... E Aprendendo...

 


Mateus 11:29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 


Povo de Deus, 


Existe um dito popular, "Vivendo e Aprendendo"...

Em Mateus 11 nosso Salvador amado Jesus Cristo nos exorta a aprender com Ele, ou seja, a nos convertermos a Ele, de forma a nos libertarmos do jugo do diabo que domina este mundo, e com Ele aprender de maneira pacífica e profícua.

Ele nos convida,

"Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos...

E EU VOS ALIVIAREI"! - Mt 11:28.

E prossegue exortando-nos,

"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas". 

Em Mateus 11:29 Jesus Cristo nos ensina como ir até Ele na forma correta. Ele nos diz, "Tomai sobre vós o meu jugo", ou seja, "Aceitem-me como Único e Suficiente Salvador, rejeitando qualquer outra divindade, seja ela qual for".

E, ainda, 

"Aprendei de mim"!

Aprendam comigo, aprendam humildade, simplicidade, firmeza de caráter, retidão, obediência...

Aprendam a fazer a vontade de Deus!

E, então nos coloca a questão do fruto do Espírito, a mansidão, aquela pela qual o mundo almeja, pois cerca quem a tem de paz e virtude.

"E aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração"!

Aprendam, não como o mundo quer e ensina, não no caos que vem da concupiscência do mundo e da carne, mas daquilo que eu trago em mim, amor na forma de humildade e mansidão.

Por isso dizemos que Jesus Cristo nos dá renovo de vida. 

Em Cristo iniciamos uma existência espiritualizada, guiados pelo Espírito Santo, o qual só age onde existe mansidão e humildade.

Então, Jesus conclui o convite, nos ensinando algo sublime sobre o fardo que o cristão deve carregar,

Mateus 11:30 - Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 

O fardo que Jesus Cristo coloca em nossos ombros é bem mais leve e suave do que aquele que o mundo nos obriga a levar.

Pois, Ele e todos os anjos de Deus nos ajudam a levar nossa cruz.

________________________________________________________________

_________________________________________________________________

Louvemos ao nosso Deus


Hino 645 da Harpa Cristã

Ao Único que é Digno

_________________________________________________________________

Quando foi dito: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”?

Essa frase foi registrada pelo profeta Oseias num período muito complicado da história do povo de Israel. Muitas pessoas estavam abraçando a apostasia e promovendo o culto a Baal. Ao invés de olharem para o Senhor como o soberano provedor, os israelitas estavam olhando para o falso deus cananeu como a razão da fertilidade e prosperidade que desejavam. Enquanto os líderes religiosos de Israel não se mostravam motivados a combater a idolatria, a corte israelita também estava constantemente envolvida em corrupção e injustiça.

A palavra que definia bem todo aquele ambiente era “imoralidade” – espiritual, social etc. Foi nesse contexto que Deus levantou o profeta Oseias para denunciar a infidelidade de Israel. Inclusive, a própria vida familiar de Oseias serviu como uma analogia do relacionamento entre o Senhor – o marido bom – e Israel – a esposa infiel.

Então Oseias profetizou sobre o juízo de Deus que inevitavelmente cairia sobre a nação por causa do pecado. Isso se cumpriu por ocasião do exílio após a queda de Israel.

Fonte: Estilo Adoração

___________________________________________________________



APRENDER AS COISAS DE DEUS

Deus fala conosco, sim, mas o básico Ele nos deixou nas Sagradas Escrituras, as quais nos foram reveladas pelos homens de Deus do passado, aqueles que Ele escolheu e cobriu com a unção do Espírito Santo.

Temos os profetas, os sacerdotes, o seguidores fieis, os reis, algumas mulheres eleitas, almas separadas por Deus para fazer Sua obra neste mundo, os quais nos legaram o que vivenciaram servindo ao Senhor.

No entanto, chegou o momento crucial, e Deus mandou Seu Filho Unigênito, o Verbo de Deus, encarnado neste mundo, e também veio João Batista, para endireitar as veredas e pregar o batismo do arrependimento.

Devemos nos lembrar que Deus se calou para seu povo Israel durante quase quatro séculos.

Foram cerca de quatrocentos anos sem Deus levantar sequer um profeta no meio de Seu povo escolhido.

