Perder

 


Salmos 51:11 - Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.


A paz de Cristo a todos,


Chega numa fase da vida do ser humano que ele começa a perder. 
Referimo-nos aqui a pessoas com situação financeira estável, com poder aquisitivo de médio para alto, muitas vezes empreendedores, ou autônomos, e até mesmo funcionários públicos ou políticos.

_________________________________________________________________
_________________________________________________________________


Louve, adore com fervor

Ao Cheiro das Águas
Louvor

_________________________________________________________________
_________________________________________________________________


Por anos e anos a pessoa trabalha e constrói um certo patrimônio... Quando chega na maturidade e pensa que sua situação está garantida, que terá uma velhice abastada... De repente...

Quando menos espera perde tudo o que tem... 
Perde a esposa, perde a presença dos filhos, perde o emprego ou a sua empresa...
Perde a saúde...
Perde o controle emocional...


Empobrece do dia para a noite, e não consegue recorrer a ninguém, pois todos lhes viram as costas. Os amigos, os familiares, os sócios, os gerentes de bancos...

Ninguém lhe estende a mão, sente-se abandonado, no fundo do poço.

Infelizmente esta não é a pior parte.

Muitos se perdem nos vícios das drogas ou do álcool...

Perdem o patrimônio e perdem a dignidade.

Todavia, se recuarmos no tempo, voltando aos momentos em que este ser humano estava se sentindo rico, abastado, poderoso, com certeza veremos uma pessoa que não tinha tempo para Deus.

Vivia para o mundo, para o materialismo, para a satisfação de sua carne, e toda espécie de concupiscências do mundo (consumismo, gulodice, festas e churrascos, rodeado de amigos interesseiros, algumas aventuras amorosas fora do casamento, uma ou mais amantes, pouco tempo para a família, foco total no trabalho e nos prazeres que a riqueza lhe proporcionava).

O caminho que leva o homem à derrocada é este, afastamento da presença de Deus e estreitamento de laços com as coisas mundanas e muitas vezes profanas.

Misericórdia.

 

 Jesus Cristo, em Sua sabedoria suprema, nos ensina que aqui neste mundo nada é seguro, e tudo pode de repente se acabar ou ser roubado,



Jesus, nosso amado eterno mestre e Salvador nos exorta a guardarmos tudo nas mãos de nosso Deus Criador,


Então, como não é possível entregar ao nosso Deus bens materiais, devemos direcionar nossos esforços e nossos objetivos nas coisas que agradam ao nosso Criador.
Devemos em primeiro lugar, como nos ensinou Jesus, buscar as coisas do reino dos céus, as coisas espirituais ligadas ao nosso Deus.



A prioridade em nossos esforços não será ajuntar riquezas para garantir nosso futuro, mas fazer a vontade de Deus, nos mantermos na presença de Deus, e ter a fé convicta que Ele nos suprirá de tudo o que necessitarmos na hora certa.

Tudo aquilo que recebemos de Deus nunca se perderá. E, tudo o que fazemos para agradar ao nosso Deus, nunca será esquecido.

E, lembremos, o princípio de tudo é a fé em Jesus Cristo, é aceitar o eterno mestre como nosso Redentor, como nosso único e suficiente Salvador.

Amém?

Aleluia. Glórias a Deus!

_________________________________________________________________

A seguir estou inserindo um texto sobre encontros e desencontros do amor, numa visão bem laica, bem mundana, para que possamos refletir sobre isto,

_________________________________________________________________


Encontros e Desencontros do Amor

Cada encontro está carregado de perda. Ou de perdas. Às vezes duas pessoas que se amam (amigos, casados, solteiros, amantes, namorados) se encontram e são felizes. Ao fim da felicidade, um deles chora. Ou fica triste. Ou baixa os olhos. Ou é invadido por uma inexplicável melancolia. É a perda que está escondida no deslumbramento de cada encontro.

O encontro humano é tão raro que mesmo quando ocorre, vem carregado de todas as experiências de desencontros anteriores. Quando você está perto de alguém e não consegue expressar tudo o que está claro e simples na sua cabeça, você está tendo um desencontro. Aquela pessoa que lhe dá um extremo cansaço de explicar as coisas é alguém com quem você se desencontra. Aquela a quem você admira tanto, que lhe impede de falar, também é um agente de desencontro, por mais encontros que você tenha com as causas da sua admiração por ele.

A pessoa que só pensa naquilo em que vai falar e não naquilo que você está dizendo para ela é alguém com quem você se desencontra. Alguém que o ama ou o detesta, sem nunca ter sofrido a seu lado, é alguém desencontrado de você. Cada desencontro é perda porque é a irrealização do que teria sido uma possibilidade de afeto. É a experiência de desencontros que ensina o valor dos raros encontros que a vida permite. A própria vida é uma espécie de ante-sala do grande encontro(com o todo? o nada?).

