NASCER DO ESPÍRITO




Hebreus 10:23 - Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.

Hebreus 10:24 - E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,



Jesus e o templo

Podemos comprovar facilmente a bíblia, no novo testamento, como Jesus sempre estava presente no templo. Mesmo Ele andando por todo Israel, indo de aldeia em aldeia, mesmo Ele residindo em Cafarnaum, podemos confirmar que quando foi à Nazaré esteve na sinagoga, ensinando a PALAVRA. Sempre que ima a Jerusalém Ele ensinava no templo.
Não se afastou da casa de Deus, antes esteve constantemente presente, ali ensinando, doutrinando, fazendo sinais e maravilhas.
Ainda hoje Ele está presente nas casas de oração e adoração a Deus, conforme podemos constatar ao participarmos de um culto abençoado numa igreja cristã cheia da presença do Espírito Santo.


Louve. Adore!

Hino 75 da Harpa Cristã
De Jesus tens a Palma

Devemos frequentar e manter uma igreja cristã?

Deus está presente em todos os lugares, pois Ele é ONIPRESENTE.  
Como as pessoas têm muita dificuldade para ouvir sua voz ou sentir sua presença, Deus se manifesta materialmente para as pessoas em geral através da construção de seus templos de oração. 
Ele os coloca onde quer que sejam colocados e os sustenta enquanto quer que ali estejam.



Os templos cristãos, sejam eles de que denominação  forem, atuam neste plano de existência como um marco da presença de Deus na comunidade onde estão construídos.
A pessoa muitas vezes é  despertada para a necessidade de se consagrar a Deus ao ver um templo cristão, ao passar em frente a uma igreja, ao ler uma placa com a denominação referente a Cristo.
Encontramos templos cristãos em todas as comunidades, tanto nas de condição de miséria, de extrema pobreza, como nas de classe remediada, nas de classe média e até nas comunidades mais abastadas.
Tanto a simplicidade e improvisação de um templo construído numa comunidade pobre, feito com chapas metálicas, tábuas, coberto com zinco ou com amianto quanto a suntuosidade de templos belíssimos, imensos, construídos nas áreas nobres despertam nas pessoas aquele incômodo, aquela sensação de amor ou de repulsa.

Este primeiro incômodo, quando desperta na pessoa a sensação de carinho, de crer que ali ela pode obter algo de que está carente, seja no plano material  ou espiritual, leva à atitude de  fazer uma visita, participar de um culto.  É  o primeiro passo para que aquele coração se abrande e se entregue a Jesus Cristo, aceitando-o como seu único e suficiente Salvador.

Por outro lado, se este primeiro incômodo, esta primeira sensação é de ojeriza, de repulsa ou desaprovação, ainda assim, esta pessoa notou a presença de Deus ali, naquele templo. Ela sabe que ali existe um Deus poderoso, um Deus amoroso, um Deus que arrebanha dezenas, centenas e até milhares de pessoas, as quais estão sempre ali nos dias de culto, adorando aquele Poderoso Deus.

Esta pessoa pode até desprezar os crentes que ali frequentam, mas não consegue deixar de notar que estão sempre sorrindo, sempre agindo como irmãos, se cumprimentando com muita fraternidade. 
Isto desperta a curiosidade.
Deus está presente também nesta vida que não o aceitou ainda, e como ama a todos, o Espírito Santo vai estar assoprando no ouvido desta pessoa, incomodando-a, buscando direcioná-la a mudar de vida, de atitude.
Claro, existem aqueles que teimam em resistir, em ser obstinados contra Jesus Cristo, mas isto causa nestes muito desconforto. 
Mesmo que teimem em desobedecer ao sussurro do Espírito Santo, ainda assim, eles estão cientes da existência de Jesus Cristo. 
Inclusive muitos chegam a ler a bíblia, estudá-la profundamente, buscando algo que nem sabem o que é.



