“viver de bem com a vida e compartilhar alegria” 2






EFÉSIOS 2:
5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos,
6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
9 não de obras, para que ninguém se glorie.



Caríssimos,

Vamos raciocinar ainda um pouco mais sobre o tema  “viver de  bem com a vida e compartilhar alegria”, agora voltando nosso olhar para dentro de nós mesmos.
A primeira afirmação que deveríamos fazer é que para os cristãos não existem  sentimentos negativos ou destrutivos.
Esta deveria ser uma bandeira a ser hasteada, que os homens e mulheres que tiveram seus nomes escritos no livro da vida por aceitarem Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador e que desceram ao batismo nas águas não têm em si sentimentos nocivos tais como inveja, dissensão, vício, abominação, adultério, falso testemunho, ódio, rancor, maldade, amargura, ansiedade, temor, idolatria, fraqueza , apostasia, maledicência, etc.
Infelizmente, dento de nossas congregações  viceja a raiz do pecado na forma de inveja, rancor, ódio e todo tipo de dissensão.
Se cada um olhar para dentro de si e fizer um autojulgamento, buscando onde estão suas falhas, vamos estar sendo misericordiosos conosco próprios. 
Não somos perfeitos, mas não devemos aceitar o pecado como um mal crônico. É  aceitável que o cristão, sendo humano, seja fraco e falho, mas não um pecador inveterado. 
O cristão deve buscar arrancar de dentro de si mesmo a raiz do pecado.  Quem não conserva a raiz do pecado não dá oportunidade para que as setas malignas do inimigo prosperem dentro de si.
Os pecados são muitos, mas o pecado em si é uma atitude. 
O cristão tem que optar por não ser um pecador, então, nenhum pecado prosperará em seu coração, nenhum pecado dominará sua carne.
Aquele que tem consciência de seus pecados e ora, jejua, clama a Jesus pedindo misericórdia, que tenta de toda forma se livrar deste fardo, está agindo como filho de Deus.
Mas, o que aceita o pecado e vai cuidando dele carinhosamente, não age como filho de Deus, mas sim como cúmplice do inimigo de Deus.
Irmã, Irmão em Cristo, nunca se entregue ao sabor das emoções. Seja racional, busque a direção do Espírito Santo, clame a Jesus Cristo e sua súplica será atendida.
Não temos forças  para enfrentar as estratégias do diabo nem o jugo da carne que nos oprime, mas o nosso Jesus Cristo pode nos livrar de todo e qualquer mal que nos atormente.
Não se esqueçam porém, que devemos confessar ao Senhor nossos pecados e pedir que Ele os perdoe e que nos dê forças para não voltar a pecar.
Tudo depende de nossa atitude em confessar a Jesus nosso pecado, pedir forças, mas colocar em nosso coração a firme convicção de rejeitar, de não aceitar ser dominado por nada, muito menos por algo que pode nos destruir.  
                                     O salário do pecado é a morte
ROMANOS 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Recuando ainda mais em nossa introspecção analítica, vamos olhar para dentro de nossa casa, para a família de nossa convivência. Como estamos agindo em relação aos nosso parentes mais próximos, seja cônjuge, sejam filhos e filhas, seja sogra, sogro, nora, genro, netos, irmãos, pai, mãe...  Como estamos agindo?O que pensam de nós, o que acham que deveríamos mudar em nossa forma de comportar em família?
Quando Jesus  Cristo disse que os dois maiores mandamentos eram  “Amar a Deus sobre todas as coisas e à sua justiça”, está nos ordenando a ensinar nossos familiares a temer e amar Deus e sua Palavra, seu evangelho.
E quando diz “ amar ao próximo como a ti mesmo”, nos ensina que a família é prioridade em nossa vida, pois não tem ninguém mais próximo de nós que os nossos familiares. Não devemos restringir amar ao próximo a amar apenas nossa família, mas nossos familiares são os que mais tempo estão próximos de nós.
Se não vivermos em harmonia, paz e amor com nossos familiares, estaremos desobedecendo ao segundo mandamento de Jesus Cristo.
Você ama a Deus em primeiro lugar, acima de tudo? Ok.  Obedeceu o primeiro mandamento.
Você vive harmoniosamente com os irmãos da igreja, com o pastor, mas não consegue viver bem em seu lar, com seus familiares? Está em desobediência ao segundo mandamento de Cristo.
O inverso também é desobediência, ou seja, viver bem em família e não se dar bem com os irmãos da igreja.
O cristão verdadeiro tem que  ser obediente, tem que imitar o viver e agir de Jesus Cristo. Tem que colocar o amor e o perdão como sua bandeira, como seu lema de vida.  E viver realmente em amor a Deus e ao próximo, seja ele da família, da igreja, do trabalho, dentro do ônibus circular ou lotação, dentro do metrô, na rua, nas praças... Onde estiver, o cristão genuíno leva uma aura de destemor e alegria.
Um sorriso bondoso abranda o mais duro coração.
No tocante à vida familiar, aquele que não vive bem dentro de seu lar, não tem uma vida de cristão diante de Deus.
Passaremos por aflições? Sim, mas devemos orar e pela oração ganhar forças para vencer a dificuldade. Pela oração transformar incrédulos em convertidos, pela oração transformar filhos rebeldes em aliados amorosos.
É fácil? Não. Nada é fácil quando estamos levando a cruz de Cristo. Existe uma guerra espiritual, mas nem por isso vamos nos entregar, nem por isso vamos abandonar nosso mestre e nossa salvação.
Com Cristo não existe tempestade que perdure. Ele acalma toda tempestade.

