

Porém, o tempo passa, o que era noite se fez madrugada, e a hora da destruição estava chegando.



Nos versos acima, que nos relatam como os anjos tiveram que, praticamente, arrastar Ló, a esposa e as duas filhas para fora de Gomorra.
Os dois anjos, na forma de homens, apressavam Ló, mas ele se demorava para resolver partir de Gomorra. 
Então, nos diz a Palavra que, por mais misericórdia de Deus, os anjos pegaram nas mãos de Ló e das três mulheres, e "os colocaram fora da cidade".

Notamos aqui que Ló resistia em sair de Gomorra, e foi levado dali pelos anjos, por pura misericórdia de Deus, por amor a Abraão.
Quando os anjos ordenaram que buscassem um monte para se abrigarem da destruição iminente, Ló ficou contendendo com eles, preferiu ir para uma cidade chamada Zoar (pequena). Uma vez mais encontrou a misericórdia de Deus e lhe foi autorizado se abrigar ali, tendo prometido os anjos que mesmo estando aquela cidade na campina que seria devastada a fogo, Zoar não seria destruída.

E, o que era madrugada se tornou em alvorecer, tendo o sol já brilhado no horizonte quando Ló pisou em Zoar, e foi quando começou a chover fogo e enxofre dos céus sobre todas as cidades da campina, sendo os alvos principais as cidades de Sodoma e a de Gomorra.
Tendo Ló achado graça e misericórdia em Deus, apenas uma ordem foi dada pelos anjos, tanto para ele quanto para sua família: "Escapa-te por tua vida",e 
"Não olhem para trás"!


O desfecho é descrito no versículo 24, de forma sucinta mas bem clara,
"Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra"!

Que coisa terrível, uma chuva de fogo devastando tudo o que existia sobre o solo, fogo e enxofre, vindo diretamente do firmamento.
Misericórdia.




Apesar de toda a misericórdia de YHWH, uma tragédia aconteceu, a mulher de Ló desobedeceu a ordem dos anjos e olhou para trás, ficando petrificada, ou, como consta na Palavra, "E ficou convertida numa estátua de sal".

Foi o preço da desobediência.
Ela tornou-se exemplo da consequência em se desobedecer a uma ordem direta de Deus.

Adore Jesus, declare seu amor ao Messias.


Hino 291 da Harpa Cristã

 Rude Cruz
Rude cruz se erigiu
Dela o dia fugiu
Como emblema de vergonha e dor
Mas contemplo essa cruz
Porque nela Jesus
Deu a vida por mim, pecador
Sim, eu amo a mensagem da cruz
Té morrer eu a vou proclamar
Levarei eu também minha cruz
Té por uma coroa trocar
Nessa cruz padeceu
E por mim já morreu
Meu Jesus, para dar-me perdão
Eu me alegro, eu me alegro na cruz
Dela vem graça e luz
Para minha santificação
Sim, eu amo a mensagem...
Té morrer eu a vou proclamar
Levarei, levarei eu também minha cruz
Té por uma coroa trocar
Eu aqui com Jesus
A vergonha da cruz
Quero sempre levar e sofrer
Cristo vem, Cristo vem me buscar
E com Ele no lar
Uma parte da glória hei de ter
Sim, eu amo a mensagem da cruz
Té morrer eu a vou proclamar
Levarei eu também minha cruz
Té por uma coroa...
Sim, eu amo a mensagem...
Té morrer eu a vou...
Levarei eu também minha cruz
Té por uma coroa trocar
Té por uma coroa trocar
Té por uma coroa trocar


A pergunta é: 
Por que ela olhou para trás?

Ninguém sabe ao certo, no entanto inferimos que ela amava aquele lugar e aquele modo de vida, ela amava algo que Deus condenara como abominação.
Instintivamente ela olhou com pesar para a cidade que ela levava no coração.

Que nos sirva de lição.
Não devemos amar nem desejar algo que para Deus é abominação. 
Não devemos nos apegar ao mundo contrariando a ordem de Deus que nos diz textualmente, por Cristo, "Quem ama as coisas do mundo não tem o amor de Deus"!
O preço da desobediência aos mandamentos de Deus é a morte.

Amém?

Abraão foi até as proximidades de Sodoma, para conferir a destruição, e nos relata a Palavra o que ele viu: Fumaça como de uma fornalha.



A devastação foi total, nada restou na campina, exceto Zoar, e onde um dia houvera diversas cidades, dentre as quais Sodoma e Gomorra, só havia fumaça subindo do solo, como de uma fornalha.

Misericórdia.

CONCLUINDO






Assim está traduzido na versão 'King James Atualizada' o diálogo dos homens de Sodoma sobre os visitantes da casa de Ló.

Estavam cheios de lascívia, de luxúria homossexual.
E, mesmo que o mundo esteja de acordo com tal comportamento, para Deus isto é abominação.
Não adianta querer justificar o injustificável, Deus tem Sua Justiça Imutável, a humanidade está se pervertendo, e vai ter que pagar o preço, mais cedo ou mais tarde.
Como nos ensina Paulo, 

1 Coríntios 10:23 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.

Não é porque a lei dos homens permitem certas práticas e comportamentos que nós cristãos os adotaremos ou com eles concordaremos. Para nosso Deus é "sim sim", "não não", não tem "talvez" nem "se".
Tudo que para o mundo é legal (dentro da lei), se contrariar os mandamentos e estatutos de Deus, é maldição.
Aquilo que não é edificante não nos convém.
Amém?

A MULHER DE LÓ
Quanto à mulher de Ló, ela nos comprova que devemos tomar nossa cruz e seguir Jesus, sem murmurar nem olhar para trás. Uma vez tendo aceitado Jesus como nosso único e suficiente Salvador, os pecados devem ficar no passado, esquecidos, pois o fogo consumidor de Deus os destruirá. 
Tem pecados que ficam agarrados na alma e no coração das pessoas, somente com fé em Cristo e perseverança em orações eles podem cair no esquecimento, só Jesus pode nos libertar deles. 
Quando estamos sendo guiados pelo Espírito Santo nenhuma culpa ou remorso, muito menos algum ódio ou rancor deve nos fazer olhar para trás. Tudo o que vivemos no tempo de Sodoma, (quando estávamos no mundo sem conhecer Jesus Cristo), deve ficar em Sodoma, devemos ir em frente, persistindo em conhecer e amar cada dia mais a Jesus de Nazaré, ao nosso Messias, nosso Redentor amado, sem dar lugar para aquilo que ficou para trás.
Amém?




Jesus Cristo, pela sua morte de cruz e pela sua ressurreição, é nosso mediador, nosso eterno Sumo Sacerdote, tem em Si todo o poder, é Senhor do Inferno e da Morte. 
A salvação da alma vem pela fé em Cristo, pela consagração em Cristo. Não por obras. É dom de Deus!

Aleluia!

Para finalizar, devemos, como Abraão, ter confiança em nosso Deus. Como nos ensina Davi, Ele dará ordem aos seus anjos para guardar a todos que O amam.
Nosso Deus é PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, em Cristo Jesus, nossa Fortaleza e Salvação.

Não olhe para trás, olhe apenas para Jesus Cristo.

Paz e Virtude a todos.

Olhai, Vigiai e Orai, quando menos se esperar Jesus voltará.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                        2021junho,06

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?