Então, de repente, as profecias se cumpriram.

Chegou o tempo de Deus revelar ao mundo o reino dos céus.

Chegou o tempo de se pregar o arrependimento dos pecados, o tempo do batismo nas águas. E, maravilha, o batismo no Espírito Santo a todos quantos seguirem Jesus Cristo aceitando-o como Único e Suficiente Salvador.

Aleluia!

Glórias a Deus!


ARREPENDEI-VOS!



¹⁵ João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.

¹⁶ E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.

¹⁷ Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

¹⁸ Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. (João 1:15-18).

Jesus Cristo, a promessa de Deus ao povo Israel, constante em inúmeras profecias desde a antiguidade.

O libertador prometido e esperado, mas que quando chegou não foi reconhecido nem aceito pelas autoridades do judaísmo, nem do templo de Jerusalém. Pelo contrário, foi perseguido todo o tempo pelos escribas, fariseus e pelos sumos-sacerdotes.

João 1:29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 

Esperavam um guerreiro vingador, talvez como Sansão. Mas Deus veio como Cordeiro. O Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.

Havia uma religião tradicional em Israel e Jerusalém, o judaísmo. 

Entretanto, Deus fez acontecer o advento da vinda do Messias à parte, totalmente desligado desta religião e daqueles líderes religiosos.

Deus não se curva a nenhuma religião. Deus é Deus.

Amém?

Jesus Cristo foi até o rio Jordão e fez questão de ser batizado por João Batista.

Depois foi levado ao deserto, para ser tentado pelo diabo, até que deu um basta:

"Dito está, Não tentarás ao Senhor Teu Deus"!

Aleluia!

Então Jesus voltou a Cafarnaum e começou a pregar, conforme nos ensina Mateus, 4:17,

Mateus 4:17 - Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 

Aleluia! Glórias a Deus!

João Batista pregou o arrependimento.

Jesus Cristo iniciou pregando o arrependimento.

Sem arrependimento não se consegue ser discípulo de Jesus Cristo.

Sem arrependimento o batismo nas águas é em vão.

Sobre as prioridades do discípulo de Jesus, Ele nos exorta,


Buscai prioritariamente o reino de Deus! E a Justiça de Deus!
Tudo o mais vos serão acrescentado por Deus. 

Não adianta ficar buscando neste mundo, primeiro devemos conhecer nosso Deus, nosso ministério, qual é a vontade de Deus para nossa vida...

E, quando fazemos a vontade de Deus, tudo o que precisamos nos é acrescentado pelo Criador.

Porque tudo se inicia no âmbito espiritual antes de se materializar aqui na esfera física.

Aprender sobre Jesus Cristo e sobre o Reino de Deus é uma jornada longa, pois por mais que a gente aprenda, muito mais existe para se descobrir.

O Reino de Deus é como um Oceano, conforme vamos aprendendo vamos aprofundando mais, no entanto, não se consegue vislumbrar o fundo, por mais que nos esforcemos.


Desde a antiguidade, no tempo do profeta Oseias quando da construção do segundo templo, após a volta do exílio do povo Israel na Babilônia, o SENHOR alerta que não quer sacrifícios para perdão dos pecados.
Ele quer misericórdia, (Amor ao próximo) e Conhecimento de Deus (Amor a Deus sobre todas as coisas num culto racional).

O que vai de encontro ao que Jesus nos ensina, dizendo que dois mandamentos abrangem todos os outros,
1 - Amar a Deus sobre todas as coisa, com toda nossa alma, com todo nosso conhecimento e esforço.
2 - Amar ao próximo como a nós mesmos.


A Palavra de Deus não se contradiz, ela se confirma todo o tempo.



PRECISAMOS MAIS E MAIS CONHECER NOSSO DEUS


O povo de Deus estava disperso, estava sem direção, estava tomado de incredulidade e também de ignorância das coisas de Deus, após o exílio na Babilônia.

Sabemos que no exílio Deus levantou profetas valorosos para chamar o provo ao arrependimento, inclusive Ezequiel, sem esquecer Daniel e seus três amigos valorosos.

Mas, foi a Ezequiel que Deus revelou a profecia de vir viver no meio do povo Israel, de conviver com eles...

