DESCONSTRUINDO O QUE FOI DESCONTRUIDO





Tito 2:6 - Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.
Tito 2:7 - Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
Tito 2:8 - Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.


povo chamado por Jesus,

Neste início de ano, 2018, esta primeira postagem vai abordar um assunto de suma importância.

O Senhor vem nos falar de evangelismo. Evangelismo dos cristãos que farão a obra num futuro próximo: a juventude cristã.
.
E no desafio de levar e conservar os jovens na igreja, cumprindo a obra de Deus, não transgredindo as ordenanças de Cristo.

DESCONSTRUÇÃO DO CARÁTER  DOS JOVENS CRISTÃOS

Todas as igrejas de Cristo devem se esforçar para ter entre seus membros uma boa quantidade de crianças e jovens,inclusive incentivando-os a participarem dos cultos não apenas como espectadores, mas como levitas, diáconos, diaconisas, missionários, monitores da escolinha, monitores da escola bíblica dominical, etc.

Provérbios 22:6 - Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. 


As pessoas sábias das coisas do mundo dizem com firmeza: "Devemos criar nossos filhos para o mundo".
Entretanto, as pessoas cheias da sabedoria de Deus, afirmam com convicção: 
"Temos que criar nossos filhos para servir a Deus".

Assim, devemos incutir o temor de Deus nos corações de nossos filhos, mas devemos fazê-los conhecer o amor e a virtude do Espírito Santo, para que cresçam espiritualmente ligados à trindade de Deus e em comunhão com nosso Deus, no nome de Jesus Cristo.



Sabemos então nossa obrigação como pai e mãe, a de levar nossos pequenos para a igreja, desde sempre.

Porém, o que acontece com muita frequência é o afastamento da igreja pela criança que se torna adolescente e também na juventude. Nesta fase da vida as amizades com pessoas ímpias, ou ateias, criam uma confusão muito grande na cabeça e no entendimento de nossos filhos, pois o mundo lhes parece mais real e palpável do que o evangelho.
Tantas são as almas de jovens e adolescentes que deixam de ir aos cultos, que esfriam na fé, que até mesmo blasfemam contra Deus, que escarnecem do evangelho e das igrejas, tolhidos que são pelo inimigo de Deus, o qual tem muitas estratégias e laços para escravizar nossos filhos.


Assim, se a criança tem plantada em seu coração uma semente vigorosa do evangelho de Cristo, vai ser mais difícil ser confundida pelo diabo e pela concupiscência do mundo.
Se acontecer de deixar de ir aos cultos e acabar se afastando da igreja e da convivência com os irmãos em Cristo, aquela semente plantada em seu coração e em sua mente ficará adormecida, mas não morrerá. Mais cedo ou mais tarde ela renasce, ainda mais forte, para vergonha e derrota do diabo e suas hostes.

Por este motivo recomenda-se obedecer ao que está em provérbios 22:6, ou seja, educar a criança no caminho de Deus, para que ela não se afaste deste. Para que nossos filhos não venham a perder a salvação de suas almas.

Outrossim, apesar dos esforços dos pais cristãos, temos visto uma extensa gama de adolescentes e jovens que não admitem sequer falar em Deus, em Jesus, em Salvação da alma, muito menos ler a bíblia.
Sabemos que as escolas públicas agem como ofensoras à fé cristã, tanto no que consta nos livros didáticos quanto ao próprio exemplo de vida e crença dos professores. Nem na aula de religião fala-se do evangelho.
Quando a criança ingressa na escola sofre influências de colegas não cristãos, de professores não cristãos, de material didático não cristãos, de uma cultura não cristã.
Ou,
na escola a tendência é a crianças ou o jovem ser tangido para longe da presença de Deus e de sua doutrina cristã.




Na igreja a criança aprende que Deus criou tudo o que existe e também foi quem criou a vida tanto das pessoas quanto dos animais e plantas. Quando chega na escola são obrigados a deletar tudo o que seus pais e pastores lhes ensinaram a fim de abrir espaço em suas mentes para as heresias das teorias do anticristo: Teoria do big bang, Teoria da Terra sendo um globo, Teoria da Terra estar girando no espaço e ao redor do Sol, A Teoria da origem das espécies de Darwin, Teoria da evolução, e tantas outras mentiras ditas científicas e inquestionáveis.
Então a criança passa a crer que a escola, e o mundo obviamente, está certa e que seus pais e sua igreja estão errados.


Acham que a ciência dos homens explica tudo e prova tudo, enquanto a igreja, Deus e seus pais falam de coisas que ela não vê e que na escola são desprezados como sendo mitos ou crendices.
Aprendem até que Deus não existe, que tudo foi criado aleatoriamente, que não há um ser supremos que chamamos Deus, que não existe uma força do mal que chamamos diabo, que não existem anjos de Deus, que não existe céu nem inferno.
Perdem o temor e o amor de Deus. Perdem o amor e o respeito aos pais e à igreja.

