Se Creres...

 

João 12:36 - Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles.

João 12:37 - E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele; 


Saudações a todo leitor. Paz de Cristo.

"Até aqui nos ajudou o Senhor"!

Começou o mês de novembro de 2023, aproxima-se o final de mais um ano no qual o Senhor Jesus nos sustentou e nos deu vida e livramentos.

Jesus veio ao mundo trazer o poder de Deus e fazer sinais, para que ouvissem as boas novas das quais falava.

1 Coríntios 4:20 Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. 

Jesus sempre foi o poder de Deus encarnado, pois era e é Deus.

O Deus do impossível,

Mateus 19:26 - E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. 

Glórias ao nosso Deus!


___________________________________________________________________
_________________________________________________


Louve com ardor

Hino 18 da Harpa Cristã
Grata Nova

___________________________________________________________________
_________________________________________________

Uma outra abordagem para falarmos na FÉ em Cristo é, "Se Creres"!

Quando Jesus veio ao mundo os religiosos não creram n' Ele.

Na passagem bíblica onde registra-se a ressurreição de Lázaro, Jesus Cristo fala para a irmã do defunto, "Se creres verás a Glória de Deus", ou seja, se tu tiveres fé, verás acontecer o impossível, o milagre da ressurreição.


João 11:





Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.

E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo.

Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.

E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.

Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.

Ouvindo, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava.

Notemos que a primeira coisa que veio à mente de Maria, irmã de Lázaro, foi pedir ajuda a Jesus Cristo. Ela mandou avisá-lo que Lázaro estava enfermo. Certamente ela acreditava que Jesus iria vir imediatamente para curar seu irmão, pois Ele amava aquela família.

Contudo, não aconteceu assim. Jesus ao ouvir a notícia, profetizou que aquela enfermidade não era para a morte, mas para a glória de Deus, para provar aos incrédulos que Ele era o filho de Deus, e que tinha o poder de realizar o sobrenatural de Deus. E ficou mais dois dias no lugar onde estava, sem se dirigir até Betânia, local de residência do enfermo. E, neste ínterim Lázaro morreu e foi enterrado.

¹⁷ Chegando, pois, Jesus, achou que já havia quatro dias que estava na sepultura.

¹⁸ (Ora Betânia distava de Jerusalém quase quinze estádios).(João 11:17,18).

Chegando em Betânia após quatro dias. Parecia ser impossível Jesus fazer algo em favor de Lázaro que estivera enfermo e que viera a falecer.

²⁰ Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.

²¹ Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.

²² Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.

²³ Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.

²⁴ Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.

Como o Mestre eterno Jesus Cristo não se apressou, nem determinou a cura à distância, como poderia ter feito, Lázaro veio a falecer. E foi enterrado. 

Assim, quando Jesus chegou a Betânia, seu amigo Lázaro estava morto e enterrado.

Apesar disso, mesmo triste pela perda, Marta acreditava no poder de Deus, e em Jesus Cristo, o Salvador.

Jesus lhe diz que Lázaro iria ressuscitar, e ela, conformada, disse, "sim, após o Juízo Final...


²⁵ Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

²⁶ E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

A resposta surpreendente de Jesus nos faz ter a certeza que Ele é Deus, que Ele é o Deus do Impossível, pois declara, 

"Eu Sou",

como Deus se apresentou a Moisés no Deserto... "Eu Sou"!

"Eu Sou a ressurreição e a VIDA"! E acrescenta, 

"Quem crê em mim, ainda que esteja morto, VIVERÁ"!

Glórias a Deus!


²⁷ Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.

²⁸ E, dito isto, partiu, e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está cá, e chama-te.

²⁹ Ela, ouvindo isto, levantou-se logo, e foi ter com ele.

³⁰ (Pois, Jesus ainda não tinha chegado à aldeia, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.)

³¹ Vendo, pois, os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo: Vai ao sepulcro para chorar ali.

³² Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.

³³ Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.

O amor de Deus, o amor de Jesus, a compaixão que Ele tem por cada uma de suas criaturas, é infinito.  


³⁴ E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.

³⁵ Jesus chorou.

³⁶ Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.

³⁷ E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?

³⁸ Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela. (João 11:20-38).