Deus diz a Ezequiel que está contra os pastores de Israel, pois eles apascentam a si mesmos, abandoando as ovelhas. Diz que Ele mesmo será o pastor e buscará as suas ovelhas espalhadas.

¹¹ Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.

¹² Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão. (Ezequiel 34:11,12).

E, realmente Ele veio. Jesus Cristo, o Bom Pastor. Vejamos o que Ele nos diz em João 10,

¹⁰ O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

¹¹ Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

¹² Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.

¹³ Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.

¹⁴ Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

¹⁵ Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.

¹⁶ Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

¹⁷ Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. (João 10:10-17).

Deus veio a este mundo, nosso eterno mestre e Salvador Jesus Cristo, o Bom Pastor, aquele que deu sua vida pelas ovelhas, mas que ressuscitou, conforme está na profecia em João 10:17 (Dou a minha vida para tornar a tomá-la).


CONCLUINDO



O apóstolo Paulo nos ensina que o evangelho e todas as coisas do reino de Deus lhe foram revelados pelo próprio Jesus Cristo.

Maravilha.

Contudo, nenhum dos outros apóstolos teve esta graça, foram aprendendo aos poucos, durante o ministério de Jesus de Nazaré, andando de aldeia em aldeia, de cidade em cidade, em desertos...  Ouvindo Suas pregações, ouvindo seus conselhos, vendo os milagres que Ele fazia... Foram mais de três anos de caminhadas e muito suor. Depois, quando Jesus morreu e ressuscitou, quando Ele subiu aos céus, tiveram que esperar a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes para aprender com o Consolador as revelações finais, mediante a presença deste no meio deles, na convivência com eles.

Podemos notar que nem todos aprenderam da mesma maneira, tendo se destacado no aprendizado e no servir a Deus os apóstolos João, Pedro, Tiago e Felipe. 

Então, para que não houvesse falha na pregação do evangelho, nem na fundação e abertura de igrejas entre os gentios, Jesus Cristo chama a si um caçador de cristãos, um inimigo ferrenho de sua doutrina, Saulo de Tarso, o qual se torna apóstolo Paulo. E, a este revela todas as coisas, além de revesti-lo de poderosa unção do Espírito Santo.

Vinte séculos de passaram e a igreja primitiva de Jesus Cristo foi usurpada pelo império Romano, o qual colocou um papa no lugar de Cristo, para comandar a igreja no mundo. 

E, o que vemos hoje neste mundo é um cenário parecido com aquele do tempo de Oseias, após a volta do exílio.

As pessoas pouco sabem sobre as coisas de nosso Deus.

O temor de Deus quase não existe nas pessoas.

A idolatria, adoração a deuses estranhos e a imagens é considerado algo normal, mesmo estando registrado nas Sagradas Escrituras que Deus não admite idolatria.

Assim como Deus veio ao mundo, cumprindo as profecias, há a profecia a se cumprir: A volta de Cristo para o arrebatamento.

Esta profecia está para se cumprir a curto prazo, embora o mundo esteja ignorando-a, ela vai se cumprir.

E, ai daqueles que não estiverem preparados, ai daqueles que ficarem fora da presença de Deus.

Por tudo isso, devemos aproveitar a vida para alcançar a promessa de Jesus cristo, a promessa de ressurreição e vida eterna a quantos o aceitem como único e Suficiente Salvador.

Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Marcos 16:16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 

Quem ouvir  a Palavra de Deus, do Evangelho de Cristo, e crer, e se batizar nas águas do arrependimento, e a posteriori, no Espírito Santo, será SALVO!

Mas, quem ouvir E NÃO CRER, quem ignorar ou rejeitar será CONDENADO!

Fica alguma dúvida quanto ao que Jesus sentenciou?

Então, não fique de fora da promessa, seja mais uma ovelha no aprisco do Bom Pastor.

Como exortou Oseias, Conheçamos e nos esforcemos par conhecer ainda mais ao nosso Deus, em Cristo Jesus.

Amém?

Glórias a Deus.


Olhai, Vigiai e Orai. Jesus breve voltará.


Missionário Virtual Geraldo de Deus               2023agosto, 07


Quem é Jesus Cristo





Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?