Jesus Primogênito e Deus Redentor

 

Efésios 1:3- Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo 


 A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo - (Efésios 1:2),


Em Efésios, o apóstolo Paulo faz a abordagem dizendo "Bendito o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, entretanto, baseados no ensinamento de Jesus Cristo, concluímos que  Ele mesmo é Deus, pois nos ensina "Eu e o Pai somos Um", e também diz textualmente, "Quem vê a mim Vê ao Pai".

É importante sempre frisar que Deus é Pai/Filho/Espírito Santo, um só Deus indivisível, onipotente, eterno, justo e amoroso...

Mas, na sequência entendemos que a vinda de Jesus Cristo ao mundo nos trouxe libertação e bênçãos.

...o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.

Anteriormente era necessário um Sumo sacerdote do judaísmo para interceder em favor do pecador, para apresentar a Deus as oferendas a fim de serem sacrificadas para a remissão dos pecados.

Com a morte e ressurreição de Jesus Cristo, o qual se fez oferenda viva em favor de todo pecador deste mundo, o véu do santo dos santos do templo se rasgou de alto a baixo, mostrando que tal intercessor humano já não seria mais necessário. 

A partir daquele momento Jesus Cristo se fez o Mediador entre a humanidade e Deus.

1 Timóteo 2:5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 


Jesus Cristo não só é o eterno Sumo sacerdote como também tem o poder de perdoar pecados e de justificar o pecador arrependido.

Marcos 2:10 - Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), 

Não devemos ter pecados de estimação, como Jó, devemos nos desviar do pecado, devemos buscar a cada dia ser melhor que antes, para alcançar a santificação.

Entretanto, saibam todos, e anunciemos isto ao mundo, há um advogado fiel que morreu na cruz para salvar o pecador.

Aleluia. Glórias a Deus!

____________________________________________________________________________________________________________________________________

     LOUVE

Tua Graça me Basta
Davi Sacer

____________________________________________________________________________________________________________________________________


1 Coríntios 1:9 - Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. 


JESUS - PRIMOGÊNITO SOBRE TODA A CRIAÇÃO


Primogênito da Criação: O que significa? Jesus foi criado? Entenda!


8 minutos para ler

A afirmação mais importante, o alicerce, a pedra angular da Fé Cristã, é que Jesus Cristo é Deus.

Porém, existe uma passagem na Bíblia que pode gerar dúvidas em relação a essa afirmação. Ela se encontra na Carta de Paulo aos Colossenses, no capítulo 1, versículo 15:

“Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação…”

Se Jesus é Deus, como ele pode ter sido criado? É isso que essa expressão de Paulo, de fato, quer dizer?

Algumas pessoas e religiões — como Testemunhas de Jeová — utilizam esse versículo para confrontar a afirmação: Jesus é Deus.

Neste post vamos entender se Jesus foi ou não criado e o verdadeiro significado da expressão do Apóstolo Paulo.

Para entendermos como a expressão não tem nada de contrária à Fé Cristã, primeiro vamos entender se a Bíblia diz que Jesus foi criado. Entendendo todo o contexto das escrituras, teremos uma visão mais clara do que Paulo está dizendo.

Jesus foi criado ou sempre existiu?

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… e o Verbo se fez carne e habitou entre nós…” (Jo 1:1-14)

É assim que o Apóstolo João começa a narrativa do seu Evangelho. Referindo-se a Jesus como o Verbo, a Palavra de Deus, que não só existia desde a eternidade, como era Deus.

Um dos objetivos de João era combater heresias da época que negavam a divindade de Cristo.

Por isso, João escreve esse prólogo maravilhoso em seu Evangelho, remetendo à criação do Mundo em Gênesis, onde Deus cria todas as coisas por meio da sua Palavra.

“Disse Deus: Haja luz; e houve luz” (Gn 1:3). É essa palavra, o Verbo que cria todas as coisas, que estava com Deus na criação.

Esse Verbo é o próprio Jesus.

