Síndrome de Jonas







Apocalipse 12:7 - E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

Apocalipse 12:8 - Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

Apocalipse 12:9 -  E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.




Amados em Cristo,

Não pense que estamos sendo repetitivos, apenas estamos dando sequência a uma linha de raciocínio desenvolvida na penúltima  postagem  (O maior no reino dos céus, de 12-03-2018).

O Senhor vem nos alertar para a humildade. Muito nos tem falado sobre humildade. Humildade é um estado de espírito do ser humano, não uma emoção fingida nem uma máscara que se coloca para mostrar ao mundo, pois a humildade tem a ver com o relacionamento do homem diante de Deus, que perscruta os corações e a alma.

A humildade deve ser uma qualidade inalterável no caráter do cristão fiel a Cristo, e que se faz templo vivo do Espírito Santo.

Aqueles que se acham muito humildes, mas que murmuram são como um ribeiro que fica seco sempre que chega a estiagem.  No tempo em que deveria ter água no ribeiro para matar a sede dos viajantes ele seca, não se presta para a finalidade de socorrer aos que o buscam sedentos.

Quantos e quantos cristãos se mostram como ribeiro seco na estiagem?

Quantos não se prestam a matar a “sede de Deus”, que domina aqueles que chegam até eles em busca de uma palavra de renovo, de uma oração, de um ombro forte onde se apoiar?

Temos que entender da guerra que se trava todo o tempo na vida do cristão que trabalha em favor da igreja de Cristo e da obra do reino de Deus neste mundo. A guerra é constante e sem trégua contra o pecado, contra a carne, contra o diabo, contra a inveja, contra a difamação, contra as acusações, contra as prisões mentais, e principalmente contra o “eu” próprio e individual.
A luta é também contra o diabo e suas hostes vis e acusadoras.

Ser cristão fiel a Jesus é estar pronto para revidar a qualquer ataque contrário, sempre no nome de Cristo: Estar em sintonia com o trono da glória, estar resguardado pelos anjos do Senhor, estar consagrado em oração, estar com o escudo da fé sempre erguido, estar com a espada na mente e na língua.

Jesus foi tentado pelo diabo logo depois de ser batizado e de ter ficado quarenta dias jejuando no deserto. Quando teve fome logo se apresentou o diabo e quis desviar nosso eterno mestre de seu ministério que deveria desenvolver neste mundo.

Mateus 4:7 - Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.


Como o Senhor venceu o diabo? Com o escudo da fé erguido e com a espada (que é a Palavra de Deus) na língua afiada.

O diabo fazia a proposta indecorosa a Jesus e ele o espetava com a espada da Palavra.

Aleluia.

E assim foi, até que com golpes repetidos da espada da Palavra o expulsou de sua presença.

E nos diz o texto sagrado que vieram anjos e o serviram.

Glórias a Deus por tudo isso.


Mateus 9:36 - E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.


Quando alguém está sedento ou faminto é o momento propício para o diabo usar de laços e armadilhas que o levam a pecar e o adorar, se afastando da presença do Criador.

Por isso o cristão não deve nunca virar as costas a alguém que lhe pede ajuda, auxílio, ou até mesmo esmola, ainda que esta pessoa esteja embriagada ou maltrapilha, ou mal 
cheirosa... Jesus nunca discriminou ninguém pelo seu estado exterior, pela sua aparência de pobreza ou desleixo, a todos Ele ouvia e aconselhava, curava, libertava, dava amor e auxílio.

Ninguém que chegava até Jesus saia de perto dele da mesma forma como chegara, de um jeito ou de outro era impactado.

João 12:5 - Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?
E como tem sido seu modo de agir diante do pecado e do pecador? Diante de quem se encontra na sarjeta?