Alegam que ali só tem escrito besteiras, inverdades, ficção, faz de conta...  Mas de uma forma ou de outra, aos poucos vão se “contaminando” com as coisas de Deus.  Claro, uma contaminação abençoada, que os leva a reconhecer que Jesus Cristo é o Senhor, que Jesus Cristo cura, liberta, dá vida em plenitude, em abundância.
Até este ponto muitos são os que buscam Cristo. Interessados em ganhar alguma coisa, interesse em milagres, em sinais, em livramento.
Infelizmente muitos são os que ficam estacionados neste patamar da escada que os levaria aos céus. Galgam apenas os primeiros degraus.
 Não conseguem ir avante por não serem espiritualizados, por não deixarem o Espírito Santo agir em suas vidas. 
Como nos ensina Cristo: “O que nasce da carne é carne. O que nasce do Espírito é espírito”.

JOÃO 3 : 6O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Quando conhecemos Jesus Cristo,  o aceitamos como nosso Salvador, nos batizamos nas águas, estamos renascendo como um novo ser ( ainda em CARNE).
Quando somos agraciados com o batismo do Espírito Santo, aí então renascemos como ESPÍRITO.
Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos ensina em João 3,

João 3:5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

Observem, como a Palavra de Deus é eficaz, verdadeira e completa: aquele que não nascer de novo não entrará no reino de Deus, não será salvo. 
E “aquele que não nascer da água e do Espírito ...”
Então, quando Cristo nos diz que “o que nasce da carne é carne e o que nasce do Espírito é espírito”, temos a confirmação do que está escrito em João 3:5.  Batismo nas águas, renascer na CARNE.  Batismo no Espírito Santo, renascer em ESPÍRITO.
Quem não teve esta revelação de nosso Jesus Cristo, não pode entender como alguém pode nascer do Espirito, afinal, todos nascem de uma mulher, todos nascem da carne.  
Mas, o nascer na carne ou no espírito, é referente ao batismo nas águas e no Espírito Santo.

Aleluia! Glórias a Deus!

Desta forma, concluímos que o agir de Deus é muito superior às nossas pequeninas forças. 
O homem, por mais forte ou sábio, não consegue entender o agir de Deus, a não ser que Ele o revele.

ISAIAS 55 : 9Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos
.
Temos grandes mestres teólogos, alguns cheios do Espírito Santo, mas a grande maioria é como eram os escribas e os fariseus, só conhecem Deus pelos olhos e conhecimento do homem.  Só de ler ou de ouvir falar.
O verdadeiro homem de Deus é como Paulo, recebe o ensinamento e a capacitação do próprio Deus, pela Graça de Cristo, através da ação do Espírito Santo.

1 Coríntios  2 : 11Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.

Nosso eterno mestre Jesus Cristo nos ensina que para entender das coisas de Deus, é preciso um Espírito de Deus. Que o espírito dos homens só podem entender das coisas dos homens, não das coisas de Deus.  O próprio Cristo nos diz isto. 
Não tem como conhecer Deus, saber das coisas do reino dos céus a não ser pela instrução do próprio Espírito de Deus.
Devemos ter toda reverência diante do Todo Poderoso (Pai,Filho,Espírito Santo), nos colocar em nosso devido lugar de servos humildes e obedientes.
Devemos ainda atentar para o ensinamento de Deus, no qual Ele nos diz que não faz acepção de pessoas, ou seja, Ele não exclui ninguém, Ele não age com preconceito contra ninguém. A chance de redenção, de perdão, de restauração é para todos igualmente.


Atos 10 : 34E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas

;
Sabemos que Deus escolhe alguns para seus propósitos. Então ele ignora os outros, não os chama para seus propósitos? Definitivamente não, não é assim que ocorre.
Deus chama igualmente a todos, porque todos somos barro e pecado, mas também todos somos criaturas de Deus, todos temos em nós o sopro de vida que vem de Deus e que chamamos de espírito.
Muitos e muitos são os que não ouvem o chamado de Deus, e mesmo alguns se fazem de surdos ou voltam as costas para seu Criador.
Perante Deus, somos todos iguais, sem diferença de cor, crença ou classe social. Deus a todos conhece por dentro, já que seu espírito vive dentro de cada uma de suas criaturas e o que inclina suas bênçãos  para este ou aquele é encontrar em sua criatura um coração amoroso, um coração que ama ao Criador, um coração associado a uma alma que tem sede de conhecer Deus, de falar com Deus, de ouvir a voz de Deus, de ter comunhão com Ele. (Hb 4,12):

Hebreus 4:12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Hebreus 4:13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

