Etapas 4
Êxodo 3:19 - Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.
Êxodo 3:20 - Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir.
Povo de Deus,
Deus fala com Moisés. Um Moisés ancião de quase oitenta anos, surpreso, assustado, amedrontado, cheio de hesitação e incertezas no coração.
Isto nos mostra que nunca é tarde para se ouvir e atender ao chamado de Deus. Nunca pense, "Estou muito idoso para começar a seguir a Jesus Cristo". O tempo a Deus pertence, assim como nossa vida e o sentido dela.
E, sabendo que Moisés foi um dos maiorais como servo fiel a Deus, podemos entender que Deus se faz conhecer àqueles que Ele chama a Si, e que os capacita enchendo-os da unção do Espírito Santo.
Moisés, mesmo sendo um dos grandes heróis da fé no servir a Deus, como nós teve suas falhas e seus deslizes, seus momentos de fraqueza, de ira...
No entanto, estava todo o tempo pronto para ouvir ao nosso Deus Criador e obedecer.
Por várias vezes intercedeu em favor daquele povo de dura cerviz, daquele povo teimoso e murmurador.
E disse Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, visto que puseste sobre mim o cargo de todo este povo?
Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais?
De onde teria eu carne para dar a todo este povo? Porquanto contra mim choram, dizendo: Dá-nos carne a comer;
Eu só não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim.
E se assim fazes comigo, mata-me, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos, e não me deixes ver o meu mal.(Números 11:11-15).
Além do mais, nos demonstra que amava a Deus acima de tudo, e também ao próximo, mesmo aqueles "próximos" que murmuravam e pecavam contra o SENHOR.
Amém?
________________________________________________________________
Louve ao Senhor com Alegria
Sérgio Lopes
________________________________________________________________
Vamos nos aprofundar um pouco mais na personalidade de Moisés, na compilação que vem logo abaixo,
________________________________________________________________
COMPILAÇÃO DE ESTUDO BÍBLICO
- Aspectos Positivos da Vida de Moisés
- Moisés um homem de fé inabalável no Deus invisível. A grande força de vontade e a inabalável convicção de Moisés em perseguir sua tarefa de libertação do povo judeu é resultado de sua grandes experiências sobrenaturais forjadas pelas mãos de Deus; logicamente que o tempo de aprendizagem no Egito e seu tempo de aprimoramento em Midiã o ajudaram a estabelecer em seu caráter a incumbência de livrar o povo judeu da dominação egípcia, elevando assim o seu caráter de liderança. A fé inabalável gerou nele um grande zelo pelo nome de Deus (Nm. 14:13). (Hb 11:27).
- Conseqüentemente ao versículo de Hebreus verifica-se quão grande foi Moisés em sua fé. Pela fé Moisés deixou o Egito sem temer a ira do faraó. Pela fé celebrou a Páscoa e a aspersão de sangue, marcando o momento da destruição dos primogênitos no Egito. Pela fé atravessou o Mar Vermelho por terra seca, onde em seguida o exército do faraó se afogou. (Hb 11:26-29).
Moisés foi um homem que sempre levava seus temores a Deus, em suas orações sempre pleiteava o socorro de Deus em momentos de emergências, momentos que muitas vezes apontava para a culpabilidade de seu povo, seja em um grande pecado ou apostasia. Mas lá sempre estava Moisés intervindo em oração a favor do povo para com Deus, nestes momentos pode-se observar o intenso e sincero amor pelo seu povo, o amor para com Deus, zeloso pelo cumprimento da tarefa que recebera, procurando sempre honrar a Deus. (Ex. 32:31, Ex. 33:11).
- Moisés foi sempre um grande homem, a grandeza sempre estava com ele, seja nas suas ações ou em seu comportamento. Ele não procurava se destacar dentre o povo, não buscava distinções; Moisés é mencionado como uma pessoa de personalidade humilde na Bíblia, mostrando por que Deus o considerava especial. (Nm 12:3).
- Moisés mostrou-se sempre paciente diante das dificuldades, pelo relato bíblico pode-se identificar também que foi um homem persistente, pois diante das causas que defendia em nenhum momento mostrou qualquer lapso de hesitação. (Nm12:3).
- Pode-se observar em vários momentos nos relatos bíblicos o grande amor com que Moisés serviu o seu povo, sempre em tempos de crise rogava a Deus em favor do povo (JENSEN,1980).
- Moisés aliou-se aos seus compatriotas em servidão degradante (Ex. 2:11, Ex. 5:4); ele se esqueceu de vingar das afrontas sofridas (Ex. 2:14); desejou que seu irmão fosse o líder do povo (Ex. 4:13); orou a Deus que perdoasse o seu povo quando Deus posicionou-se em destruir o povo para fazer de Moisés uma grande nação, Moisés ainda sugestionou a Deus que riscasse o nome dele do livro da vida caso Ele não atendesse à oração (Ex. 32:10).
Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do norte, uma grande nuvem, com um fogo revolvendo-se nela, e um resplendor ao redor, e no meio dela havia uma coisa, como de cor de âmbar, que saía do meio do fogo.
E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem.
E cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas.
E os seus pés eram pés direitos; e as plantas dos seus pés como a planta do pé de uma bezerra, e luziam como a cor de cobre polido.
E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas.
Uniam-se as suas asas uma à outra; não se viravam quando andavam, e cada qual andava continuamente em frente. (Ezequiel 1:3-9).
Em Mateus, Jesus nos ensina que erramos por não conhecer as Escrituras, nem o poder de Deus.
Comments
Post a Comment