O homem de Deus, ou a mulher de Deus, deve agir diferente de como age “todo mundo”.
Aquele que é  missionário de Cristo neste mundo deve ter o bom senso de não colocar sua segurança e a daqueles que o auxiliam em risco de morte, pois mesmo Jesus nos ensina que“não tentarás o Senhor teu Deus”.  

Se fazemos a obra de Deus seguindo a orientação  do  Espírito Santo, então  estaremos sendo obedientes. Se fazemos por nossa conta e risco, sem a orientação de Deus, estamos sendo rebeldes e prepotentes. Se Deus estiver no negócio, então tudo nos irá bem, estejamos onde estivermos.  Jesus jamais abandona um filho seu.

Então, se o Espírito Santo ordenar que você leve a Palavra de evangelização até um bandido perigoso, ore, se consagre, jejue, confirme que realmente a ordem é de Deus. Somente então vá, sabendo que o Senhor estará contigo. Se Deus não confirmar a ordem, não o faça, vai parecer que você só quer destaque e fama no meio dos irmãos.

João 3:30 - É necessário que ele cresça e que eu diminua.
Não nos esqueçamos que “Importa que Ele (Jesus) cresça e que eu (cristão) diminua”.
A glória é de Deus, no nome de Jesus Cristo.


Salmos 1:3 - Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Então, continuando o raciocínio inicial, o cristão deve ser como o ribeiro cheio da água viva do Espírito Santo, para estar apto a matar a sede do pecador que o busca em desespero. Independentemente  de como estiver a minha vida particular, independentemente de como estiver minha batalha espiritual, independentemente de como estiver meu dia mau, devo me mostrar pronto a socorrer os caídos e os necessitados.

Se eu entrei na guerra ao lado de Jesus Cristo, então tenho de ter a certeza que Ele estará marchando ao meu lado todo o tempo, sem jamais me abandonar.


Salmos 37:5 - Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.
Tenho que saber descansar no Senhor, acreditar e esperar no meu eterno mestre  Jesus Cristo! Mediante qualquer situação adversa, ou condição desfavorável, ainda assim tenho que crer que pela força de minha rocha e fortaleza sairei vencedor!

Aleluia!

Tenho que ter gravado no meu coração que não há impossível para Deus, que Ele não fará a cura do enfermo somente se não estiver em seus planos inescrutáveis para aquela vida. Ou seja, quando chega a hora da morte ela virá, pois Deus tem algo mais para aquele que se vai, seja num lugar bom ou num lugar de tormento. Mas o que tiver que ser será, Deus já o terá determinado. Entretanto, lembremo-nos que a oração de um justo tem muito poder.

Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. 
(Tiago 5:13-16)

Assim, cabe ao homem de Deus interceder em favor do que o busca e deixar o resto nas mãos de Deus, sem querer determinar  isso ou aquilo para Deus, pois Ele é soberano.
A vontade de Deus deve sempre prevalecer.

Então, não cabe ao profeta ou missionário de Deus murmurar ou questionar quanto ao desenrolar dos acontecimentos. O futuro a Deus pertence.

Jonas se revoltou contra Deus, pois o Senhor o mandou exortar ao povo de Nínive, que se eles não mudassem seus maus caminhos seriam destruídos. E Deus os perdoou,  pois se arrependeram e pediram perdão ao Senhor, mudaram seu proceder.

Ao invés de se alegrar por ter salvo milhares de vidas, Jonas se revoltou contra Deus.
Não seja um Jonas.

Não queira determinar o agir de Deus.

Não siga a revolta de Jonas.

Saiba que Deus faz como quer, quando quer, da forma como quer.

A nós cabe servir, obedecer e o adorar, em Espírito e em verdade.

Tem um conhecido meu que era pastor, dedicado, juntamente com ele os filhos e a esposa faziam a obra, ainda mais os irmãos e conhecidos. Tinha uma igreja pequena mas cheia do Espírito Santo. Certa ocasião  um dos membros, (cunhado do pastor, conselheiro da igreja) ficou muito adoentado, tendo que buscar ajuda médica em Campinas-SP. Descobriu-se que tinha certo tipo de tumor na cabeça. Então o pastor começou a orar constantemente, em todos os cultos, determinando a cura deste membro da igreja, pois “creio que meu Deus é o Deus do Impossível e que Ele vai fazer esta cura”- dizia ele convicto.

