Aflição e Desespero

 

Lamentações 3:26 - Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.


Amados em Cristo Jesus, 

Isso é para quem está angustiado, oprimido, encurralado:

Acalmai os vossos corações. Respirem fundo, Fechem os olhos, chame pelo Consolador, em gemidos espirituais.

Concentre-se no Deus Todo Poderoso YHWH, ao qual chamamos de Jesus Cristo, mas que é Pai/Filho/Espírito Santo.

A vida é feita de etapas, de momentos, de fases boas e ruins.

Porque a vida é um aprendizado constante... 

E, dizem, o mundo é uma escola.

Podemos concordar em parte que o mundo é uma escola.

No entanto, muitas vezes é uma escola que leva para a morte, dependendo do mestre ao qual se está seguindo.

Existem aqueles que seguem seus instintos, e nem sempre conseguem alcançar crescimento, tanto material quanto mental ou espiritual.

Quando se fala em escola também se fala em aprendizado e em provas.

Se o aluno é dedicado e tem um bom mestre, quando chegar a hora da prova ele irá bem.

Mas, se o mestre for mau, se for relapso, ou se por algum motivo quiser a derrocada do aluno, então na hora da prova este vai se dar mal.

Assim, tratando o assunto de forma bem sucinta, acontece neste mundo onde existem muitos maus mestres.

Quem é o príncipe deste mundo? 




A resposta quem nos deu foi Jesus Cristo, pois ele mesmo diz que o diabo (Satanás) é o príncipe deste mundo.

O qual leva as pessoas a confrontarem Deus, e a praticarem o mal,

Efésios 2:2 - Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;

O objetivo do diabo é arrebanhar as almas dos seres humanos para as trevas, para a condenação e morte espiritual.

Ele já está condenado, não tem como ser perdoado. Assim, seu objetivo é destruir o quanto puder a obra de Deus, enquanto não chega o tempo determinado para seu fim.

Mas, em Sua sabedoria suprema, Deus utiliza o diabo para despertar nos seres humanos a aversão ao mal.

Para despertar nas pessoas o conhecimento de Sua Onipotência e de Sua providência, demonstrando que sem Ele, o Criador, o ser humano nada é.

Eclesiastes 3:18 - Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.

Que em tudo somos dependentes de nosso Deus.

E que cada ser humano deve se unir em espírito a este único Deus Criador, o qual é PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, e que chamamos de Jesus Cristo.

Amém?


O CORAÇÃO DO HOMEM

Marcos 7:21 - Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,
Marcos 7:22 - Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Marcos 7:23 -Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. 

Voltando ao assunto de seguir os próprios instintos, temos uma grande multidão de almas que seguem aquilo que o coração lhes ordena.

Mas, o coração não tem sabedoria para discernir adequadamente o bem e o mal.

Quantos e quantos crimes e crueldades são praticadas por impulso de ódio que vem do coração? Vinganças terríveis afloram e brotam e desabrocham nos corações.

Então, Jesus nos ensina que do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura...

Assim, se você é uma pessoa que se deixa guiar pelo que o coração ordena, cuidado, o coração não é um bom mestre.


A MENTE DO HOMEM



Outro péssimo mestre é a mente humana.

O homem extremamente racional fica cego espiritualmente.

Passa a crer apenas naquilo que sua mente pode entender e dimensionar.

Como a mente humana não pode dimensionar Deus, a maioria dos intelectuais se tornam ateus ou incrédulos.

E, como a mente humana é limitada, fica cheio de dúvidas existenciais, as quais não consegue responder.

Os de bom senso deixam a dúvida persistir, já os que possuem algum tipo de transtorno criam suas próprias respostas, de onde surgem as teorias científicas mais improváveis e até mesmo hilárias, como a teoria do big bang, e outras.

E, por não crer em Deus nem no diabo, se tornam marionetes de Satanás, o qual lhes inspira todo tipo de maldade e vaidade, soberba, sede de poder e fama...

O "Racional" se torna cruel, amoral, sem misericórdia, impiedoso, avarento, "dono da verdade"...

E quando um homem se torna sábio e poderoso no poder, não tem amor ao próximo, e, claro, nem a Deus.

Não teme matar ou mutilar, não teme prender e mandar açoitar aos seus iguais.

Perde a medida do bom senso e da fraternidade.

E, como aconteceu com o próprio rei Salomão, quanto mais sabedoria e conhecimento acumula, mais se liga nas coisas do ocultismo e do satanismo, afastando-se de Deus.

Mas, quanto mais se distancia de Deus, menos alegria se tem no coração, mais peso e tristeza se acumula na alma.

