Etapas 3

 


Êxodo 2:16 - E o sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água, e encheram os bebedouros, para dar de beber ao rebanho de seu pai.


Povo de Deus, Leitores e amigos,

______________________________________________________________

Louve, exalte ao Senhor


louvor
Até tocar o céu
Eyshila
______________________________________________________________

Dando continuidade às nossas postagens que abordam o tema "Etapas", no qual demonstramos que Deus se faz conhecer a cada um de nós aos poucos, por etapas, vamos meditar na Palavra de Deus concernente a Moisés.



Num dado momento da vida de Moisés seu mundo ruiu. Foi rejeitado pelos hebreus e perseguido por Faraó. Ele, que fora criado como um príncipe egípcio, de repente se torna um proscrito, sem pátria, fugindo para não ser morto.

Contudo, a mão de Deus guiava seus passos e seu destino, de maneira que Moisés foi aceito na família de um sacerdote de Midiã, Jetro (Reuel), ou seja, mesmo estando ele em fuga Deus não o abandonou, guiava-o para onde determinara. Segundo estudiosos, do Egito até Midiã a distância é de 450 km, uma distância bem longa.

Naquele lugar ele se casou com uma das filhas do sacerdote teve o primeiro filho, Gérson. Seu trabalho agora era cuidar do rebanho de seu sogro.


Não havia no Egito templos judaicos, não havia sacerdotes intercedendo pelo povo, mas Deus estava cuidando dos seus escolhidos, os descendentes de Abraão. E, do mais alto céu ouviu o clamor dos filhos de Israel, os quais sofriam sob o poder de Faraó. "Deus ouviu o seu gemido"...

"E atentou Deus para a condição dos filhos de Israel no Egito".

Aleluia! Glórias a Deus!

Deus jamais abandona os seus.

Amém?

Todavia, a maneira de agir de Deus está muito acima da forma de pensar do ser humano. Ele não iria apenas libertar os israelitas do jugo egípcio, mas os conduziria até a Terra que prometera a Abraão, e os tornaria uma grande nação.

Assim acontece com cada gemido que Deus escuta quando estamos sofrendo. Ele nos socorre, mas à Sua maneira e não da forma como achamos que Ele deve agir.

Por vezes Ele nos deixa errar, vagar, até que cheguemos aonde Ele quer que cheguemos, sem que o percebamos. Por isso, sempre devemos entender que Deus está todo o tempo no controle.

Glórias e Aleluia!



Vejam a beleza das coisas que Deus faz, Moisés cuidava do rebanho para seu senhor... E Deus o chamou para cuidar de Seu rebanho, os filhos de Israel.
O rebanho dos descendentes de Abraão, que estava sendo explorado e maltratado por Faraó e seu povo egípcio. 
Sem que Moisés soubesse, Deus estava preparando-o para ser o pastor daquele rebanho tão singular, o seu povo escolhido, que na verdade nem O conhecia mais, tão afastados dele se tornaram durante o tempo em que viveram no Egito, pois lá cultuavam os deuses locais.
Assim, não bastava Deus retirá-los do jugo de Faraó, o mais difícil seria fazer com que seus corações abandonassem o Egito e seus deuses demoníacos.
Assim, certo dia ao levar o rebanho de Jetro, Moisés viu-se chegar no monte de Deus, o Monte Horebe. E, ali aconteceu algo maravilhoso.

Êxodo 3:2 - E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.

O Deus Criador, que tempos antes havia se apresentado a Abrão, agora se faz conhecer a Moisés, Seu escolhido para uma missão árdua, redimir o povo hebreu.

______________________________________________________________

Louve, exalte ao Senhor



Hino 645 da Harpa cristã

Ao Único que é digno

legendado

______________________________________________________________


Este foi o início do relacionamento de Deus com Seu escolhido Moisés. 

Ele diz:

...Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.
(Êxodo 3:4-6).

Chama Moisés pelo nome, o que nos indica que Ele programou aquele encontro, Ele conduziu Moisés até ali para falar com ele.

E Moisés responde, "Eis-me aqui".

Então o Senhor lhe diz, Não venha até aqui, tira os sapatos, porque onde estás é TERRA SANTA.


O Senhor diz que ali é "terra santa". O Monte é enorme, extenso... 

Ali onde a sarça ardeu e não se queimou "é terra santa".

Por que?

Porque aonde estiver a presença de Deus, ali será um lugar santificado.

Aleluia! Glórias a Deus!

Não cabe aqui desmistificar o monte, mas sim esclarecer que santificado é qualquer lugar onde se apresentar a presença de Deus. 

Isto é algo inquestionável.

Vejamos, 

Naquele lugar existia um bar, onde as pessoas se alcoolizavam, brigavam, perdiam sua saúde e sua sanidade. Um lugar endemoninhado, certamente.

Então, o bar se fecha e ali abrem uma igreja cristã.