Ele se perturbou vendo tanta tristeza em seu redor, tanto que chorou... e resolveu que findaria com todo aquele choro e sofrimento.

Ordenou que abrissem o túmulo...

³⁹ Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.

⁴⁰ Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?

Ele teve que ser firme, pois não esperavam mais nada em favor de Lázaro. Para todos ali, inclusive as irmãs, a morte era o fim.

Mas Jesus ordenou que abrissem o túmulo, "Tirai a Pedra"!

Esta ordem de Jesus nos ensina que devemos tirar a pedra da incredulidade que carregamos em nosso coração e em nossas mentes, para que Ele possa fazer acontecer o sobrenatural de Deus em nossas vidas.

Enquanto não tirarmos a pedra que cerceia nossa fé, o milagre não acontece.

 "Tirai a Pedra"!


⁴¹ Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.

⁴² Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.

⁴³ E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.

⁴⁴ E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir. (João 11:39-44).

Oh, Glória!

E aconteceu o impossível, o defunto retornou da morte.

Seu corpo gelado e petrificado ganhou o sopro de vida, bastando para isso uma ordem de Jesus Cristo, o qual determinou a sua ressurreição.

Glórias a Deus!



E aconteceu a ressurreição de Lázaro, para espanto de todos quanto estavam ali. E também como testemunho do poder sobrenatural de Deus que Jesus carregava em si.

Como quando da criação do mundo e da vida, bastou uma ordem do Verbo Vivo, Jesus Cristo, nosso Deus todo poderoso, (Deus é Pai,Filho,Espírito Santo, um só Deus), e a vida aflorou naquele corpo morto.

Amém?


________________________________________________________________

Aprendendo a Palavra



O Que Significa Ebenézer?

Ebenézer significa “pedra de ajuda” e é um nome mencionado três vezes na Bíblia no Antigo Testamento. Apesar de ser uma palavra muito utilizada entre os cristãos, nem todos conhecem de fato o seu significado. . É comum entre os cristãos o entendimento de que Ebenézer significa “até aqui nos ajudou o Senhor” (1Sm 7:12), porém este não é o seu significado correto.

Para entendermos corretamente o que significa Ebenézer, precisamos conhecer o contexto em que tal palavra aparece na Bíblia.

Ebenézer na Bíblia

A palavra Ebenézer é citada apenas no primeiro livro de Samuel (1Sm 4:1; 5:1; 7:12). A seleção de textos entre os capítulos 4 e 7 de 1 Samuel, registra o conflito dos filhos de Israel com os filisteus, enfatizando o contraste entre a liderança de Eli e seus filhos com a liderança de Samuel. Podemos dividir estes capítulos da seguinte forma:

Israel é derrotado e perde a Arca (1Sm 4:1-22).

A Arca fica em posse dos filisteus (1Sm 5:1-12).

A Arca é devolvida pelos filisteus (1Sm 6:1-7:1).

Samuel conduz Israel à vitória sobre os filisteus (1Sm 7:2-17).

Nas duas primeiras referências (1Sm 4:1; 5:1), Ebenézer é o nome do local em que Israel acampou para a batalha contra os filisteus, e onde ocorreu a dupla derrota de Israel frente a este povo. Foi neste local que os filhos de Eli foram mortos, o povo de Israel derrotado e a Arca da Aliança foi tomada (1Sm 4:1-22).

Com tal derrota, iniciou-se um período de domínio filisteu, que durou pelo menos vinte anos (1Sm 7:2). Essa derrota foi resultante da desobediência e do comportamento errado e idolatra dos israelitas, os quais tentaram manipular o próprio Deus e foram duramente castigados.

Já na referência do capítulo 7, temos a descrição de um cenário completamente diferente, com Samuel liderando o povo de Israel a vitória contra os filisteus, e ficando claro que a liderança exercida por Samuel era aprovada por Deus.

Na ocasião, os israelitas tinham se arrependido dos pecados que cometeram, e se livraram da adoração aos falsos deuses (1Sm 7:4). A vitória veio de modo providencial. A Bíblia relata que enquanto Samuel estava sacrificando um cordeiro em holocausto, “os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o Senhor aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel” (1Sm 7:10).