Vamos ainda refletir sobre o poder da palavra proferida. Mas antes, vamos vigiar nossos pensamentos. Pensamentos destrutivos nos destroem, pensamentos negativos criam barreiras em torno de nossa alma. Vamos ter nosso pensamento sempre em sintonia com o trono de Deus, com a presença de Deus, com a graça de Jesus Cristo. Está tendo pensamentos ruins ou vis? Rejeite, fique cantarolando mentalmente um louvor, ou repassando um salmo.
Fortaleça assim seu espírito, alimente assim sua alma.
Quanto à Palavra dita por nossa boca, ela tem poder.  De bênção e de maldição. Vigie sua língua, vigie suas palavras.
Palavra é profecia.  Profetize coisas boas e edificantes para sua vida e para aqueles a quem quer  bem.
Nunca diga palavrões nem permita que seus filhos ou familiares o façam.  Isso só atrai desgraças e destruição sobre sua vida.
Use as palavras como mastros que erguem bandeiras de vida e vitória.

Não use seu coração como um depósito de quinquilharias, de coisas velhas e quebradas, como um arquivo morto, nunca.
Limpe seu coração de tudo o que for negativo, de tudo o que for memória de pecado ou pecado. Orne seu coração com carinho, paz, com harmonia e faça dele morada do Espírito Santo.  A partir desse momento, quando o Espírito santo habitar dentro de seu coração espiritual,  nova criatura serás.  Tudo se fará novo e belo aos seus olhos. O mundo terá novas cores e tudo será motivo de alegria, mesmo os obstáculos e dificuldades não lhe trarão tristeza ou temor.
Quem tem em si o Espírito santo, tem a força de Deus consigo. Nada pode detê-lo, nada pode impedir sua marcha pela vida,  sustentado pela paz de Cristo.
Viver na presença de Deus é um exercício diário de vigília e oração. Lembrem-se do que nosso eterno mestre nos recomendou: “vigiai e Orai todo o tempo”.


EFÉSIO 2:8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;

O  cristão salvo, cheio da fé em Cristo, coberto pela Graça de Cristo, sabe que tem em si a presença do Deus vivo.
O cristão que vigia e ora verdadeiramente é um adorador e jamais será tocado pelo inimigo.
O cristão genuíno leva consigo um sorriso de triunfo, mesmo em meio às maiores batalhas, pois sabe que tem garantida a vitória ao final do embate.

Paz de Cristo.  Orai e Vigiai.

Missionário  Virtual Geraldo de Deus                       2015 setembro, 24





Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?