ALMA






GÊNESIS 2 : 7E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, 

e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito 

alma vivente. 

A vida é dom de Deus. Deus formou o homem do pó da terra  e soprou em suas narinas O FÔLEGO DA VIDA.   Esse sopro de Deus fez daquela obra inerte um ser vivo, uma alma vivente.

Alma, hebraico "nephesh". Significados principais: alma, ego, vida, pessoa, coração; refere-se à essência da vida, ao ato de respirar, tomar fôlego.

Alma, grego psyche. Significados principais: a vida natural do corpo; vida; a parte imaterial, invisível do homem, o homem interior (Mt 10.28; At 2.27; 1 Rs 17.21).




Entendemos, então, que o corpo é apenas uma vestimenta temporária, que vai se desgastando, sendo destruído pelo tempo.  Mas, que o espírito é uma porção do Espírito de Deus e que a Alma é a vida que nos foi doada por Deus, através de seu fôlego divino.


Mateus (MT) 10 : 28E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.


Atos dos Apóstolos (AT)  2 : 27Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção; 

 

1 Reis (1RS) 17 : 21Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele.

O PECADO TROUXE A MORTE COMO UM FARDO PARA A HUMANIDADE:
Adão e Eva não morreram imediatamente após desobedecer à ordem do Senhor, mas ficaram  sujeitos à morte física. Porém a sua morte espiritual foi imediata (Gn 3.7-13). 
Depois que o pecado pairou sobre a raça humana pela desobediência  do primeiro casal, passou a haver separação  na morte,  do corpo,( que volta à terra), e do espírito (que volta para  Deus) (Ec 12.7).

 Eclesiastes 12.7- “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”




Cristo, em agonia em suas horas finais de sofrimento, nos mostra :
Jesus, no Getsêmani: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal" (Mt 26.38). Na cruz, Ele bradou: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lc 23.46)



Devemos observar e salientar que não são todos os espíritos e todas as almas desencarnadas que voltam para Deus.

 Há uma condição, a do arrependimento e busca do perdão para com o nosso Deus antes da morte do corpo:

Eclesiastes (EC)  12 : 1LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;


12 : 6Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,





[Lembra-te também do teu Criador] ... Antes que se rompa o cordão de prata, [isto é, antes que a morte chegue e seu espírito e alma se separem do corpo finito.  É nessa condição de homem arrependido e voltado para Deus, que a alma imortal, separada do corpo na hora da morte, "volta para Deus, que a deu".



Isso ressalta a fragilidade da vida do homem que vive  sem temer a Deus, sem se lembrar do seu Criador, sem nenhuma preocupação com a vida espiritual futura. 
Um corpo que se acaba em pó contrasta com a  vaidade e orgulho dos que não se submetem à vontade de Deus.


Eclesiastes 12.7- “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”


A alma é imortal, e não morre com o corpo, nem com o corpo dorme na sepultura, mas segue imediatamente para Deus, sendo que o contexto determina a condição de se fazer a vontade de Deus, de ser obediente à sua Palavra. Jesus nos ensina  que quando descemos ao pó, a nossa porção  imaterial e invisível sobrevive, não morre:

MATEUS 10.28  E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. 

 Paulo, o apóstolo dos gentios, que teve de Jesus Cristo a revelação do seu evangelho, nos afirma que ao morrer imediatamente estaremos com nosso Salvador:

Filipenses (FP) 

1 : 21Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.

1 : 22Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.
1 : 23Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.

Se Paulo cresse que iria apodrecer no túmulo e nada dele sobraria até a ressurreição, não haveria nenhum  lucro imediato. 
Melhor seria continuar vivo e pregando o Evangelho. 
Mas ele tinha a promessa do mestre eterno, Jesus Cristo: a sua alma não morrerá. Partir e estar com Cristo transmite a certeza  de translado imediato, sem demora, instantaneamente, imediatamente. 


 O corpo com o qual nascemos do útero de nossa mãe, traz em si a alma e o espírito. Quando morremos, há imediata separação destes três elementos, sendo que a parte carnal volta para a terra após algum tempo, pela decomposição natural. Já o espírito e a alma, estes continuam vivos.

E existe um destino pré-determinado pelo nosso Criador, dois caminhos possíveis, um dos que são chamados filhos de Deus (em direção a Jesus Cristo) e o outro o caminho dos rejeitados por Deus (em direção ao lugar de sofrimento eterno).


As sagradas escrituras nos esclarecem nitidamente sobre este assunto, só não enxerga aquele que não quer ver, ou aquele que vai adiando indefinidamente seu encontro com Deus.
Esquecem-se porém, que a vida humana é como uma chama tênue de um palito de fósforo aceso: vai se queimando e se apaga rapidamente.

O tempo é senhor da vida.
Mas Deus é Senhor do tempo.  Ele é imortal, é eterno.



CONCLUSÃO


MAS JESUS CRISTO VEIO TRAZER O PERDÃO E O RESGATE







++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
LETRA DO HINO


Nenhuma 


Condenação Há



(Armando Filho)
De todas as provas que eu
Já passei
É bem difícil Senhor
A gente ás vezes ouvir,
Acusações do vil tentador
Lembranças do passado vem
E querem me fazer parar
Ou mesmo palavras de alguém
Que não quer na gente acreditar
E quase parando sem forças e vigor
A gente lê a palavra
Encontra bastante poder
Prá vencer
E continuar a jornada
E vêr que o passado ficou prá tras
Pois Cristo na cruz tudo já venceu
E saber que Dele não lembra mais
Eu canto pra glória de Deus.
Nenhuma condenação há
Para quem está em Ti Jesus
Cuja a vida coberta está
Pelo sangue que desceu na cruz
É certo que provas virão
Investidas do vil tentador
Mas nenhuma condenação há
Para quem está em Ti
Querido Senhor
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


A partir do momento de nosso nascimento neste plano de existência, só existe uma certeza para os vivos:
A MORTE.
O dia e a hora da morte de cada um dos viventes, somente Deus o sabe e tem o controle.

Deus tem o controle sobrenatural de todas as coisas e de todos os acontecimentos.

E, através de Jesus Cristo, após sua morte na cruz do calvário e posterior ressurreição, Deus nos oferece uma oportunidade de continuarmos vivendo ao seu lado, na eternidade.


É dom gratuito de Deus e chama-se SALVAÇÃO ETERNA.


Cabe a cada um de nós escolher o caminho que trilhará nesta vida e na outra, no além túmulo.

PENSEM BEM NISSO.

Que o Espírito Santo de Deus possa falar melhor em cada um de nossos corações, para nos direcionar no caminho que leva ao Reino dos Céus. Amém.

Missionário Virtual  Geraldo de Deus              Janeiro, 2014    07

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?