IGREJA PRIMITIVA, A GENUINA IGREJA DE CRISTO







Mateus 3:11 -
 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

Paz seja com todos, 




A Heresia
Heresia (do latim haerĕsis, por sua vez do grego αρεσις, "escolha" ou "opção") é a doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha(m) um sistema doutrinal organizado ou ortodoxo..


A FORÇA QUE DOMINOU  A  IGREJA PRIMITIVA, DESTRUINDO-A

Sabemos que Cristo peregrinou pelas aldeias e cidades de sua nação Israel, pregando as boas novas: o amor, o perdão, a salvação eterna, a ressurreição da alma do justo...
Mas, Cristo padeceu, foi crucificado, morreu, ressuscitou, esteve entre seus apóstolos e após 40 dias foi elevado aos céus, na presença de seus seguidores (cerca de 400 almas).
Os apóstolos iniciaram a pregação das boas novas, do evangelho de Jesus Cristo, levando-o às nações gregas e romanas, e à Ásia menor.
Muitos aceitaram seus ensinamentos e viveram em conformidade com o que lhes era pregado pelos apóstolos  que, além disso, faziam curas milagrosas e muitos outros sinais que atestavam serem portadores da autoridade de Deus, no nome de Jesus Cristo.

Outros, no entanto, se tornaram doutores no entendimento dos ensinos de Cristo, tentando adaptá-los para seu próprio lucro material ou como forma de dominação das massas, obtendo para si e para seus adeptos posições privilegiadas e riquezas. 
Sem a presença física do mestre eterno, muitos se apossaram de suas verdades e ensinaram falsidades. 
Na igreja primitiva, ainda incipiente, enquanto estavam presentes os apóstolos, estes cuidavam de mantê-la fiel aos ensinamentos de Cristo, com o qual conviveram e muito aprenderam.

Mas, novamente o mas... 

Mas estes se foram, mortos em martírios sofridos e seus sucessores foram perdendo a pureza original dos ensinamentos de Cristo.

Aconteceu  do ecumenismo e o secularismo se apossarem da igreja primitiva. 

Homens que não tinham o discernimento dos apóstolos tornaram-se os maiorais das igrejas e muitas controvérsias e muitas heresias foram incorporadas como dogmas, sendo empurradas gargantas abaixo dos fiéis, que foram obrigados a aceitar as mudanças e vivê-las.


Vamos estudar um pouco sobre heresia, a força que até hoje sustenta a maior igreja chamada apostólica romana e que nada tem a ver com Jesus Cristo,


HERESIAS
Para retomarmos a história do conceito, o termo heresia foi utilizado primeiramente pelos cristãos, para designar ideias contrárias a outras aceitas, sendo aquelas consideradas como "falsas doutrinas".
Foi utilizado tanto pela igreja católica como pelas protestantes, ambas argumentando que heresia é uma doutrina contrária à Verdade que teria sido revelada por Jesus Cristo, ou seja, que é uma "deturpação, distorção ou má-interpretação" da bíblia, dos profetas e de Jesus Cristo (bem como do magistério da Igreja no colégio apostólico, no caso da Igreja Católica e dos primeiros cristãos).
A própria Bíblia fala sobre a "aparição de heresias", "idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias," (gálatas 5:20).
Por exemplo, segundo o ponto de vista de determinadas correntes cristãs, os cátaros  da  França pareciam reconhecer dois deuses (um do Bem, que seria Jesus Cristo, e outro do Mal) . A perspectiva  maniqueísta dos cátaros levou as correntes afiliadas ao tronco ortodoxo do catolicismo a argumentar que na  bíblia  existe um só Deus , de modo que este culto foi considerado uma heresia, gerando uma implacável perseguição por parte das autoridades religiosas e seculares que culminou com a chamada cruzada albigense.
Embora o termo "heresia" seja utilizado até à atualidade, terminou por ser historicamente associado à Idade Média, bem como às ações da Inquisição e perpetrados pelo que se convencionou chamar caça às bruxas. Atualmente, pensadores ligados à autoridade eclesiástica admitem que a prática inquisitorial esteja errada ao punir com violência e morte de indivíduos hereges a heresia, ferindo o direito de escolha religiosa que nos dias de hoje é considerado como direito inalienável do ser humano.

