Querite, se colocar na dependência total de Cristo



1 Reis 17:5-  Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.

A paz e a proteção de Cristo ressuscitado e glorificado a todos.

Jesus nos tem preparado para as aflições desta vida terrena, pois sabemos que Ele disse “... No mundo vós tereis aflições..”, e realmente, este mundo é aflição em cima de aflição, não da parte de Deus, mas da parte do próprio contingente de seres humanos que seguem na contramão da vontade de Cristo, servindo ao deus dinheiro (Mamon), pisando nos seus semelhantes.

Entretanto, pela lei da semeadura, onde colhemos o que plantamos, tal maneira de agir gera aflições para tais seres infiéis e dominadores.  

Ou, eles causam aflições para seus semelhantes menos favorecidos em bens materiais e em poder secular, e recebem também o retorno de tal maneira de agir, na forma de aflições e mais aflições.

Mas Jesus disse também que todos os que o Pai lhe deu não se perderiam, nenhuma ovelha de seu rebanho ele abandona, a todas cuida com amor e longanimidade.

João 18:9 -  Para que se cumprisse a palavra que tinha dito: Dos que me deste nenhum deles perdi. 

O evangelho nos ensina que todo aquele pecador que ouvir o nome do filho unigênito de Deus e nele crer será salvo.

Aleluia!

Sabemos, porém que devemos cuidar do que temos, (a perseverança em obedecer a Deus, em ser fiel a Jesus Cristo, em nos consagrarmos verdadeiramente ao Salvador, em viver em humildade e renúncia), para não perder nossa coroa (salvação em Cristo Jesus).

Então, Jesus Cristo nos ensina a sermos fiéis, sem murmurar, nos colocando em provas, em desertos, de forma a nos lapidar por completo, tornando-nos verdadeiros adoradores e verdadeiros vasos de honra na casa do Senhor.

Aleluia!

O segredo para não perder a salvação obtida pela confissão de que Jesus Cristo é nosso único e suficiente Salvador é ser OBEDIENTE  é fazer a VONTADE DE DEUS todo o tempo, até o último suspiro de nosso corpo.

Temos nas sagradas escrituras muitos exemplos de obreiros de Deus, homens e mulheres de Deus fiéis, os quais foram em tudo obedientes à voz de Deus.
Sabiam ouvir a voz de Deus e também obedecer ao que Ele ordenava.

Temos até um profeta que foi arrebatado ao céu em vida: Elias.

Este Elias estava em comunhão com a trindade de Deus, ouvia a voz do Senhor e em tudo era obediente.

Obedecia sem questionar ou murmurar. Obedecia prontamente fazendo a vontade de Deus.

1 Reis 17:1-  Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.

“Vive o SENHOR  Deus de Israel, PERANTE CUJA FACE ESTOU...”. Eis a prova da conversão e da comunhão de Elias com nosso Deus Todo Poderoso.

Ele não falava por si mesmo, mas aquilo que Deus mandava falar. 
Não fazia as coisas e os sinais maravilhosos  por si mesmo, mas conforme Deus o instruía.
Quando Elias diz que não vai chover, nem mesmo orvalhar, sobre todo Israel, não estava dizendo que tinha o poder de fechar os rios aéreos do mundo, mas sim que Deus determinava aquele castigo terrível sobre seu povo escolhido, 
como forma de correção, como maneira de demonstrar sua insatisfação e sua ira contra os israelitas, que estavam em idolatria, se encurvando e adorando Baal e Aserá, dois deuses pagãos.

(Baal (em hebraico: בַּעַל) é uma palavra semítica [carece de fontes] que significa Senhor ou Lorde.[1] A raiz da palavra significa ele governa ou ele possui, de onde vem o significado literal de senhor ou lorde, e também de marido.[2] Baal, com o artigo definido, o Baal,[2] era o nome do principal deus masculino dos fenícios [1][2] e cartagineses,[2] e aparece na Bíblia no plural, como baalim.[1] Baal é identificado como Moloque.)

Este era o senhor que os israelitas estavam adorando, e não o SENHOR YHWH.
Aserá era tida por tais seguidores como sendo a deusa da fertilidade, da fartura nas colheitas e em todo empreendimento.

(Aserá ( / æ ʃ ə r ə /; ugarítico :'TRT ; hebraico : אֲשֵׁרָה ) é, na mitologia semita uma deusa mãe canaanita da fertilidade, do amor e da guerra, que aparece em várias fontes acadianas escritas pelo nome de Asratum/Asratu (Ashratum/Ashratu) e entre os hititas Aserdu (Asherdu), Asertu (Ashertu).).

