Amar ao Próximo, solidariedade cristã



Gálatas 6:
2 - Levai as cargas uns dos outros,
e assim cumprireis a lei de Cristo.





Paz de Cristo,

Amados, Paulo nos exorta a sermos solidários, principalmente com nossos irmãos de congregação, sem excluir aqueles que ainda não são cristãos ou que sejam de outras religiões.
É uma forma bem coloquial de dizer: "amai-vos uns aos outros" ou "Cristo ensina amar ao próximo como a ti mesmo".
Quando diz "levai o fardo uns dos outros (carga)", está nos exortando a sermos solidários, caridosos, amorosos e cumpridores do evangelho.

Sabemos que devemos, por amor a Cristo e pela nossa salvação, resistir às tentações, tanto do mundo quanto da nossa carne e também do diabo. Mas somos fracos e passamos por tanta luta para nos conservar na estrada estreita levando nossa cruz... Porém, Jesus Cristo quer que não tomemos apenas a nossa cruz e façamos uma caminhada solitária rumo ao reino dos céus, não.
Ele quer que sejamos mais fortes, que além de levarmos nossa cruz, tenhamos a capacidade de ajudar o irmão mais fraco a levar a dele.
Se Jesus nos instrui nesse sentido devemos obedecer, pois infinita é a sabedoria de nosso eterno mestre.
Às vezes pensamos que nossa cruz está muito pesada, que nosso fardo está insuportável. Se formos levando nosso fardo sozinhos, sem olhar para os outros, não cresceremos em capacitação.
Mas, se olharmos para o fardo do irmão mais próximo, por vezes descobriremos que é muito maior e mais difícil de se levar do que o nosso.
Descobrimos que ele precisa de ajuda, pois o fardo dele é muitas vezes maior que o nosso e ele está se arrastando, meio sem forças.
Assim, cresceremos em força interior, levamos nosso fardo com mais facilidade e ainda angariamos forças para ajudar o próximo.
Só não queira tomar o fardo do próximo para si. O seu fardo, você tem que levar, às vezes precisando de ajuda, outras sozinho, mas o fardo do seu próximo é dele. Você pode auxiliá-lo, mas não assumir  totalmente o fardo dele.
Saiba até onde ajudar e onde parar para que ele prossiga sozinho, assim também crescendo na caminhada rumo ao
reino de Deus. Se tiver dúvidas, ore e peça ao Espírito Santo a direção, a sabedoria, o entendimento. Ele é quem nos guia.

Quanto à forma de auxiliar o próximo, devemos agir com bom
senso, tanto fornecendo o pão quanto ensinando-o a fazê-lo e também exortando-o a ser um cristão fiel, um cristão de oração e jejum.
O melhor remédio para o homem é a presença de Deus.


Tiago 1:12
12 - Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Tiago nos ensina que aquele que passa pela prova, suporta a tentação e os desafios do deserto, será coroado pelo nosso Deus, recebendo a coroa da vida. Certamente, aquele que o auxiliou, o orientou, o admoestou, mas lhe deu um ombro amigo também será grandemente galardoado pelo nosso Messias.
Ajudar ao próximo é viver em amor, harmonia e mansidão.

Tiago 1:21
21 - Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.

Fiquemos atentos ao evangelho de Cristo, sejamos obedientes, sejamos solidários com nossos irmãos e com os que ainda estão no mundo do pecado, desconhecendo Cristo e o evangelho.
Cuidado, irmãos, com o ímpio e com o endemoninhado, que não somente fogem da presença de Jesus Cristo como querem arrastar para as trevas todos quanto lhes caem nas mãos.
Vigie para que não seja enredado no laço do inimigo. Persista no bem e na caridade solidária, sempre com os olhos no alvo do cristão: Jesus Cristo, nosso Redentor e Salvador.

Lembre-se,

 Salmos 1
 1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Vigiai e orai. Jesus está voltando.


Missionário Virtual Geraldo de Deus               2016 janeiro,14


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Deus de Perto

Rio Breve