É algo deprimente que tenhamos que colocar nossos filhos nas escolas públicas onde serão manipulados de forma a desacreditarem de Deus e de todos os valores cristãos.




A igreja de Cristo e a família cristã constroem um caráter de bem em seus filhos,  daí vem a escola, na sua mais tenra idade, e arranca a semente de Deus que foi ali tão cuidadosamente cultivada, arranca tudo o que é de Deus e enche com podridão, vícios, linguagem chula, rebeldia, lascívia, promiscuidade sexual e tantas outras coisas abomináveis para Jesus.

A esta ação terrível e hedionda da escola e do mundo no caráter dos filhos dos cristãos chamo de DESCONSTRUÇÃO.



Ou melhor, os pais, a família e a igreja cristã constrói um caráter de bem nas suas crianças, mas  a escola e o mundo desconstroem este caráter de bem, deixando somente ruínas do que antes ali estava edificado. 

o perigo maior é quando o jovem se volta para o crime, algo desesperador para a família.




2 Coríntios 10:4 - Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

O grande desafio para nós missionários, e obreiros de Deus em geral, é reedificar o reino de Deus que o mundo desconstruiu nessas jovens almas.
E para reedificar o que foi arrasado, temos que desconstuir o que foi desconstruido. Temos que entender o processo e revertê-lo à luz de Cristo.

Efésios 6:12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 


Não devemos ver em nossos filhos motivo de tristeza, decepção ou rejeição, devemos entender que eles não mudaram seu comportamento atoa, mas que foram tolhidos pelas potestades (ou hostes espirituais da maldade), pela força do mal chamada diabo. Tornam-se marionetes comandadas pelo inimigo de Deus, mas inconscientes do mal que fazem tanto a si quanto à sua família.


O DESAFIO



Imagine-se num país distante e exótico, onde os costumes e a língua sejam completamente diferentes do seu país de origem.
Imagine que você tenha que permanecer por longo período neste país de estranha língua e estranhos costumes.
Quais seriam suas dificuldades principais? Comunicação e assimilação dos costumes.

Você não conseguiria entender nada do que lhe falariam, e também os nativos não entenderiam nada do que você dissesse a eles.
Nos costumes, decerto fariam com naturalidade coisas que você acharia serem erradas, comeriam coisas pelas quais  você sentiria nojo e nem ousaria provar, talvez tivessem costumes íntimos repreensíveis aos seus olhos, talvez fosse normal para eles certos comportamentos sexuais que para você seriam abomináveis e pecaminosos.

Entenda, as gerações mais novas, nossos filhos e netos, vivem numa realidade totalmente diferente da nossa, praticam costumes totalmente diferentes dos nossos, falam uma linguagem totalmente diferente da nossa.

É como se nós adultos fôssemos estrangeiros e vivêssemos em uma terra totalmente diferente daquela onde moram nossos filhos.




A tecnologia dos celulares, a libertinagem das redes sociais e mesmo os costumes sexuais apoiados e divulgados pela grande mídia colocam uma lacuna enorme entre pais e filhos, entre os valores dos pais e os valores dos filhos.

A forma de pensar e falar dos jovens é totalmente contrária à de seus pais, pois os valores que a concupiscência do mundo impõe aos jovens é assustadora, é destrutiva, é até mesmo suicida.

{Por exemplo, quando a gente ouve um jovem dizer que vai sair para a balada (eles não falam balada, balada é coisa antiga, dizem "partiu rolê", " 'bora pro rolê?"), para o rolê, a gente pensa que vão para algum lugar onde tenha música, onde vão dançar, onde vão conversar com outros jovens, onde vão se divertir com respeito e de forma saudável.
Qual o quê...




Rolê dos jovens de hoje significa "ficar", significa que não há diferença entre sexos (normal ficar homem com homem, mulher com mulher - com raras exceções), significa beber para ficar "ruim" ou "chapado", ou seja, ficar muito embriagado, beber enquanto aguentar.
Significa usar drogas de todo tipo, ao gosto de cada um ou do grupo, sendo isso para eles uma coisa normal.
Significa se relacionar com pessoas estranhas, sem limite nem precaução.

Vejam que caos o mundo colocou na vida de nossos jovens!

Estão a mercê de pessoas mal intencionadas, aproveitadoras, tarados, homossexuais...
Estão sob risco de doenças sexualmente transmissíveis, estão constantemente se embriagando e ingerindo ou fumando  ou injetando drogas em si mesmos...

Não é um inferno na Terra?