A Palavra é a espada do Espírito e esta penetra em cada um de nós até A DIVISÃO DA ALMA E DO ESPÍRITO: alma (ser humano) unida ao espírito (vida, presença de Deus em cada um de nós). Nossa alma está constantemente unida ao espírito, que é a presença de Deus em cada um de nós, então, nada há encoberto diante dele, mesmo as mais ínfimas sensações, os mais rápidos pensamentos, tudo fica impresso no espírito que em nós habita e é reportado imediatamente para nosso Deus. 
Então, podemos concluir que nosso espírito, o que volta para Deus quando a criatura morre, é como um manuscrito, ou um filme de todas as nossas ações, pensamentos, inclinações, atitudes, atos... tudo está ali registrado para que sirva como prova a ser revista, reexaminada pelo supremo juiz no dia do julgamento final.

Não se pode esconder nada de Deus.

Podemos sim, nos arrepender de nossos erros e descaminhos, confessar estes erros para Cristo e pedir a remissão deles, ou seja, o perdão por nossos pecados.

Jesus Cristo ainda pode nos perdoar. Ainda, porque até antes de soarem as trombetas JESUS CRISTO É NOSSO ADVOGADO FIEL

Por isto devemos vigiar e orar.

2 Timóteo 4 : 1CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,


No dia do arrebatamento, ao soar as trombetas, o papel de Jesus Cristo se inverte e Ele se torna o SUPREMO JUIZ.

Será Jesus Cristo quem julgará a todos e a cada um de nós.

Certo estava João, o batista, ao clamar para seu povo:

Mateus 3:8 -   Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
Mateus 3:10 - E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

Quem tiver ouvidos ouça o que o Espírito diz:

Produzam frutos dignos de arrependimento. 

Apresentem-se limpos, purificados, sem mácula, sem pecado diante do juiz eterno Jesus Cristo.

O que foi perdoado caiu no esquecimento, mas o que não foi perdoado, naquele dia e adiante, não mais o será. BUSQUE JESUS CRISTO E SE ARREPENDA DE SEUS MAUS CAMINHOS  ENQUANTO É TEMPO.

ISAIAS 55 : 6Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

Porque naquele dia e posteriormente, O MACHADO ESTÁ POSTO À RAIZ, tudo o que não produzir bom fruto, será cortado e lançado no fogo eterno.
Será muito tarde para pedir perdão, será muito tarde para ouvir a voz de Deus e obedecer aos seus desígnios, será muito tarde para alcançar a salvação da própria alma.

Onde encontrar o caminho para alcançar a salvação de nossa alma, onde aprender a encontrar este caminho?

NA BÍBLIA SAGRADA, logicamente, mas não lendo-a como se lê um livro de histórias.

Para entender o querer de Deus em nossas vidas temos que estar revestidos do Espírito Santo, em comunhão com  Jesus Cristo e cheios do amor de nosso Pai Eterno Jeová.

Mateus 6 : 33Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Ou seja, temos que estar em comunhão total com Deus, no nome de Jesus Cristo e sendo altar do Espírito Santo. 
CONCLUINDO


(1º mandamento de Cristo: Amar a Deus sobre todas as coisas, e á sua justiça);

E frequentar uma igreja cristã, uma igreja que seja norteada pela Palavra de Deus, onde estaremos obedecendo ao segundo mandamento de Cristo
(2º mandamento de Cristo: Amar ao próximo como a ti mesmo);
Além de estar contribuindo para manter e estender os marcos de Deus (templos) neste nosso plano material.

Jesus Cristo nos ensina:  “Buscai primeiramente o reino de Deus e todas as demais coisas vos serão acrescentadas”.
Este é o  3º mandamento que deve nortear a vida do cristão que busca salvar sua alma e contribuir para salvar muitas outras ao pregar o evangelho onde quer que esteja, o tempo todo, sendo ainda um exemplo vivo daquele que tem Cristo como exemplo de vida.

Buscai, sempre, todos os dias, o reino de Deus.

O que persistir até o fim alcançará a Salvação.

Amém.

Olhai, Vigiai e Orai. Jesus está voltando.
Ora, vem Senhor Jesus!


Missionário Virtual Geraldo de Deus                2015 setembro, 14

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?