Por isso talvez ele nada mais seja do que uma provocação de desencontros preparatórios da penetração na essência DO SER. Mas por isso ou por aquilo, cada encontro está carregado de perda. E no ato de sentir-se feliz associa-se a ideia do passageiro que é tudo, do amanhã cheio de interrogações, da exceção que aquilo significa. A partir daí, uma tristeza muito particular se instala.

A tristeza feliz. Tristeza feliz é a que só surge depois dos encontros verdadeiros, tão raros. Encontros verdadeiros são os que se realizam de ser para ser e não de inteligência para inteligência ou de interesse para interesse. Os encontros verdadeiros prescindem de palavras, eles realizam em cada pessoa, a parte delas que se sublimou, ficou pura, melhor, louca, mas a parte que responde a carências e às certezas anteriores aos fatos.

É mais fácil, para quem tem um encontro verdadeiro, acabar triste pela certeza da fluidez da felicidade vivida do que sair cantando a alegria da felicidade vivida ou trocada. Quem se alegra demais se distancia da felicidade. Felicidade está mais próxima da paz que da alegria, do silêncio do que da festa. Felicidade está perto da tristeza, porque a certeza da perda se instala a cada vez que estamos felizes.

É esta certeza - a da perda - que provoca aquela lágrima ou aquela angústia que se instala após os verdadeiros encontros. Há sempre uma despedida em cada alegria. Há sempre um "E depois? após cada felicidade. Há sempre uma saudade na hora de cada encontro. Antecipada. Disso só se salva quem se cura, ou seja, quem deixa de estar feliz para ser feliz, quem passa do estar para o ser.

Artur da Távola

________________________________________________________________

Refletindo sobre o texto acima.

O amor do mundo, o amor humano, é falho e cheio de desencontros. Normalmente, com raríssimas exceções nos traz em algum momento angústia e tristeza extrema.
Aflição de alma.

Mas, quando nos abrigamos no amor de Jesus Cristo, nosso Deus do Impossível, não há desamor nem desencontro, muito menos tristeza ou aflição.

O verdadeiro amor, cheio de virtude e paz, só encontramos em Jesus Cristo.

Na Palavra de Deus, em Isaías, temos esta promessa de nosso Criador,

Isaías 49:15 -Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.

Nosso Deus, (Pai/Filho/Espírito Santo) jamais se esquece ou abandona um dos seus amados, e a toda criatura ama com a mesma intensidade, sem acepção de pessoas.
O amor de Deus supera ao amor de um pai, de uma mãe e de um filho.
O amor de Deus é inexplicável e só visa a salvação das almas.

Amém?

_________________________________________________________________


Louvemos ao nosso Rei

Hino 193 da Harpa Cristã
A Alma Abatida


_________________________________________________________________

CONCLUINDO


Nos versículos acima temos o breve relato de uma mulher anônima que perdeu tudo que tinha em função de uma enfermidade incurável.

Perdeu suas riquezas, sua família, sua dignidade e sua paz.
Só não perdeu a esperança e a fé.

E, a fé em Jesus Cristo a curou e lhe trouxe restauração plena.
Lhe trouxe renovo de vida.

Do mundo nada mais ela podia esperar, mas quando teve um encontro com Jesus Cristo, tudo mudou.
Sua aflição se tornou em alegria e exultação.

Assim acontece com cada ser humano que tem um encontro verdadeiro com Jesus Cristo, o Salvador.

Jesus Cristo, por sua inexplicável misericórdia e amor a todos cura, liberta, restaura, dá renovo de esperança e de vida.
E, ainda tem promessa de ressurreição e vida eterna.

Amém?

Viver sem Jesus Cristo é estar perdendo a oportunidade de não perder a alma, de não perder a salvação eterna.




Morrer sem Jesus Cristo é perder a alma para as trevas eternas.



Por determinação de Jesus Cristo o evangelho se espalhou pelo mundo todo, por todos os séculos, e ainda hoje é assim.

A Palavra de Jesus Cristo com as boas novas do reino de Deus e com Sua promessa de ressurreição e salvação eterna é divulgada constantemente em todos os lugares e em todos os momentos.

Quem ouve, crê e se converte a Cristo, tem promessa de salvação.

Quem ouve e não crê, quem ignora ou rejeita a doutrina de Cristo, já está condenado para as trevas eternas.

Entregue-se ao jugo suave de Jesus Cristo enquanto há tempo.


Olhai, Vigiai e Orai. Jesus está voltando.


Missionário Virtual Geraldo de Deus               2023abril, 05

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?