Ortodoxia Doutrinária
Desde Jesus Cristo (Jo 17,21) passando por todos os apóstolos, especialmente  Paulo, existe um esforço para manter unidade no cristianismo.  A primeira forma de demonstração desse impulso foi a manutenção da unidade em torno de Pedro.
Se há um só Deus, que se revelou em Jesus Cristo, que fundou Sua única Igreja
 (Mt 16,18) e se Jesus Cristo mesmo diz que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, argumenta-se que não poderiam existir outras verdades verdadeiras.
Tal afirmação, contudo, foi contestada ao longo da história.
Pois se o Cristianismo conheceu o impulso e desejo de unificação e centralização ao longo dos séculos, que praticamente se confunde com a história das sociedades ocidentais, a religião cristã também conheceu inúmeros desdobramentos, cisões, rejeições da autoridade única, e desde cedo proliferaram as mais diversas formas de religiosidade relacionadas com o Cristianismo.
As Heresias, de fato, constituem formas de religiosidade cristã ou concepções do Cristianismo destoantes daquela perpetuada pelo grupo sucessor dos  apóstolos e/ou dos  mártires e primeiros cristãos em geral, cujas acepções eram afins com o grupo que despontava desde o século primeiro como "oficial", no qual se incluíam, no século primeiro, o próprio  apóstolo João,  em idade avançada, bem como  Clemente, e nos seguintes,  Orígenes,  Inácio,   Pápias, Policarpo, Irineu e Antão entre outros.  
Esse grupo rejeitou firmemente qualquer desvio da doutrina que proclamavam, não sem gerar estigmatização e perseguição aos grupos hereges.
A designação de determinada prática religiosa como heresia é construída, evidentemente, a partir de um ponto de vista que se propõe ortodoxo.
No início era pouco evidente uma  igreja  organizada como hoje, e desde o século primeiro, entre os que aderiam ao cristianismo, sempre existiram controvérsias doutrinárias e disciplinares, a respeito das quais se manifestavam com autoridade o grupo dos apóstolos, com especial destaque para Pedro, como se vê em
 At 15, 1-5. Havia grupos em Roma, no  oriente  e norte da  África, que sob influência   helenística,  zoroastrista e de convicções pessoais, que queriam adaptar a doutrina de Jesus às suas ideias.
Os escritos de  Tertuliano contra os heréticos e o  CONTRA HERESIAS  de  Irineu, foram respostas às heresias.
  primeiro concílio de Nicéia  foi convocado pelo imperador  Constantino primeiro, devido a disputas em torno da natureza de Jesus "não criado, consubstancial ao Pai". Na santíssima trindade, as três pessoas têm a mesma natureza, ou seja, a divina.
A partir de 325, algumas verdades do Cristianismo foram estabelecidas como  dogma, através de  cânones promulgados pelo  primeiro concílio de Nicéia, dentre outros.
O credo niceno-constantinopolitano esclarecia os erros do  arianos  que negava a divindade de Jesus. Foi usado por  Cirilo  para expulsar  Nestório.
O sacerdote espanhol  Prisciliano  foi o primeiro a ser executado por heresia, 60 anos após o concílio de Niceia (em 385), sob o protesto de  Martinho, Bispo de  Tours que não aceitava o “ submeter uma causa eclesiástica a um juiz secular”.
Uma das linhas que foi condenada como heresia, era a que divergia da afirmação de que Cristo era totalmente divino e totalmente humano, e que as três pessoas da Trindade são iguais e eternas.
À semelhança do que ocorreu em diversos outros momentos da história, este dogma (Um só Deus em Três Pessoas = Três pessoas e uma só natureza divina assim como existem bilhões de pessoas e uma só natureza humana) foi proclamado como tal em definitivo somente depois que  Ário o desafiou, embora muito antes disso ele fosse ensinado pela ortodoxia.


Heresia na Igreja Católica

Historicamente, houve muitos que discordaram dos dogmas da Igreja.
 Eram considerados hereges quando se tornavam uma ameaça à unidade em torno da autoridade papal e porque propalavam ideias ou práticas contrárias à interpretação da Igreja Católica sobre a Verdade ensinada por Jesus Cristo e contidas nos Escritos Sagrados. A condenação máxima imposta pela Igreja é a pena de excomunhão.
É preciso esclarecer que a pena de excomunhão era aplicada e se uma pessoa ficasse mais de um ano excomungada era considerada herege e processada pela Igreja como tal. Geralmente este processo culminava com a sentença da entrega do herege ao braço secular. Corroboram esse raciocínio, não apenas relatos históricos, como também o teor dos sermões realizados pelos padres que se referiam aos crimes dos hereges, bem como a presença de autoridades eclesiásticas aos  autos-de-fé.
Há farta documentação histórica sobre os autos de fé e seus critérios, merecendo destaque a obra "Manual dos Inquisidores" de  Nicolau Eymerich e posteriormente modificado, mais ou menos 200 anos após, por  Francisco de La Pena.
É importante notar que a ação secular foi maior no período da Idade Média, sobretudo após a instalação do Santo Ofício, ou seja, a Inquisição.
Antes, porém, como é o ensinamento do Evangelho e, portanto, da própria Igreja, a execução de hereges pelo braço secular não era aprovada, como no caso da morte de  Prisciliano, que provocou protestos do  papa Sir´cio.
  Ambrósio e Martinho de Tours pronunciavam-se contra a intervenção secular, considerando um crime fazê-lo.
Foi a partir de certas considerações conexas como a de   Agostinho,  de que a heresia constituía um atentado fundamental contra a sociedade cristã e que esta deveria defender-se com moderação, e, sendo assim, aceitava a pena de morte em caso de perigo social evidente, que a ideia da pena pelas forças do Estado tiveram mais força.


CONCLUINDO


O termo Igreja Primitiva é utilizado para se referir a um período histórico do cristianismo e da Igreja entre 33 - 325 e.C.

Irmãos em Jesus Cristo,

Quando insisto que devemos imitar a igreja primitiva, evidentemente me refiro àquela que foi iniciada e dirigida pelos apóstolos, cheios do Espírito Santo, poderosos nos sinais e milagres, fiéis na doutrina de Cristo.
È a esta igreja, é a esta doutrina, é a esta prática que devemos imitar.
Esta é a verdadeira e genuína igreja de Cristo. Todo o resto é imitação, ou sombra da realidade.
Assim como Cristo nos ensina que o velho testamento é sombra do seu reinado, de sua graça, também a igreja posterior ao período da presença dos apóstolos é apenas sombra da que o Senhor virá buscar.
Não se enganem, Jesus Cristo não aceita falsos profetas, falsos doutores da sua Palavra, falsos pastores, falsas doutrinas, falsos dogmas.

Jesus Cristo ensina:
‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai senão por mim’
Aí está nosso dogma, aí está nossa doutrina.
O que fugir disto não é da vontade de Deus.

A bíblia é a Palavra de Deus revelada e oferecida  à humanidade. Alimente sua alma e seu espírito lendo-a constantemente, e meditando nela.


Paz do Senhor,

Missionário Virtual Geraldo de Deus     2014 maio, 27


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?