EFÉSIOS 4 CERTO/ERRADO








Efésios 4:1 - ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que 

andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

Efésios 5:14 - Por isso diz: Desperta, tu que dormes, 

e levanta-te  dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.



Que a paz seja convosco,

A sabedoria de Deus, espargida sobre seus servos,  é derramada gota por gota e não como chuva, nem mesmo como garoa fina.  Gota a gota. Aos poucos, mas sem cessar.
Se fomos escolhidos pelo Senhor nosso Deus, e aceitamos colocar as mãos no arado, somos servos. Sendo servos, devemos obedecer à  vontade e à direção de nosso  mestre.
Para sabermos a vontade de nosso Deus, devemos estudar a fundo seu evangelho e alcançar a sintonia com o Espírito Santo de Deus.
Se alcançamos e mantemos a  sintonia com o Espírito Santo, este vai nos iluminando as ideias e abrindo  nosso entendimento,  nos  esclarecendo de sua vontade soberana.
Jesus Cristo, eterno mestre, nosso redentor,  regenerador e salvador tem como objetivo para seus escolhidos, que andemos  em santidade, que nos purifiquemos e alcancemos a unidade do Espírito.
Efésios 4:13 - Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Deus conhece cada uma de suas criaturas, porém, poucas de suas criaturas o conhecem;  e menos são aqueles que se empenham em conhecê-lo.
Falam que acreditam em Deus, que têm fé em Deus, mas nem sabem quem ou como é seu Deus. Ignoram que Deus é amor, mas que também é JUSTIÇA. Desconhecem  ainda, que seu Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, formando a Santíssima Trindade. Que Deus é uno, mas trino. Que Deus é Espírito.
Que a promessa de Deus para a humanidade é o reino dos céus, a vida eterna da alma.

No entanto, só se mantém ignorante da vontade e da direção de Deus aqueles que não conhecem sua Palavra.
Em Efésios 4 e 5, nosso mestre eterno Jesus Cristo nos ensina passo a passo, a direção correta  a seguir e a direção errada, que devemos a todo custo evitar.
Em 4.1, nos exorta que andemos  em dignidade, ligando nossa capacidade de obediência ao fato de sermos escolhidos de Cristo por termos inerente em nossa alma a VOCAÇÃO. 
Ou seja, se somos chamados de Cristo para sua seara, é porque Ele dotou nossa alma, desde nossa concepção, com a vocação de sermos seus discípulos e termos a capacidade de chegar a ser um de seus apóstolos.
Não nos esqueçamos, que discípulo é aprendiz e apóstolo é um enviado numa missão específica.
Sendo discípulos, estamos na fase do aprendizado. Somente quando estamos prontos, quando Ele vê que estamos prontos somos elevados a apóstolos. Infelizmente, muitos que mal iniciam seu discipulado já querem atuar como apóstolos e muitos que são, por Cristo, elevados ao apostolado, se perdem sem cumprir sua missão, fraquejam, não perseveram.
A obra de Deus deve ser feita sob a direção do Espírito Santo e não pela força de nossa mente humana.
Em Efésios 4 e 5, o Senhor nos mostra o que devemos fazer para andar como autêntico apóstolo imitador de Cristo e também o que não devemos fazer.
Devemos agir observando estes ensinamentos:
1-      ...humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor;  ...Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
2-      ...guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz;
3-      Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;
4-      Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
5-      - ...como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;...uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores;
6-      ...vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
7-       E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
8-      - Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; ...
9-      Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
10-    Não deis lugar ao diabo.
11-    Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe...
12-   Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe,...
13-   Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
14-   E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
15-   Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz.

18-    Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;
19-   Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.
20-   De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
21-   ”E não entristeçais o Espírito Santo de Deus...”  .


O que devemos rejeitar
1-  E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as

2-    E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
1          3-      Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
2          4-      Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. (Parvoíce significa tolice. Torpezas:coisa imoral, vergonhosa. Chocarrice: zombaria, gracejos de mau gosto).
3           5-      Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
4           6-      Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

Aqui, a conclusão do objetivo desses ensinos para todos os membros da igreja:

  1. 1-      Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina...
  2. 2-      Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
  3. 3-      Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.

Os itens acima mencionados estão escritos com toda clareza no Evangelho, tendo sido inspirados pelo Espírito Santo ao apóstolo Paulo, cerca de dois mil anos atrás. E continuam, como todos os ensinamentos da Palavra de Deus, atuais e eficazes.
Jesus Cristo falou:  “Os céus e a terra passarão, mas a minha Palavra não passará.”
O tempo tem confirmado essa verdade. Os tempos e costumes mudam, a sociedade muda, os valores mudam, mas os ensinamentos de Jesus de Nazaré continuam atuais e atuantes, vivos e presentes como o nosso próprio Deus: vivo, presente, atuante, onipotente, onipresente, onisciente e eterno.
 A Ele a honra, a glória e todo louvor.
Bem como continua a persistir  a pequenez e estreiteza da mentalidade daqueles que não conseguem aceitar a existência de uma potência criadora, nosso Deus, que tudo criou.
Sobre a vida eterna, também tenho ouvido muito disparate da parte de pessoas ímpias, sem fé, sem doutrina.
Acham que a eternidade na presença de Deus será algo muito chato, sem graça, enfim, tedioso.
Para esses eu digo apenas, que estar na presença de Deus será algo glorioso. Quando o evangelho fala em gozo de alma, somente aquele que já foi tocado pelo Espírito Santo sabe o verdadeiro significado disto.
Não tem como descrever a suprema alegria interior, a vibração de cada molécula da alma, (alma tem molécula? É a forma que achei para me expressar), a mente cheia de radiante luz, a sensação de alegria tão grande que a gente ri e chora ao mesmo tempo, extasiado.  Um enlevo sem explicação plausível.
Se sentimos tão grande júbilo em carne, imaginem se estivermos com a alma livre das amarras e limitações do corpo. Qual não será a magnificência, a sublime sensação que ocupará toda alma salva e glorificada por Cristo... Aleluias.
Numa alma salva, transformada e  glorificada não haverá espaço para tristeza nem dor nem enfermidades.
Ah, e tédio é uma sensação que morrerá com o cérebro carnal.
Aos que forem salvos somente o amor de Deus preencherá todas as lacunas de suas almas.
Glórias a Deus,  Aleluias.

Que o amor de Deus ocupe todo seu coração e se espalhe por todo o corpo, atingindo também seu espírito e purificando sua alma, vivificando sua fé.


Missionário Virtual  Geraldo de Deus    2014 abril  06



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?