O tempo foi passando, o enfermo se definhando, a igreja orando e determinando a cura.
O enfermo, ao cabo de alguns meses, apresentou breve melhora. Então o pastor fez uma exposição da situação e determinou que Deus estaria concluindo aquela cura, com toda urgência.

Mas,

O enfermo morreu repentinamente no hospital.
O que aconteceu? Revolta geral por parte da família do pastor. Ninguém aceitava aquela morte, achavam que Deus deveria ter curado o homem, pois a igreja havia se colocado em fervorosa oração e havia determinado a cura.

Eu, como membro da igreja na época já não concordei com isso, quis dizer a eles que Deus sabia o que era melhor, que não devíamos contestar Deus. Eles ouviram e ignoraram, murmuravam, já não iam mais aos cultos, o pastor foi se sentindo fraco, se afastando da obra, até que a igreja fechou. O pastor congregou em outras igrejas por algum tempo, mas como membro. Depois se afastou definitivamente da obra. Se afastou dos caminhos de Jesus e voltou para a perdição do mundo.

Resultado depois de alguns anos: Ele e a esposa se separaram.

A ex-esposa e ex-missionária é constantemente vista num bar todas as tardes, bebendo em companhia de homens diversos. Ele se ajuntou com outra mulher.  Sua filha mais velha (que louvava como um anjo aos doze e treze anos de idade), aos quinze se tornou mãe solteira e leva vida totalmente contrária à boa moral cristã. 

A segunda filha, (que também  era levita da igreja desde criancinha), aos quinze anos se tornou lésbica, mostra o corpo tatuado e “fica” com todos os rapazes e meninas que queiram.

Estou citando este caso não para condenar a família deste ex-pastor, mas para ilustrar como o diabo destrói a família de quem se afasta dos caminhos de Cristo, de quem deixa a obra e volta para o mundo. É caso verídico e recente.

Qual a causa de tudo isso?

Murmuração.

Judas 1:16 – “Essas pessoas vivem se queixando, descontentes com a sua sorte, e seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse”.

A igreja que era abençoada e cheia do Espírito Santo se deixou levar pela soberba, seus obreiros e membros quiseram determinar o agir de Deus e murmuraram quando o resultado não foi o esperado.

Se deixaram contagiar pela síndrome de Jonas.

Jonas 2:8 - Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.

E isso destruiu a família do pastor e acabou por fechar a igreja de Cristo.

Além do mais, muitos membros também deixaram de seguir Cristo.

Algo terrível e contrário aos planos de Deus para o cristão.

(Jonas foi um homem de Deus, podemos concluir de sua oração em Jonas:2 que era conhecedor das sagradas escrituras e, se foi escolhido por Deus para ir a Nínive pregar a um povo estranho, com certeza era profeta de confiança de Deus. Mas ele se rebelou, era contrário ao amor e perdão de  Deus para com os pecadores arrependidos. Queria que Deus fizesse aquilo que ele achava certo e não o que Deus achava correto.).


Concluindo

Deus é soberano, sua vontade é soberana. A nós servos cabe obedecer, servir, ouvir e obedecer ao nosso  Deus, no nome de Jesus Cristo e em harmonia como  Espírito Santo.
Deus faz da maneira que Ele acha melhor, e quem somos nós para o questionar?

Como disse Jó “Deus deu, Deus tomou, louvado seja o nome do Senhor”!

Que o Espírito Santo possa falar mais e melhor no coração de cada ser humano.

Adore ao Senhor, em Espírito e em Verdade, todo o tempo.

Amém.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                   2018março,16


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?