O Homem Espiritual - Vencendo o materialismo.






Gálatas 5: 17 - Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se  um ao outro, para que não façais o que quereis.

Gálatas 5: 19 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,

Gálatas 5:20 - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

Gálatas 5:21 - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro,  como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Gálatas 5: 22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, 
benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.






Caríssimos,

O cristão dedicado, observador da forma de vida de nosso mestre eterno e dos ensinamentos deixados  por Jesus Cristo, vive cada um de seus dias numa guerra constante entre a vontade da carne e o fortalecimento de sua porção espiritual.

Frisando que segundo a bíblia sagrada, o ser humano é formado de corpo (pó), espírito (sopro de vida de Deus) e alma (o "eu", a consciência individual do Eu).

Nossa alma, imperfeita, tende muitas vezes a se deixar dominar pelas vontades da carne.
As necessidades do corpo aliadas ao poder da mente dominadora, tornam muito difícil nossa ligação com nosso espírito.

Pouquíssimo é o tempo que o homem natural consegue se desvencilhar dos laços da carne e permanecer em estado de espírito.

Desde a infância, somos educados para obedecer aos comandos de nosso corpo e muito pouco aprendemos das necessidades de nosso espírito.
Por isso vemos tantas vidas dominadas pelas doenças espirituais. São pessoas que cultuam o corpo e a materialidade, mas se esquecem ou ignoram o vazio existencial em que vivem e que vai minando suas forças e sua motivação para viver.

Pessoas às vezes bem sucedidas na carreira profissional, na situação financeira, na posição de destaque que ocupam na sociedade, mas que vivem miseravelmente sós, vazias, sem objetivo, sem esperanças, sem alento. Se sentem ocas por dentro, se sentem miseráveis e desprezíveis. Inúteis.

Outras, vencidas pelos infortúnios, tornam-se indigentes, mendigos, andarilhos perdidos pelas ruas e estradas deste grande mundo de trevas.

Tem também muitos e muitos homens e mulheres que se deixam dominar pelos vícios do álcool, do fumo, da maconha, da cocaína, da dependência de medicamentos controlados que causam dependência, porque toda farmacologia atual é algum tipo de droga.
Sabem que estão se autodestruindo, mas seguem em frente, matando-se aos poucos, um pouco a cada momento.

São vítimas de grave enfermidade espiritual.

Perderam a luta para a carne.

Existem muitas outras formas de enfermidade espiritual:  as taras, a sodomia, o exacerbado apego a ídolos... Os impiedosos e cruéis capazes de matar uma criança inocente, sem dó nem piedade...  Os suicidas...
Tantas são as manifestações da enfermidade espiritual, que fica difícil listá-las.

No entanto, a maior de todas as enfermidades espirituais é a incapacidade de aceitar a existência e a onipotência de um Deus que a tudo criou, na esfera material e tangível e também na esfera espiritual e intangível.

O apego doentio às coisas que somente podem ser sentidas e vistas (pelos nossos cinco limitados sentidos) e a fobia do mundo espiritual,  demonstra grave enfermidade espiritual.

Paulo nos relaciona algumas formas de dominação da carne que  governam o ser humano dominado pelo materialismo:   ”adultério, prostituição, impureza, lascívia,idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices (vício do álcool), glutonarias, e coisas semelhantes a estas”.

Devemos estar vigilantes para não incorrermos nessa forma de agir, pois se assim o fizermos, não seremos aceitos no meio do povo de Deus salvo pelo sangue do cordeiro que habitará no reino dos céus:  “como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.

O Espírito Santo nos esclarece através de Paulo:  Quem comete tais coisas não herdará o reino de Deus!

Misericórdia.

Precisa ser mais claro?

Quem pratica tais atos não vive  em espírito, mas na carne.

O verdadeiro cristão tem que se esforçar para viver em espírito, fugindo das tentações e enfrentando suas fraquezas que o levam a pecar.  Tem que vencer suas falhas e vencer o pecado. Tem que se purificar. Se santificar.

É  fácil?

Não, não é fácil lutar contra nossa carne, contra nossa mente e nosso corpo, mas faz-se necessário enfrentar e vencer.

É a batalha espiritual de cada um de nós.

Como se deve agir para não ser tolhido pela carne e pelo materialismo?

Jesus Cristo, eterno mestre, em sua suprema sabedoria, nos adverte muitas vezes em seu evangelho:
Olhai, vigiai e orai”.


Essa fórmula é o guia do Cristão que deseja se espiritualizar e  viver em sintonia com o Espírito Santo de Deus, podendo ser acrescida de jejum, que serve para mortificar a carne e elevar o espírito: Ser vigilante na obediência e no conhecimento do evangelho, estar sempre em oração. 

O olhai, devemos sempre estar atentos ao nosso redor, para não cairmos nas ciladas do inimigo vivendo cegos pela ilusão do mundo, temos que alçar nosso olhar além da carne, além do hoje, além do materialismo, viver pela fé e esperar na fé.


Efésios 6:10 - No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

Ou para ser mais específico,

Devemos estar atentos ao evangelho, lendo e meditando a Palavra, e também ver e analisar o mundo que nos cerca, a nós e aos nossos.
Devemos estar vigilantes para não nos afastarmos do caminho estreito que leva à salvação, devemos estar vigilantes no amor, no perdão, no gozo, na paz, na longanimidade, na benignidade, na bondade, na fé, na mansidão, na temperança. 
Sem nos esquecermos da caridade, que começa em nosso lar, com nossos familiares e se estende ao próximo.

Devemos vigiar para não incorrermos nos laços da carne, nem cair nos laços do inimigo de Deus.

Efésios 6:18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

E,
Orar, Orar sempre, estando com o espírito na sala do trono de Deus, perante o Pai e o Filho. 

Intercedendo pelos irmãos cristãos, pelos ímpios, pelos políticos, pela nossa igreja, pelos obreiros da seara de Deus, pelos missionários que levam o evangelho aos mais distantes recantos deste mundo... 

Interceder pelos doentes, pelos enfermos de espírito, pelos encarcerados, pela libertação de todos que estejam sob o jugo do diabo.

Orar pelo crescimento do cristianismo, pelo futuro de nosso mundo e de nossas crianças...

Orar sempre, de joelhos no solo, rasgando nosso coração e nossa alma perante o Senhor, implorando por sua misericórdia e perdão de nossos muitos pecados.


Orar e orar.

O cristão que vive em espírito, em qualquer lugar, em todos os  momentos,  leva Jesus Cristo em sua mente, em sua alma, em seus pensamentos.

Quando se distrai, pega a si mesmo louvando ao Senhor em pensamentos absortos.

Este cristão não dá lugar à ação do maligno nem da carne dominadora. 

Ele vive em constante comunhão com o altíssimo Deus onipotente, onisciente, onipresente e eterno. O Deus vivo, Pai-Filho-Espírito Santo, no nome de Jesus Cristo.


Não se deixem ficar desapercebidos, lembrem-se e sigam este mandamento:

Olhai, Vigiai e Orai”.

Gálatas 68 - Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.


Jesus Cristo é o Senhor, eternamente.

Tenha consigo esse lema: Tudo posso em Cristo, que me fortalece. Em Cristo sou mais que vencedor.

Aleluia!

Que o infinito amor de Deus, a infinita graça de Jesus Cristo e as doces e ternas consolações do Espírito Santo dominem sobre todos vós, agora e sempre. 

Amém?




Missionário Virtual Geraldo de Deus    2014,maio 15


Revisto graficamente e atualizado em 2019janeiro,06:  Até aqui o Senhor nos sustentou. Aleluia!

Revisado 2020abril,21


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?