Etapas 4

 


Êxodo 3:19 - Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.
Êxodo 3:20 - Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir.



Povo de Deus,


Deus fala com Moisés. Um Moisés ancião de quase oitenta anos, surpreso, assustado, amedrontado, cheio de hesitação e incertezas no coração.

Isto nos mostra que nunca é tarde para se ouvir e atender ao chamado de Deus. Nunca pense, "Estou muito idoso para começar a seguir a Jesus Cristo". O tempo a Deus pertence, assim como nossa vida e o sentido dela.

E, sabendo que Moisés foi um dos maiorais como servo fiel a Deus, podemos entender que Deus se faz conhecer àqueles que Ele chama a Si, e que os capacita enchendo-os da unção do Espírito Santo.

Moisés, mesmo sendo um dos grandes heróis da fé no servir a Deus, como nós teve suas falhas e seus deslizes, seus momentos de fraqueza, de ira... 

No entanto, estava todo o tempo pronto para ouvir ao nosso Deus Criador e obedecer. 

Por várias vezes intercedeu em favor daquele povo de dura cerviz, daquele povo teimoso e murmurador.

E disse Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, visto que puseste sobre mim o cargo de todo este povo?
Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais?
De onde teria eu carne para dar a todo este povo? Porquanto contra mim choram, dizendo: Dá-nos carne a comer;
Eu só não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim.
E se assim fazes comigo, mata-me, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos, e não me deixes ver o meu mal.(Números 11:11-15).

Além do mais, nos demonstra que amava a Deus acima de tudo, e também ao próximo, mesmo aqueles "próximos" que murmuravam e pecavam contra o SENHOR.

Amém?

________________________________________________________________

Louve ao Senhor com Alegria

Louvor  Chora Israel

Sérgio Lopes

________________________________________________________________

Vamos nos aprofundar um pouco mais na personalidade de Moisés, na compilação que vem logo abaixo,

________________________________________________________________

COMPILAÇÃO DE ESTUDO BÍBLICO

  1. Aspectos Positivos da Vida de Moisés

  1.                                       Moisés um homem de fé inabalável no Deus invisível. A grande força de vontade e a inabalável convicção de Moisés em perseguir sua tarefa de libertação do povo judeu é resultado de sua grandes experiências sobrenaturais forjadas pelas mãos de Deus; logicamente que o tempo de aprendizagem no Egito e seu tempo de aprimoramento em Midiã o ajudaram a estabelecer em seu caráter a incumbência de livrar o povo judeu da dominação egípcia, elevando assim o seu caráter de liderança. A fé inabalável gerou nele um grande zelo pelo nome de Deus (Nm. 14:13). (Hb 11:27).
  2. Conseqüentemente ao versículo de Hebreus verifica-se quão grande foi Moisés em sua fé. Pela fé Moisés deixou o Egito sem temer a ira do faraó. Pela fé celebrou a Páscoa e a aspersão de sangue, marcando o momento da destruição dos primogênitos no Egito. Pela fé atravessou o Mar Vermelho por terra seca, onde em seguida o exército do faraó se afogou. (Hb 11:26-29).

                                           Moisés foi um homem que sempre levava seus temores a Deus, em suas orações sempre pleiteava o socorro de Deus em momentos de emergências, momentos que muitas vezes apontava para a culpabilidade de seu povo, seja em um grande pecado ou apostasia. Mas lá sempre estava Moisés intervindo em oração a favor do povo para com Deus, nestes momentos pode-se observar o intenso e sincero amor pelo seu povo, o amor para com Deus, zeloso pelo cumprimento da tarefa que recebera, procurando sempre honrar a Deus. (Ex. 32:31, Ex. 33:11).

  1.                                                Moisés foi sempre um grande homem, a grandeza sempre estava com ele, seja nas suas ações ou em seu comportamento. Ele não procurava se destacar dentre o povo, não buscava distinções; Moisés é mencionado como uma pessoa de personalidade humilde na Bíblia, mostrando por que Deus o considerava especial. (Nm 12:3).
  2. Moisés mostrou-se sempre paciente diante das dificuldades, pelo relato bíblico pode-se identificar também que foi um homem persistente, pois diante das causas que defendia em nenhum momento mostrou qualquer lapso de hesitação. (Nm12:3).
  3. Pode-se observar em vários momentos nos relatos bíblicos o grande amor com que Moisés serviu o seu povo, sempre em tempos de crise rogava a Deus em favor do povo (JENSEN,1980). 
  4.                                               Moisés aliou-se aos seus compatriotas em servidão degradante (Ex. 2:11, Ex. 5:4); ele se esqueceu de vingar das afrontas sofridas (Ex. 2:14); desejou que seu irmão fosse o líder do povo (Ex. 4:13); orou a Deus que perdoasse o seu povo quando Deus posicionou-se em destruir o povo para fazer de Moisés uma grande nação, Moisés ainda sugestionou a Deus que riscasse o nome dele do livro da vida caso Ele não atendesse à oração (Ex. 32:10).

Fonte: Instit. Teol. Gamaliel
________________________________________________________________

Etapas de Conhecimento

Portanto, uma vez mais reiteramos que o conhecimento a respeito de nosso Deus nos é dado por Ele por etapas, aos poucos, tudo ao seu tempo, conforme Seus propósitos.

Talvez alguém critique Moisés, pois aos oitenta anos ainda não conhecia bem nosso Deus, nem sabia como Ele se chamava, mesmo sendo filhos dos descendentes de Abraão.

Mas, não se surpreendam, ainda hoje muitos e muitos que se dizem crentes, ou católicos, ou protestantes, também não conhecem corretamente o Deus a quem dizem servir.