O rei Salomão descobriu isto, que a sabedoria e o conhecimento em si não trazem alegria nem realização, é como um saco vazio,

Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o conhecimento.

E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito.
Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.(Eclesiastes 1:16-18).

Atualmente, e como já vem acontecendo há tempos, onde mais se comete suicídio é nos países mais desenvolvidos intelectualmente, onde as pessoas estudam mais e têm uma vida bastante confortável e abastada.

Quando olhamos os dados estatísticos globais da taxa de suicídio por países, notamos que em países muito pobres, onde se vive abaixo da linha da pobreza, como diversos da África  (Africa do Sul, 23,5%; Angola, 12,6%; Benim, 12,7%; Botswana, 20,2%: Burquina Fasso, 14,4%; Burundi, 12,1%; Camarões, 15,9%: Chade, 13,2%; República do congo, 11,6%; Costa do Marfim, 15,7%;  República Democrática do Congo, 12,4%; Djibuti, 11,9%; Guiné Equatorial, 13,5%; Eritreia, 17,3%Essuatini, 40,5%; Etiópia, 9,5%; Gabão, 13,1%; Gâmbia, 9,6%; Gana, 10,5%; Guiné, 12,3%; Guiné-Bissau, 12,4%; Quênia, 11%; Lesoto, 87,5%; Moçambique, 23,2%República Centro-Africana, 20,3%; Senegal, 18,5%etc) existem taxas altíssimas de suicídio, e como lá existem muitas milícias e grupos guerrilheiros, por todo o continente, pode-se questionar a veracidade destes dados. Ou seja, será que foi suicídio mesmo, ou será que foi assassinato e informação falsa?

Mas, voltando ao assunto, de uma forma ou de outra, temos também altas taxas de suicídio em países por todo o mundo, vejamos alguns índices: Rússia, 21,6%; Austrália, 11,3%; Áustria, 10,4%;  Bielorrússia, 16,5%; Bélgica, 13,9%; Cabo Verde, 15,2%; Canadá, 10,3%; Finlândia, 12,4%; Índia, 12,9%; Japão, 12,2%; Kiribati, 30,6%,  Letônia, 16,1%, Alemanha, 8,3%, Guiana, 40,9%; etc.

Como demonstramos acima, tirar a própria vida é uma atitude extrema de desespero e aflição, onde não se vê saída para a situação que se vive, ou onde a vida perde sentido por ser muito dolorosa ou, contrariamente, muito tediosa.

Mas, será que por trás da grande maioria destes suicídios não há a manipulação do diabo?

É, porque um suicida vai direto para o inferno, ele mesmo condena sua alma à segunda morte, à morte espiritual.



Resumindo, tanto o coração quanto a mente são facilmente manipuláveis diante do poder maligno do diabo. 

Ao homem natural, que não tem noção do poder espiritual da maldade que age neste mundo, as forças demoníacas conseguem domínio total sobre ele.

Ele age sob a influência do diabo e nem tem noção do que está acontecendo, acredita que está sofrendo perseguição da má sorte, que está numa maré de azar e coisas do tipo.

É desta forma que o diabo consegue levar as pessoas em desespero a buscar ajuda em seus antros de perdição, os centros espíritas, os centros de macumba, etc.

Uma vez ali, o diabo entra de vez na vida da pessoa, arregimentando mais e mais seguidores de sua seita diabólica.

Nestes lugares dizem que existem entidades espirituais de luz e de esquerda, mas na verdade o que tem ali são encostos, são entidades malignas, destrutivas.

Lucas 7:21 - E, na mesma hora, curou muitos de enfermidades, e males, e espíritos maus, e deu vista a muitos cegos.

Jesus Cristo foi um perseguidor dos maus espíritos que atormentavam os israelitas.

Chegou a ir a Gadar, onde libertou um cativo do diabo,



Jesus chegou naquela província satanista e o encosto que destruía a vida daquele homem já foi correndo ao encontro dele, "E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo; O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender";

Num ser selvagem e insano, foi no que o encosto (ou os encostos) transformou aquele homem:
"Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar". "E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras".

Contudo, diante de Jesus Cristo, as entidades do mal que obsidiavam aquele homem mudaram de atitude, se renderam ao nosso Salvador, saudando-o e adorando-o, chamando-o de Filho do Deus Altíssimo:
"E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes. (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.).

Em seguida, o Senhor questiona,
Marcos 5:9 - E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.