E o Evangelho de João não é o único livro que aponta para a existência eterna de Jesus:

  • No livro de Apocalipse ele é o “Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Ap 13:8)
  • Para o profeta Isaías ele é o “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9:6)
  • Paulo diz na carta à igreja de Filipos que Jesus é Deus (logo, eterno) que se esvaziou e assumiu a forma de homem (Fp 2:5-11)
  • Em outra carta, aos romanos, Paulo escreve que “dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas” (Rm 11:36)
  • Na carta aos colossenses, Paulo diz que “nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra…” (Cl 1:16)
  • E o próprio Cristo alega a sua eternidade ao afirmar que “antes que Abraão existisse, EU SOU (nome usado por Deus ao se apresentar para Moisés)” (Jo 8:58)).

A partir desses poucos versículos podemos ver como é consenso entre os autores Bíblicos que Jesus Cristo é Eterno, ele é Deus e, portanto, nunca foi criado. ELE É!

Isso não explica o que Paulo quis dizer no versículo tema deste texto. Porém, é usando toda a base bíblica que conseguiremos entender o escrito paulino.

O objetivo da carta de Paulo aos Colossenses

Paulo escreve a carta aos Colossenses após receber a visita do seu amado irmão Epafras. 

Epafras é o fundador da igreja de Colossos e provavelmente da de Laodicéia também. Paulo nunca havia visitado estas igrejas.

A partir da visita Paulo descobre que a igreja está sendo pressionada por doutrinas heréticas de duas naturezas: 

  • Judaizantes: que colocavam um peso de salvação no cumprimento da Lei.
  • Gnósticos: embora o termo só surgiu no século II, a doutrina já contaminava as igrejas, negando a divindade de Cristo, uma vez que a matéria é ruim e Deus jamais encarnaria.

E é para combater essas heresias, principalmente, que Paulo escreve a carta. No primeiro capítulo, Paulo escreve um belo poema entre os versículos 15-20, afirmando a divindade de Cristo.

Portanto, é exatamente combatendo a ideia de Cristo não ser Deus que Paulo utiliza o termo discutido. 

O que então ele quis dizer?

O que significa Primogênito da Criação 

Não é segredo para ninguém que a palavra primogênito significa “o que veio primeiro”. Em uma família com 3 filhos, o primogênito é o mais velho deles.

Porém, esse não é o único significado da palavra. O termo usado por Paulo é palavra grega prototokos, que de fato significa aquele que veio primeiro, mas também se refere à proeminência quanto a direitos.

Na carta aos Hebreus, o autor utiliza o termo para mostrar como até os anjos adoram o Primogênito, referindo-se à sua posição, relevância e título (Hb 1:6).

Já na carta de Paulo aos Romanos, o termo é utilizado para mostrar a proeminência de Cristo sobre todos os seus irmãos adotados por meio dele (Rm 8:29).

Quando Paulo refere-se a Cristo como o Primogênito da criação, quer dizer então que Cristo é mais importante e proeminente em relação a toda criatura.

Além disso, Cristo é chamado em Hebreus e no Evangelho de João de filho Unigênito do Pai. Distinguindo a sua natureza de todos os outros filhos adotados, que somos nós.

Vamos entender melhor a importância e o sentido da Primogenitura:

Primogenitura na Bíblia

O termo é extremamente relevante em toda a Escritura, e desde o antigo testamento podemos ver ele se referindo não apenas a vir primeiro, como também a um direito, um título.

Vamos ver alguns exemplos:

Jacó e Esaú

Na famosa história entre os dois irmãos, Jacó suborna Esaú pelo seu direito de primogenitura. 

Se esse direito representasse apenas quem nasceu primeiro, seria impossível que ele deixasse de ser de Esaú. 

Ainda assim, quem concede o direito é o próprio Deus, “que amou Jacó, porém aborreci a Esaú” (Ml 1:2)

A proeminência entre os filhos de Isaque foi de Jacó. É dele que descende o Messias, são dele as 12 tribos que formam a nação de Israel.

Manassés e Efraim

Outro exemplo de primogenitura para o filho mais novo acontece com os dois filhos de José.