Falam que amam a Deus. Mas, a qual Deus? ou qual deus?
Só obtém o conhecimento do Deus Verdadeiro quando Este se faz conhecer, quando Este se manifesta àquele a quem chama a Si.


Jesus Cristo nos escolhe, nos chama a Si, nos capacita e nos orienta naquilo que Ele quer que nós realizemos.
Cada um tem um chamado diferente.
Como nos esclarece o apóstolo Paulo, nem todos são doutores da Palavra, nem todos recebem dons de línguas estranhas, nem todos serão pastores... 
Cada um tem um ministério diferenciado, conforme a  determinação do Espírito Santo.

Amém?

Cuidemos, primeiramente, em não sermos idólatras.

Deus não tem imagem, é Espírito.

Deus não tem uma forma física, pois Ele é Espírito.

Quando se apresentou a Moisés no Monte Sinai, era fogo consumidor, tanto que causou medo nos filhos de Israel.

A Palavra nos ensina que devemos amar a Deus, mas que também devemos ter Temor de nosso Deus.

Jesus nos reitera, "Temei ao que tem poder de matar e enviar para o inferno"...


O temor de Deus é o princípio da Sabedoria, nos diz Salomão, em provérbios.

Deus é Bom, mas exige respeito e obediência.

Jesus veio ao mundo para trazer à humanidade Sua Graça, mas não veio para destruir (ab-rogar) a Lei que Deus dera anteriormente a Moisés.

A Justiça de Deus é eterna e imutável.

Quanto à forma como Deus se faz notar a Moisés, através do fogo na sarça, e esta se queimando sem se consumir, nos mostra que a cada um Ele se faz conhecer da forma conveniente.

A Abrão o Senhor sempre se apresentou na forma de anjo, mas anjos com forma humana.

A Ezequiel, na Babilônia, Deus mostrou Sua Glória, a qual o profeta tentou nos descrever.

Veio expressamente a palavra do Senhor a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do Senhor.
Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do norte, uma grande nuvem, com um fogo revolvendo-se nela, e um resplendor ao redor, e no meio dela havia uma coisa, como de cor de âmbar, que saía do meio do fogo.
E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem.
E cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas.
E os seus pés eram pés direitos; e as plantas dos seus pés como a planta do pé de uma bezerra, e luziam como a cor de cobre polido.
E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas.
Uniam-se as suas asas uma à outra; não se viravam quando andavam, e cada qual andava continuamente em frente. (
Ezequiel 1:3-9).

Portanto, não há uma forma física de nosso Deus, Ele se faz conhecer da forma como melhor lhe aprouver conforme a ocasião.

Todavia, cabe a cada um de nós ouvir e obedecer ao que Deus nos ordenar.
Devemos priorizar a vontade de Deus.

Quando Deus falou com Josué, após a "morte" de Moisés, parece que ele demorou bastante para aceitar a missão que Deus lhe imputava. 

Josué 1:9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Lembremo-nos que também Moisés demorou para aceitar a missão que Deus lhe ordenava fazer. Contudo, Moisés não conhecia bem ao Deus de seus antepassados. 

Josué, talvez abalado pelo tamanho da responsabilidade que Deus colocava em suas mãos, (substituir Moisés e conquistar a Terra Prometida, guiando todo aquele povo, a descendência dos que haviam sido resgatados do Egito e Calebe), foi exortado pelo Senhor insistentemente.
Josué conhecia o Senhor desde quando subiu ao Monte com Moisés, para receber de Deus as tábuas da Lei.
Josué era uma espécie de assistente especial de Moisés, portanto, o mais apto para a função, mas mesmo assim hesitou em aceitar o que Deus lhe ordenava.




Não por falta de conhecimento de Deus, provavelmente por não se achar capaz de executar os desígnios de Deus.

Assim acontece com muitos cristãos que são escolhidos e chamados por Jesus Cristo para fazer a obra do Reino de Deus aqui no mundo.
Muitos hesitam.
E muitos mais ignoram o chamado bendito.

Contudo, como Josué, devemos ouvir a voz de nosso Salvador e obedecer, tendo a certeza que Ele capacita aos que chama a Si.
Que Ele provê o que for necessário para que seu escolhido vá bem.

Amém?

"Confia no Senhor"! - Sempre.



Confia e entrega os teus caminhos ao Senhor, e Ele tudo fará!

Aleluia! Glórias a Deus!


_________________________________________________________________

Adore!


Hino 432 da Harpa Cristã
Consagrado ao Senhor

________________________________________________________________________________________________




Mateus 22:29 - Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

Em Mateus, Jesus nos ensina que erramos por não conhecer as Escrituras, nem o poder de Deus.

Estas postagens acerca das etapas pelas quais Deus se faz conhecer a cada um de nós, tem como objetivo corrigir esta falha.

Devemos saber quem é o nosso Deus.
Devemos ter claramente a certeza que nosso Deus é o Criador, e que Ele é Onipotente, Onisciente, Onipresente, Eterno, Imutável, Justo, Galardoador e, principalmente, cheio de amor pelas suas criaturas imperfeitas, que somos nós.

E, devemos nos esforçar por conhecer, a cada dia, mais e mais este nosso Deus maravilhoso, o qual é PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO. Um único Deus.

Ao qual chamamos de Jesus Cristo.
Pois, nosso Deus encarnado neste mundo deu a vida para nos resgatar do pecado.



Quanto mais nos aproximamos de nosso Deus, em Cristo Jesus, mais aprendemos e sentimos Seu amor inexplicável.
Deus é amor.
 
1 João 4:16 - E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.

Deus é amor.
 
Amém?

Olhai, Vigia e Orai. Jesus breve vem.
Esteja atento, em constante oração.

Missionário Virtual Geraldo de Deus             2023abril,22




Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?