Se houver duas ou mais pessoas reunidas ali em nome de Jesus Cristo, ali Ele estará, como prometeu, e aquele lugar será santificado. Será "terra santa".

Pela presença de Deus!

Glórias e aleluia!

Portanto, "terra santa" será todo e qualquer lugar onde se manifestar o Espírito Santo.

Aleluia! Glórias a Deus!

O Senhor então lhe esclarece, para que ele saiba com quem está falando, o Deus de seus antepassados,


Ou seja,
Moisés não O conhecia, mas Ele conhecia não só Moisés, como todos os seus parentes e seus antepassados, de tempos ancestrais.

E, isto vale para cada um de nós, ainda hoje.
Você pode não conhecer o Deus Criador, a quem os judeus chamavam de YHWH, (nome impronunciável mesmo para os judeus atuais), mas, Deus conhece não somente a você como aos teus pais e avós, e bisavós e assim por diante. 
Deus conhece toda sua linhagem e etnia.
Para Deus cada alma é única e a todas Ele ama igualmente.
Assim como Ele se propôs a salvar os hebreus daquele sofrimento no Egito, também assim hoje Ele se propõe, no nome de Jesus Cristo, a salvar você e sua casa (seus entes amados) das garras do diabo, o príncipe deste mundo, o qual jaz no maligno.
Amém?
E,
Como aconteceu com Moisés, ao qual Deus salvou quando ainda era um bebê, ao qual Deus protegeu quando criança, ao qual Deus fez que fosse um protegido da filha de Faraó, ao qual Deus abriu os olhos para ver que seu povo era maltratado, ao qual Deus levou ao deserto, até a casa de Jetro, ao qual Deus deu uma boa mulher de sua parentela distante... 
Também assim Deus faz com cada um de nós, ou seja, 
Ele nos conduz conforme a Sua vontade soberana, 
afinal, Ele é nosso Criador.
É Ele quem nos dá o sopro de vida.
É Ele quem pode nos dar a salvação ou a condenação de nossa alma.
Amém?

E a todos Ele se faz conhecer aos poucos, dia a dia, sem pressa, sem atropelo.

Ele fala qual será a missão de Moisés, 

E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.
Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito.
Portanto eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel.
E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus.
Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.
Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir.
E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios,
Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.
(Êxodo 3:9-22).

Deus não escolhe pessoas altamente capacitadas, pois é Dele que vem a capacitação. Ele olha o coração e a alma das pessoas, não a preparação que ela tenha para executar a missão para a qual Ele a escolheu.

Esta postagem continuará posteriormente.



A cada cristão Jesus Cristo se faz apresentar, seja através de um obreiro, seja através de uma pregação, seja como for, a voz de Deus levando as promessas das boas novas de Cristo chegarão ao pecador.

Pois, Jesus nos diz que Ele veio para os pecadores, e não para os justos.



E, todos nós seres humanos, por melhores que sejamos, ainda somos pecadores, pois somos imperfeitos diante de nosso Criador.

Enquanto estivermos na carne, jamais poderemos estar puros espiritualmente, pois a carne nos contamina com as coisas do mundo.

Então, quando conhecemos Jesus Cristo, quando nos conscientizamos que somos pecadores, aí estaremos reconhecendo que somos dependentes de nosso Deus e Salvador para escaparmos da segunda morte, a morte espiritual.

Aí é que nos convencemos que somente Jesus Cristo é nosso único e Suficiente Salvador.

Amém?

Esse conhecimento traz o arrependimento e o arrependimento nos leva aos pés de nosso Redentor Jesus Cristo, o qual é o único capaz de nos justificar diante do Pai Eterno.

Jesus é o único mediador entre nós pecadores e nosso Criador.

Jesus Cristo é o Senhor, o Rei dos reis, o Nome sobre todos os nomes, diante do qual todos os joelhos se dobrarão,

Somente assim podemos alcançar a graça que salvará nossa alma.

Amém?

Se você ainda não se converteu a Jesus Cristo, não perca tempo, aceite-O como Único e Suficiente Salvador e seja chamado de Filho de Deus.

E tenha Seu nome escrito no Livro da Vida.

Apocalipse 20:15 - E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

Assim nos diz a Palavra de Deus.

Quem não estiver com o nome escrito no Livro da Vida, este será arrojado ao fogo eterno, e sua alma encontrará a segunda morte, a morte espiritual.

Amém?

A salvação não vem por caridade, nem por obras, nem por capacitação ou conhecimento e intelectualidade da pessoa, mas unicamente pela misericórdia e justificação através de Jesus Cristo.

O papa não salva ninguém.

Santo não salva ninguém.

Entidades espirituais não salvam ninguém.

Ídolos e imagens não salvam ninguém.

Anjos não salvam ninguém.

Só Jesus Cristo salva.



Jesus Cristo é o único caminho que leva nossa alma para o reino de Deus.

Amém?


Olhai, vigiai e orai, Jesus Cristo breve voltará.

Missionário Virtual Geraldo de Deus          2023fevereiro, 08


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?