Quando vão receber a benção de seu avô, Israel, José posiciona o primogênito (mais velho) sob a mão direita e o mais novo sob a mão esquerda de Jacó.

Porém, o Patriarca inverte as suas mãos. Pensando ser por conta da sua cegueira (já era avançado em idade), José corrige o pai, que logo afirma: “o seu irmão menor será maior do que ele” (Gn 48:19).

Ali fica clara a proeminência de Efraim sobre o seu irmão mais velho Manassés.

Israel, primogênita entre as nações

Outro exemplo pode ser visto quando Deus, por meio do profeta Jeremias, refere-se à Efraim (Israel) como a primogênita dentre as nações.

Israel não é a primeira nação a surgir na Bíblia, porém é a primeira a ser escolhida e tinha proeminência sobre todas as demais nações no Antigo Testamento.

O valor da primogenitura

É importante destacar também como na época a primogenitura era extremamente relevante.

Quem possuía o direito era responsável pelo nome, herança e responsável pelo futuro do seu clã (família). Na época o clã tinha um valor muito maior que o indivíduo. É visível pela importância de ser “filho de Davi” ou “filhos de Abraão”.

Isso também é evidenciado na Páscoa, quando os primogênitos do Egito morrem. O que mostrou a impotência dos deuses do Egito em proteger o herdeiro, o mais proeminente, dos clãs.

Jesus, Senhor sobre a Criação

Portanto fica claro como Paulo nunca quis dizer que Jesus foi criado, mas referia-se ao valor imensuravelmente superior de Jesus sobre toda a criação.

Alegar que Cristo foi criado seria concordar com a heresia que o próprio Apóstolo estava tentando combater.

Além disso, o versículo seguinte também deixa muito clara a intenção do seu autor:

“… o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas…” (Cl 1:15-16).

Muitas vezes não notamos a importância das conjunções na Bíblia, mas aqui, o “pois” (hoti no grego) esclarece qualquer dúvida. 

Esse “pois” é uma conjunção explicativa, significando “porque”, “uma vez que”, “visto que”. 

Ele é o mais proeminente sobre toda criação “PORQUE nele foram criadas todas as coisas”.

Cristo não é só o mais importante como é a causa de toda a Criação

Portanto tentar alegar que Cristo foi criado por conta desse versículo é jogar no lixo toda a teologia paulina, todo o contexto da carta e todos os versos que cercam a frase.

A afirmação de Paulo não nega, mas concorda com toda a teologia das Escrituras.

Por isso é fundamental nunca tirarmos um versículo do seu contexto e sempre irmos a fundo para entender o seu significado. 

A Bíblia explica a Bíblia, e nesse caso não foi diferente.

Existe algum outro versículo que você tem dúvidas quanto ao seu significado? Se sim, compartilhe com a gente nos comentários que tentaremos ajudar você a compreender melhor as Escrituras a cada dia!

POR ANDRÉ MOUSINHO - 30/04/2020

Fonte - Luzeiro 

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESCOLHIDOS POR DEUS

Jesus Cristo foi elevado ao céu num corpo glorificado, não em espírito, mas em corpo físico com o qual ele comeu peixe e tomou vinho com seus discípulos e apóstolos após sua morte e ressurreição.

Entretanto, entendemos que ele não foi o único a ser elevado aos céus com um corpo físico, contudo, foi o primeiro a ser ressuscitado e recebido no céu após ter sido morto neste mundo.

Antes da vinda de Jesus Cristo, Deus elevou aos céus num corpo físico sem ter conhecido a morte ao profeta Elias. (Cerca de 870 A.C)

E, bem antes, nos primórdios, elevou aos céus num corpo físico sem ter conhecido a morte ao homem de Deus, Enoque (Enoch), da sétima geração depois de Adão.



Enoque, bisavô de Noé.

Os planos de Deus são perfeitos e agindo Deus, quem pode impedir?