Deus iria provar para aquele povo rebelde e infiel que não havia – (nem há) – outro Deus além dele mesmo. 
Se Ele tivesse um deus rival, este poderia fazer cair chuva sobre a nação de Israel, mas tendo Ele determinado que não chovesse, que as plantações iriam secar, que o gado iria morrer de sede e mesmo as pessoas ficariam sem água para beber, estaria como que dizendo aos hereges: cadê a força de seus deuses pagãos e mitológicos para me enfrentar, para alterar o que ordenei? 
Se eles existem e se são poderosos, que façam chover para que vocês tenham colheitas fartas, que tenham seus rebanhos gordos, que haja água para beber à vontade...

Sabemos  pelo que consta nas sagradas escrituras, que realmente não choveu por cerca de três anos e meio, momento em que Deus determinou que novamente chovesse, que novamente os rios aéreos fossem abertos sobre aquele povo sedento.

(Rios aéreos é uma alegoria aos  milhões de litros de água doce que Deus mantém suspensos no ar, na atmosfera do mundo.).

“há um só Deus”, nosso inigualável e eterno “EU SOU” (YHWH). E um só mediador entre Deus e os homens: JESUS CRISTO.

Glórias a Deus!

1 Timóteo 2:5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 

Assim, Deus ordenou que  seu profeta escolhido, Elias, fosse até a presença do terrível rei Acabe,-  adorador de Baal, adorador de Aserá, marido da demoníaca Jesabel, a qual mantinha à sua mesa 400 sacerdotes de Baal e 450 sacerdotes de Aserá,-, e lhe dissesse: Há um Deus em Israel. E Este Deus ordena que não chova por tempo indeterminado, que não chova nem caia orvalho do céu, até que novamente Ele me mande aqui dar a contraordem!

E Elias foi, sem nenhum outro ser humano a acompanha-lo, corajosamente, destemidamente, ousadamente, enfrentar o cruel assassino de profetas de YHWH.
Mesmo sabendo que a primeira reação de Acabe seria querer mata-lo, por ser ele um profeta de YHWH, destemidamente ele foi. Chegou, deu o recado, determinou a profecia e ouviu novamente a voz de Deus:

1 Reis 17:2-  Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
1 Reis 17:3-  Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.1 Reis 17:4- 
E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.

Outra vez Elias ouviu atentamente as ordens de Deus e obedeceu prontamente, sem questionar.

1 Reis 17:5-  Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.

Elias foi habitar uma caverna no meio do nada, não porque quisesse ou achasse agradável, mas para obedecer ao que Deus lhe ordenou.
Foi até aquele lugar ermo, onde nem comida havia, ficando totalmente na dependência da providência do Todo Poderosos, o qual não o desamparou.

Reis 17:6 - E  os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
1 Reis 17:7  - E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.

Coloque-se por um momento no lugar de Elias, seja Elias nesta situação: sozinho, sem contanto com outros seres humanos, sem ouvir a voz de Deus, habitando uma caverna, bebendo água do ribeiro que ia secando mais a cada dia, na eterna espera pelo corvo que lhe traria pão e carne.

Será que você descansaria no Senhor? Será que você se deleitaria no Senhor?
Ou iria sair, chegando até o rio Jordão para pescar algum peixe temendo que o corvo não viesse novamente?

É, acostumamos querer ajudar nosso Deus a resolver nossos problemas que Ele toma a Si.

Temos que aprender até onde podemos ir, até onde podemos avançar com nossas forças e onde começar a deixar por conta de Deus, traçar o limite do que a gente deve fazer, pois cabe a nós fazê-lo e o que devemos entregar nas mãos de JESUS CRISTO, pois se formos fazer tais coisas vamos ir contra os desígnios do Senhor, vamos atrapalhar os planos de Deus.

Elias ali ficou, vendo o ribeiro secar, mas crendo que o Senhor daria o livramento. Esperou com paciência no Senhor.

Assim devemos agir.

Se Deus nos quer no Querite, fiquemos no Querite até que venha dEle ordem em contrário.
Não queira dar uma fugidinha no rio Jordão para ver se lá as coisas estão melhores não. Ali você pode se deparar com algum inimigo poderoso, ali você estará desobedecendo ao que ordenou o Senhor JESUS CRISTO.

Querite é renúncia da vontade própria em favor da vontade de Deus, é prova de fé do homem em Deus.

Até que Deus deu outra ordem a Elias:

1 Reis 17:8  - Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
1 Reis 17:9  -
Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.