Vejam, meus caros leitores, muitas vezes não é apenas um encosto, um demônio que penetra na mente e na alma de um ser humano, mas muitos, uma legião deles... Misericórdia!
E não fiquem pasmados com isto, não é algo incomum. 
Para quem dá brecha aos maus espíritos, aos demônios, estes se ajuntam sobre aquele ser humano como um bando de abutres sobre a carniça.

Misericórdia!
_________________________________________________________________


Louve e exalte o nome de Deus!


Hino 186 - Harpa Cristã 
 De Valor em Valor

_________________________________________________________________






Os demônios que obsidiavam aquele pobre sujeito rogavam a Jesus que não os mandasse para fora daquela província.
Isso nos indica que realmente existem lugares onde os demônios fazem seus "ninhos". Existem, realmente, lugares dominados pelos asseclas do diabo.
Resumindo, Jesus libertou aquele homem, ele recuperou sua lucidez, ficou curado!
O povo que habitava ali, vendo isto, temeu o poder de Jesus, e, ao invés de pedir que Ele ficasse ali, rogaram que fosse embora.
Ou seja, optaram por conviver com as entidades do mal.

Analisemos, agora, este trecho, 

"E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.
Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti.
E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam". (Marcos 5:18-20).

O que foi liberto rogava a Jesus que o fizesse mais um de seus discípulos, mas o Senhor não o permitiu, e disse que ele fosse para a sua casa, para os seus, e lhes anunciasse o milagre que Ele realizara na vida dele.
E, nos diz o texto, "Ele foi e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam".

Entendem?
Jesus quer que nós sejamos suas testemunhas, que nós possamos estar a todo momento contando aos que nos cercam as maravilhas que Ele realiza em nossas vidas.
E, neste momento, quero dar meu testemunho.
Hoje, 14 de fevereiro de 2023, Jesus realizou um grande milagre em minha situação financeira. Abriu portas onde não havia portas e me possibilitou sair de dívidas imediatas, de forma completamente sobrenatural.

Este é o nosso Deus, Todo Poderoso, ao qual nada é impossível.
Amém?

E quanto à Aflição e Desespero?
Jesus nos ensina que viver neste mundo não é viver num mar de rosas.

CONCLUINDO



Eis o que nos ensina o nosso Salvador, 

"Em mim tereis paz,

no mundo tereis aflições"!

Sem qualquer subterfúgio, Jesus nos diz que neste mundo enfrentaremos situações aflitivas, desesperadoras.

Ele, em momento algum nos garantiu um mar de rosas.

Apenas nele teremos paz.

Amém?

Voltando ao início da postagem, devemos lembrar que o índice de suicídios é altíssimo em muitos países, tanto na Europa quanto na África, na Oceania, na Ásia, na Europa oriental, nas ilhas espalhadas pelo oceano, e na América central, do sul e do norte.

O que leva uma pessoa a abrir mão da vida, esta dádiva de nosso Deus?

Podem ter certeza, em 99% dos casos é falta de Deus na vida destas pessoas.

Raramente se ouve falar que um cristão, fervoroso, ligado a Jesus Cristo e ao Espírito Santo tenha atentado contra a própria vida.

Pelo contrário, muitos são os que aceitam morrer para não negar sua fé em Cristo, e outros em morrer para salvar seus entes queridos.

Portanto, devemos ouvir o que Paulo nos ensina, e nos revestirmos da Armadura de Deus, das cabeça aos pés, para resistir ao dia mau.


Bem como nos harmonizarmos com o Espírito Santo, orando todo o tempo, intercedendo por todos, inclusive os pecadores e os incrédulos.

Orar é um ato de amor. E Jesus nos diz, 

"Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"

Glórias a Deus!

Chegam certos momentos na vida da pessoa, que não adianta ter muito dinheiro, nem carros caros, nem iates, nem helicópteros ou jatinhos, muito menos fama...

Abre-se um vazio no coração e na alma do ser humano, e somente a presença de Deus pode preencher este vazio existencial.

Nada pode curar uma alma doente, a não ser a presença de Deus.

Saibam,


Aquilo que é abençoado por Deus prospera e frutifica.

O que vem do mundo, é fruto do diabo, e em pouco tempo seca e traz dissabores.

Amém?

Só Jesus Cristo é o MESTRE, somente Ele quer o bem de nossa alma, apenas Ele abriu o reino dos céus a todas as criaturas humanas.

Jesus Cristo é o único mediador entre o pecador e Deus, pois só Ele pode perdoar pecados.

Aleluia!

Glórias a Deus!

Olhai, Vigiai e Orai. Jesus breve voltará!


Missionário Virtual Geraldo de Deus        2023fevereiro, 14






Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?