Deus veio ao mundo revestido em carne, como Emanuel, ou Jesus Cristo, para cumprir a missão redentora de perdoar o pecado que Adão e Eva cometeram, pecado este que colocou maldição de Deus sobre todas as criaturas humanas.

Gálatas 3:26 - Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 

Jesus Cristo veio nos reconciliar com Deus, fazendo-se a si mesmo como o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.

Somos filhos de Deus, por adoção de Jesus Cristo, o qual estendeu Sua graça e misericórdia sobre toda a humanidade.

Amém?

Portanto, verdadeiramente, todos somos escolhidos de Deus para irmos morar no reino dos céus junto com Nosso Senhor Jesus Cristo, com a alma lavada e remida no Sangue do Cordeiro.

Basta para isso que nos coloquemos sob o jugo suave de Cristo. Que tomemos nossa cruz e persistamos em trilhar seguindo os passos de Jesus Cristo.




Que aceitemos Jesus Cristo como nosso único e Suficiente Salvador, e jamais neguemos nossa fé, mas que perseveremos até o fim.

Amém?

Glórias a Deus!


_________________________________________________________________________________________________________

Louve a Deus


Hino 370 da Harpa Cristã
Grato a Ti

___________________________________________________________________________________________________________________________________




Colossenses 2:6 - Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, 

Deus é fiel. Seja fiel a Deus, em retribuição a tudo o que Ele faz por sua vida.

Não basta aceitar Jesus Cristo como Salvador, é preciso perseverar no caminho estreito, pois estreita e apertada é a porta do reino dos céus.

Mateus 7:14 - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. 

O mundo oferece muitos caminhos largos e planos que são caminhos de morte. 

Porque o diabo é o príncipe deste mundo, e nele reina. 

Devido a isto o mundo é domínio do caos. É campo de batalha, é morada da injustiça.

No mundo os arautos do diabo pregam a liberdade nos vícios, como se viver em vício fosse ser livre, enquanto viver para Cristo fosse ser tolhido no direito de escolhas.

Isto é típico do diabo, o pai da mentira, pois somente em Cristo somos livres.

Livres para sermos retos em nosso caráter, livres para sermos bons pais e boas mães de família, livres para sermos bons filhos...


Em tudo o mundo contraria os mandamentos de Deus, portanto, não ame ao mundo, pois o mundo não tem o amor de Deus...

1 João 2:15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 

Também devemos optar em sermos fiéis a Cristo, fiéis a Deus que é PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO. Não podemos deixar que o mundo nos atraia e nos faça escravos do diabo, seu príncipe governante.

O objetivo do diabo e de todos seus demônios é tornar escravo o ser humano cegando-o espiritualmente. A maior mentira do diabo é fazer que se creia que ele não existe e não esteja todo o tempo atuando contra as criaturas de Deus e contra os filhos de Deus.

Jó 2:2 - Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. 

Por isto que o apóstolo Pedro nos adverte,



O diabo, inimigo de nossa alma, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem tragar.

Sim, ele atenta, ele semeia discórdia, semeia contenda, semeia medo e incerteza...

Ele, o diabo, semeia destruição, roubo, morte, desesperança, depressão e... suicídio.

João 10:10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. 

Jesus já nos revelou a existência e ação desta força destrutiva espiritual. Mas, Ele, Jesus Cristo, veio para combater a força do vil tentador.

Jesus nos possibilita viver em paz, em prosperidade e abundância. Ele tem promessa de vida eterna, mas também nos fez a promessa de vida segura neste mundo sob Seu poder.

Quem se abriga em Jesus Cristo estará para sempre guardado no Esconderijo do Altíssimo, e nenhum mal o fará escravo do diabo.

Em Jesus Cristo temos a Verdade, e a Vida, pois Ele é o Caminho.

E não se perderá quem O seguir, pois Ele é a luz que nos guia até o reino de Deus,


João 8:12 - Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. 

Amém?

João 14:3 - E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. 


Olhai, Vigiai e Orai. Jesus voltará quando menos se esperar.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                2023novembro, 27


Meu Reino não é deste mundo



Amem?









Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?