E a lei ainda tira a autoridade dos pais, dando aos jovens todo o poder e toda liberdade que nunca deveriam ter, por serem por esta mesma lei considerados "incapazes" - incapaz para trabalhar, incapaz para estar sob a tutela dos pais..

Esta inserção é para mostrar como o mundo dos jovens é desconhecido de nós adultos "caretas e quadrados"}.


ENTÃO, O DESAFIO É PENETRAR NO MUNDO DOS JOVENS





Há o desafio de conseguir entender o que o jovem fala, deseja e pensa.
Há o desafio de conseguir que nos façamos entender quando falamos e aconselhamos as crianças, os adolescentes e os jovens em geral.


O jovem fala diferente de nós adultos, pensa diferente de nós adultos, sente as coisas de forma diferente também. Não é simples conviver em harmonia com os jovens neste século.

E não creia que você tem uma ótima convivência com os jovens de sua família ou de sua igreja por que você fala ditando as normas e eles se calam. Você nem imagina o que estão pensando neste silêncio enganador.

Então os jovens são maus, perversos, irremediavelmente perdidos?
De jeito algum.

Amo os jovens, porque entendo que são apenas crianças que ainda não alcançaram a maturidade, crianças confusas, perdidas nos labirintos da concupiscência do mundo.
Porque entendo que fazem mais mal a si mesmos do que aos outros.


Devemos nos revestir do amor de Cristo, aquele amor longânime e infinito, e saber perdoar quando nos ofendem, quando são teimosos, quando são desobedientes e até mesmo detestáveis.

Devemos ter uma convivência harmoniosa, onde sejamos mais conselheiros e menos juízes ou carrascos.


CONCLUINDO

1 Crônicas 28:9 - E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.


Quer ganhar o adolescente ou o jovem para Jesus? 
Ore, ore, ore e persista em orar.
Aquilo que não temos a capacidade de fazer, o Espírito Santo tem.
O que ao homem é impossível, para Deus é possível.

A oração e a intercessão, acompanhada da persistência em convidá-lo em ir à igreja fará com que isso aconteça.  Quando você menos esperar, ele irá ao culto.

Mas,

Quando você renovar o convite para que ele novamente vá à igreja, poderá ouvir dele o seguinte:

"A igreja é chata, os hinos são chatos, as pregações são chatas... o povo grita muito, fala muito"... Vou não.

Então, o desafio continua, não acabou, não basta que o jovem vá ao culto para conhecer a igreja e ouvir as pregações e louvores, tem que haver algo que o motive a participar e a volta na igreja mais vezes.

MOTIVAÇÃO

O que atrai o jovem para que participe da igreja, para que queira ir nos cultos?

Atividades onde ele possa estar usando seus dons ou seus aprendizados.

A sugestão é formar um grupo de jovens que louvem ao Senhor, que toquem instrumentos musicais, que dancem (grupo de gestos) ou atuem em peças teatrais (teatro gospel) e até mesmo que estudem a bíblia, devendo um jovem ou uma jovem encabeçar e liderar o grupo.


Há também a formação de um grupo de evangelização onde os jovens participem ativamente, tanto interna como externamente (organizar a evangelização, determinar lugares e datas, preparar panfletos e folhetos em conjunto com os adultos, seria a atuação interna. Sair à rua em grupos de jovens ou mistos de jovens e adultos seria a atuação externa. E por ai vai).

Pode-se usar peças teatrais infantis com atores jovens para visitar internatos e orfanatos, bem como alas de pediatria nos hospitais, claro que devidamente monitorados por alguém experiente ou mesmo de um capelão.

A motivação do jovem é estar "agitando", pois eles têm muita energia guardada. 
Querer que um jovem goste da igreja obrigando-o a ficar assentado numa cadeira durante todo o culto, em todos os cultos, é algo impossível. Tem que abrir formas dele participar e sentir que está sendo útil.

Isso é bom para ele e excelente para a igreja.

Não se deve também querer que o jovem aja como adulto, devemos ter a sabedoria de enxergar neles muita infantilidade e um espírito jovial, brincalhão.
Tenhamos, pois, paciência ao lidar com os jovens.

No mais, desejo que o Espírito Santo fale melhor no coração de cada um que estiver lendo esta postagem.

Aos jovens quero dizer que há um campo muito extenso cheio de almas perdidas no pecado e na confusão do mundo,  esperando por trabalhadores chamados por Jesus a fim de cuidar das ovelhas desgarradas e também para colher almas pecadoras e trazer para o campo santo do Senhor.

Jovem, chegue-se a Jesus e sua vida vai ser cheia de paz e ótimas realizações.
Seja um vencedor, seja servo de Jesus.

Amém.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                2018janeiro,03


Provavelmente estarei abordando o tema e abrindo alguns ítens com mais profundidade.





























































Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?