Vigiai e Orai







SALMOS 3 : 8A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção.





Amados irmãos em Cristo,

Atentemos para o que o Senhor nos exorta em seu evangelho, para que possamos ser vencedores neste nosso plano de vida dominado pelas trevas e ilusões do materialismo e da carne. 
Devemos buscar elevar nossa alma até o trono do Pai altíssimo, revestidos pelo Espírito Santo, no nome de Jesus, nosso salvador e redentor. Nosso bom Pastor.



Mateus 26:41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.


VIGIAI

 VIGIAI, é uma ação que precisamos desenvolver, aperfeiçoar. É ficarmos atentos durante todo nosso período de vigília neste mundo tenebroso, imerso nas trevas do maligno.
O Senhor nos adverte “O mundo jaz no maligno”.
Quanto mais comunhão com Deus alcançamos, tanto maior se torna a guerra espiritual, maior a fúria do inimigo de nossa salvação em Cristo Jesus.  O inimigo se desdobra em raiva e ataca com mais força, tentando envolver e destruir a união, a paz da família do ungido de Deus.

Daí a advertência de Jesus: " VIGIAI  E ORAI "

O inimigo busca brechas, ataca nossas fraquezas, nossos medos, nosso despreparo. Paulo nos exorta a vestirmos a armadura da fé, da cabeça aos pés; conhecendo, observando, guardando, meditando e vivendo a palavra de Deus.
O inimigo busca nossas fraquezas, atira suas setas malignas, vai fortalecendo nossas falhas até a perdição no pecado.  
Àquele que é vaidoso, ele faz inchar seu ego, até a perdição no pecado. 
Àquele  que é fraco na carne, induz à lascívia, à traição do cônjuge, à prostituição, à pedofilia, à abominação, à homossexualidade e assim por diante.  
Tudo para induzir ao pecado. 
Agindo sem dó nem piedade,  a cada um ele ataca.  
O soberbo... ah, este o inimigo vai ensoberbecendo tanto que seu ego fica maior que o evangelho.  Ele já não consegue pregar a Palavra sem se gabar de sua capacidade, sua força, sua supremacia... acaba pecando contra a PALAVRA DE DEUS e  nem nota.  A soberba vai cegando-o até que se vê destruído.
As setas do maligno fortalecem, fazem crescer nossas imperfeições, nossas falhas, levando-nos diretamente ao PECADO.  
E sabemos que o pecado separa (afasta) o homem de Deus.  Sabemos também que o salário do pecado é a morte... morte espiritual e às vezes   até  à morte carnal.
Assim, o VIGIAI  deve ser uma atividade constante, onde devemos estar atentos.
No falar, no agir, no pensar, no omitir, no praticar caridade, no orar, no estar firme na comunhão com o Espírito Santo, cheios da graça e unção do Senhor.
Devemos vigiar nosso relacionamento com os irmãos da igreja, com os de fora da igreja e com as pessoas em geral.
Devemos vigiar nossa conduta em casa, no trabalho, na escola, na rua, na igreja, em todos os lugares onde estejamos, em todos os momentos .  VIGIAI.
“Guardai o que tem para que não roubem a sua coroa".

Alcançar a graça de Deus e a comunhão com o Espírito Santo é demorado, trabalhoso, importa vencer o deserto, vencer os vales, ser lapidado pelo nosso Deus.  É difícil.
Perder esta comunhão, basta um descuido aqui, um erro ali, dando brecha ao inimigo.  E este vai minando nossa defesas.
Se não vigiarmos, somos derrotados por ele. Facilmente.  Por isto tantos se perdem na jornada, perdem a salvação, se afastam dos caminhos do Senhor.

Orai e Vigiai.  Vigiai.  Vigiai. Vigiai. Vigiai. Vigiai sempre.

VIGIAR PARA NÃO DESAFIAR GRATUITAMENTE O INIMIGO

Desafiar o inimigo,  jamais !
Outra ação que não deve ser praticada é o crente desafiar o inimigo:  Quando o crente prega que “vai pisar na cabeça do demônio,  que vai destruir o inferno, e coisas tais.  Isto não é de Deus.
Só quem pode vencer o inimigo é Deus, é Jesus Cristo.  E para isto o Senhor tem um plano a longo prazo, como nos revela em Apocalipse.
Quando nos colocamos diante do inimigo,  desafiando-o,  estamos errados,  não se deve  ” cutucar a onça com vara curta”. 