A localização de Ebenézer

Os estudiosos se dividem com relação à localização dos locais citados nestas passagens. Alguns consideram que o local da primeira e da segunda batalha sejam os mesmos, ou seja, o lugar chamado Ebenézer citado nos capítulos 4 e 5 é o mesmo da referência no capítulo 7 onde Israel saiu vitorioso.

Outros estudiosos consideram que o lugar chamado de Ebenézer nos capítulos 4 e 5, não deve ser confundido com o local onde Samuel colocou uma pedra e chamou de “Ebenézer” no capítulo 7, que, por sua vez, claramente é situado na Bíblia entre Mispa e Sem (1Sm 7:12).

Assim, o primeiro local mencionado nos capítulos 4 e 5 possui localização incerta. Esta última posição parece ser a mais coerente. Seja como for, a localização não interfere no significado da ação tomada por Samuel no capítulo 7.

A aplicação da palavra Ebenézer

Após a vitória do povo de Israel sobre os filisteus, Samuel colocou uma pedra memorial e chamou de Ebenézer, de modo que, além de comemorar a vitória concedida por Deus, também recordava que a terrível derrota antes sofrida devido ao comportamento errado do povo, agora havia sido revertida após a submissão desse mesmo povo a Deus.

Ao colocar a pedra memorial, Samuel disse: “Até aqui nos ajudou o Senhor” (1Sm 7:12). Como já vimos, esse não é o significado da palavra Ebenézer, mas é provável que Samuel, além de se referir ao local da derrota anterior, também tenha utilizado o significado literal de Ebenézer (“pedra de ajuda”) como um jogo de palavras para se referir à ajuda divina naquela batalha.

A expressão “Até aqui nos ajudou o Senhor“, originalmente pode ser aplicada em dois sentidos diferentes: espacial (localização) e temporal (momento). Os estudiosos também discutem sobre qual seria o sentido mais coerente.

No sentido espacial, ela pode se referir ao fato de que Deus havia dado a Israel a vitória sobre os filisteus e o domínio sobre aquela localização.

Já no sentido temporal, ela pode se referir aos eventos seguintes que ocorreram na história de Israel, servindo como pano de fundo aos relatos do capítulo 8, onde o povo de Israel mais uma vez buscou auxílio em outro lugar, isto é, na pessoa de um rei humano, a fim de ser como as outras nações (1Sm 8:5). 

Neste último caso, “até aqui” pode também ser traduzido como “até este momento”.

Fonte: Daniel Conegero 



Até este momento nos ajudou o Senhor!

Amém?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________


CONCLUINDO

Até aqui nos ajudou o Senhor...

Deus é bom

E sua misericórdia dura para sempre...

Na verdade, a misericórdia de Deus nos ampara enquanto estamos vivos neste plano físico, corporal.

Quando partimos para o plano espiritual, após a morte do corpo, na existência da alma desencarnada, o que pode nos dar amparo é a graça de Jesus Cristo.

A graça de Jesus Cristo dura para sempre, é eterna!

Pois, Jesus Cristo é o pão da vida.

Assim como Ele ressuscitou Lázaro em Betânia, também pode nos ressuscitar mediante uma ordem Sua.

Ele nos fez a promessa de Ressurreição e Vida Eterna.

Não apenas Vida Eterna, mas ressurreição após a morte.

Amém?

Se estamos vivos, é porque Ele nos tem sustentado.

Se temos saúde, é porque Ele nos tem curado.

Se temos liberdade e união com o Espírito Santo, é porque Ele nos liberta do jugo desigual do diabo, o qual reina neste mundo cruel.

Se temos paz, é porque Jesus é paz e vida... E vida em abundância.

"Tudo o que pedirdes, crendo, recebereis"! Nos afirma Jesus Cristo!

É uma questão de pedir e crer. Ter a certeza que Deus é nosso Pai amoroso, justo, fiel. Ele atende aos anseios de seus filhos.

É saber que o amor de Deus é incondicional.

Amém?


Portanto, se você ainda não aceitou Jesus como seu único e suficiente salvador, não perca tempo, amanhã pode ser muito tarde.

Aleluia.

Glórias a Deus!


Olhai, Vigia e Orai.  Jesus está voltando.


Missionário Virtual Geraldo de Deus           2023novembro, 10

Milagre



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?