Uma vez mais Deus fala com Elias e este obedece, sem pestanejar. É para ficar no Querite? Fiquei. Agora o SENHOR me ordena partir rumo ao desconhecido? Partirei.
Partiu, como lhe fora ordenado por Deus.

1 Reis 17:10  - Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.
1 Reis 17:11  - E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.
1 Reis 17:12  -
Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.

Eis o homem de Deus na prova! Obedeceu a ordem de Deus esperando fartura, comodidade, até mesmo um refrigério para sua alma cansada, mas eis que ali chegando encontrou miséria e fome.

Colocando-se novamente no lugar de Elias, o que você faria? Murmuraria contra Deus, por ter Ele enviado você para tal lugar? Por você achar que iria encontrar ali do bom e do melhor e no entanto era pior do que a caverna no Querite?
Pense bem.

Quantas e quantas vezes o nosso Deus lhe enviou para lugares ermos e você de alguma forma O questionou ou contra Ele murmurou?

Será que isso nunca lhe aconteceu?

Pois tem acontecido bastante com muito homem e com muita mulher de Deus.
Querem fazer a obra de Deus num lugar longínquo, mas quando chegam onde Deus os mandou e ali encontra desafios, imediatamente se prostram desanimados, até mesmo descontentes com Deus.

Deus é Deus.

Ele tem planos maiores para seus profetas e missionários.
Elias foi até ali para, realmente, levar esperança e pão para aquela pobre viúva e seu filho.

Onde havia fome, com a chegada do homem de Deus chegou também abundância!
Deus usou Elias poderosamente, como canal de salvação para aquela viúva e seu filho.
Aleluias!

Ao ver a situação de penúria em que se encontrava a viúva, Elias se colocou em contato com o SENHOR, e profetizou:

1 Reis 17:14 - Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. 
 
Homem de Deus ou mulher de Deus, firme na comunhão com a trindade de Deus, firme na presença de JESUS CRISTO, cheio do Espírito Santo, não teme a adversidade. Responde na mesma hora, com intercessão, oração, Jejum ou, como Elias, com profecia. E DEUS CONFIRMA O MILAGRE!

Aleluia!

Elias poderia ter ouvido a viúva falar em comer o restinho do que tinha em casa e morrer de fome, ficar desanimado, desesperado, murmurar ou praguejar contra o Todo Poderoso, mas não, ele pensou “Sou ou não sou um profeta de Deus? Posso ou não posso interceder e mudar este quadro de miséria em fartura? Posso!”.

Assim deve agir aquele que se diz missionário ou profeta de Deus. Não basta apenas acreditar, mas determinar a profecia e ver esta se cumprir, para a glória de nosso Deus!

1 Reis 17:16 - Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias. 

Glória a Deus!

Nosso Deus tudo pode, Ele age no sobrenatural e impacta o pecador, até mesmo impacta o cristão fervoroso, tal é sua majestade e poder.


CONCLUINDO

Falemos uma vez mais em renúncia da nossa vontade em favor da vontade de Deus.
De renunciar ao nosso querer e fazer o querer de Deus, no nome de Jesus Cristo.

O projeto de Deus para nossa vida é uma incógnita, somente Ele o pode desvendar.

Provérbios 15:16 - Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação. 

PORTANTO, sejamos em tudo obedientes ao querer de Jesus Cristo, o qual nos retirou do mar de lama onde estávamos nos afogando em pecados, onde estávamos vegetando como escravos de Satanás. E nos colocou num alto lugar, próximo aos seus santos pés. E onde cuida de cada uma de suas ovelhas com grande amor e carinho.

APRENDA A OUVIR A VOZ DE DEUS, APRENDA A OBEDECER AO COMANDO DE DEUS.

Quando Ele nos coloca no Querite temos que ali permanecer, até que Ele nos diga: vá.

Sejamos obedientes a Ele, mesmo quando o ribeito do Querite estiver secando, não ousemos desobedece-lo e nos encaminharmos até o Rio Jordão a fim de beber em suas águas. Fiquemos quietinhos onde Deus no mandar ficar.

Mateus 7:14 - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. 

 Ele tem planos maiores para nossa vida. Ele tem planos de vida eterna para mim e para você, assim nos guia pela estrada estreita que vai dar na porta estreita da Salvação da alma. Poucos encontram esta porta, pois muitos trilham pela estrada larga da perdição do mundo.

Jesus é o caminho que leva ao reino de Deus.

Amém.

Que o Espírito Santo possa falar mais e melhor em vossos corações.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                           2018janeiro,24



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?