Somente Deus tem o  poder.

Quem somos nós,  simples servos do senhor, para desafiar seu grande inimigo?  Como podemos dizer que somos mais fortes que  Satanás?  Queremos  nos igualar a Deus?  Isto é heresia, sacrilégio, desrespeito para com Jesus Cristo , nosso Salvador.
Quando dizemos que “As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Cristo”, aí sim, estamos dentro da Palavra.  O que fugir disto, é por conta e risco de quem fala.  Esta maneira de agir  demonstra que a VAIDADE  e a SOBERBA encheram o coração do crente e o dominaram.
Sentir que tem autoridade, pela presença do Espírito Santo em nós, e repreender algum demônio ou encosto que esteja assediando ou prejudicando alguém, no nome de Jesus Cristo, é coisa de cristão valoroso, ligado no trono da glória. Sempre sabendo que a autoridade e a virtude vem de Deus, que o poder está em Deus, que mais forte é o sangue e o nome de Jesus Cristo. Jamais devemos nos achar poderosos, o poder está em nosso eteno mestre e salvador. Devemos sempre ter em mente aquilo que João Batista disse importa que eu diminua e que Jesus Cristo cresça, e cresça, e cresça sempre.

Vamos nos ater à palavra do Senhor: “Aquele que se exaltar será humilhado e todo aquele que se humilhar será exaltado”.



ORAI

Orar demoradamente, várias vezes ao dia, é algo difícil para as pessoas em geral.  

Muitas são as obrigações cotidianas que impedem que as pessoas fiquem longo tempo em oração.  Por isto, o orar tende a ser uma atividade que dura alguns minutos de diálogo onde o crente agradece, adora, exalta e suplica ao Deus vivo, o grande Eu Sou, (Pai, filho e Espírito Santo).

Isto é perfeitamente aceitável e agradável ao nosso Deus. 

Principalmente a oração com os joelhos dobrados, nas madrugadas, assiduamente.  Este modo de agir cria uma ligação maravilhosa com o Espírito Santo de Deus. 

Proporciona a comunhão de nossa alma com o Espírito Santo, e vai se fortalecendo dia após dia e, se persistirmos, alcançamos um estágio que Paulo se refere como   “Alcançar a perfeita unidade com o Espírito Santo”.

Erram aqueles que pensam ser importante ficar desfilando ladainhas por horas a fio, crendo que assim alcançam a atenção do nosso eterno mestre Jesus Cristo.


Romanos 8 : 26E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Romanos 8 : 27E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

Para que a oração tenha efeito e seja ouvida no Trono da Glória, o que se fala ou murmura deve vir de lá de dentro do coração, de dentro da alma, lá da junção onde se unem a alma e o espírito. 
A oração deve ser também submissão e adoração, nunca exigência e imposição.  

Quem ora dizendo "Eu determino agora que o milagre vai acontecer..." é um néscio, um tolo.  Qual criatura de Deus pode dar ordens ao criador ou aos seus anjos?

Vale mais um coração quebrantado e em lágrimas de verdadeira aflição.

Temos o exemplo vivo de Ana, que todo ano ia ao templo e orava em lágrimas clamando ao Senhor YHWH, o todo poderoso, pedindo que ele lhe concedesse gerar um filho, mesmo sendo ela estéril,insistiu ano após ano,  não esmoreceu. Orava e esperava, orava, chorava e esperava.  E foi atendida. Seu filho, Samuel, foi um dos grandes homens de Deus do antigo testamento.

I Samuel 1 : 10Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.


VIGIAI  E ORAI, Orai e Vigiai.  Vigiai.  Vigiai. Vigiai. Vigiai. Vigiai sempre.
AMÉM.

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à sua igreja.


Romanos 8 : 28E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

A paz de Cristo a todos.
Jesus está voltando, atentai para isso, vigiai e orai.

Missionário Virtual Geraldo de Deus       2012 outubro, 16                                          Revisado          2015 outubro,  02
Revisado, reconfigurado  2015 dezembro 30
Twitado 26 04 2020


Popular posts from this blog

Deus de Perto

Rio Breve