Mistérios de Deus

 



Daniel 12:9 - E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim.


Amados em Cristo Ressuscitado, 


Estamos iniciando o ano de 2.024 e.C., ou seja, fazem cerca de vinte séculos e mais vinte e quatro anos que nosso amado e eterno Jesus Cristo nasceu como homem neste nosso mundo físico.

Glórias ao nosso Deus!

__________________________________________________________________

Vamos Louvar com Alegria,
Hino 03 da Harpa Cristã

__________________________________________________________________
__________________________________________________________________


Como tem sido desde o princípio dos tempos, registrado nas Sagradas Escrituras, Deus continua no controle de todas as coisas, continua sendo nosso esconderijo, fortaleza...
 

Eis alguns principais adjetivos que encontramos na Bíblia Sagrada se referindo ao nosso Deus Criador.

Temos na Palavra de Deus, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, lições e mais lições de sabedoria, a qual vem do trono do Senhor.
Contudo, nosso Deus é misterioso em muitos aspectos, porque nosso corpo e nossa mente não conseguem abarcar sequer um milésimo das coisas do Reino de Deus, sequer um milésimo das coisas espirituais de nosso Criador.


Deus é mistério.
Deus é Deus.
Deus não teve princípio nem terá fim.

Que mistério é este? Como pode existir algo sem um início? De onde veio Deus?

Mistério insondável.

Não adianta querer explicar Deus usando a ciência dos homens de mente limitada, mente carnal, pois o Senhor é Espírito!


O que é carnal não consegue entender, muito menos desvendar ou explicar algo espiritual.

Os limites que uma mente humana pode atingir não ultrapassam um ponto na escala infinita do poder de Deus.

A maior prova da limitação da mente humana é a Teologia, tida como uma ciência, mas que não consegue uma linha única de interpretação da Palavra de Deus escrita na Bíblia. 
Existem várias "Linhas Teológicas", vários ramos de teologia (teologia sistemática, que engloba ramos como a teologia doutrinal, a teologia dogmática e a teologia filosófica), como se Deus não fosse único e sua Lei imutável, e sua justiça eterna.
Os teólogos não se entendem, cada um tem uma opinião diferente, mesmo quando estudam o mesmo texto bíblico.

Quem pode saber das coisas de Deus, de forma correta, de acordo com o que Deus realmente quer nos revelar? 
O Consolador. O Espírito de Verdade, ou seja, o Espírito Santo!

Eis o que Jesus nos esclarece acerca do Espírito Santo, em João 16:

⁷ Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
⁸ E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
⁹ Do pecado, porque não creem em mim;
¹⁰ Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
¹¹ E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
¹² Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
¹³ Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
¹⁴ Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
¹⁵ Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. (João 16:7-15).

O Espírito Santo anuncia aos escolhidos de Deus novidades de vida, novidades de profecias... Convence do Pecado... Nos desvia do mal...  Nos guarda do vil tentador... Nos traz ensinamentos que aprofundam aquilo que Jesus Cristo falou superficialmente em suas pregações... Nos guia em toda a verdade mediante sua abençoada unção... Enfim, nos abençoa com os dons espirituais, os quais nos capacitam e nos ajudam, para que possamos dar frutos, frutos espirituais!

Os Dons Espirituais:

⁸ Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
⁹ E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
¹⁰ E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
¹¹ Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. (1 Coríntios 12:8-11.


Os quais geram os 
FRUTOS DO ESPÍRITO
.
Gálatas 5:22 -  Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Glórias a Deus, Glórias a Jesus, O Salvador!

O cristão que anda em obediência, segundo os propósitos de Deus, recebe  do Espírito Santo a capacitação espiritual que lhe é necessária. Ou Seja, Deus o capacita conforme seja útil ao ministério individual de cada um.

Para que o Espírito Santo venha a nos ungir com seu batismo, devemos ser obedientes, devemos estudar com afinco a Palavra, devemos viver os ensinamentos de Jesus Cristo, devemos tomar nossa cruz e seguir os passos de Jesus Cristo.

Devemos, acima de tudo, amar prioritariamente a Deus e à Sua Justiça. E,
Amar ao Próximo, sem acepção de pessoas.

Devemos, ainda, levar uma vida pacífica e pacificadora, devemos espargir o perdão ao derredor e viver em harmonia com todos nossos semelhantes, segundo o amor de Jesus Cristo.

João 13:34 - Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. 

O amor de Cristo deve ser a base de nosso ministério. 

Amém?


DANIEL, HOMEM DE DEUS, O PROFETA DO REINO.

Daniel  o profeta de Deus que tratou do reino.

Daniel 2:28 - Mas há um Deus no céu, o qual revela mistérios"

Daniel foi levado ao cativeiro no exilio de Babilônia quando ainda adolescente e, desde cedo se destacou como homem de Deus, como um homem ligado ao reino de Deus, como um homem de oração, um profeta de fé inabalável no Deus Todo Poderoso YHWH. Um homem que não se deixou contaminar pelas coisas de Babilônia, pelas coisas pagãs...

Daniel 1:8 - E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
Daniel 1:9 - Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.  


Que possamos, nós cristãos da atualidade, não nos deixarmos contaminar com as coisas deste mundo pecaminoso e avesso ao nosso Jesus Cristo. 
Que não nos deixemos contaminar com a concupiscência da carne, dos olhos, com a concupiscência deste mundo que jaz no maligno.

Que possamos conservar em nós a sã doutrina de Cristo, sem jamais O negar, sem jamais aceitar doutrinas pagãs ou quaisquer que não seja a de nosso eterno mestre e Salvador.

Amém?



DANIEL - "Ouvi, Senhor, mas não entendi"!


⁷ E ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, o qual levantou ao céu a sua mão direita e a sua mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, tempos e metade do tempo, e quando tiverem acabado de espalhar o poder do povo santo, todas estas coisas serão cumpridas.
⁸ Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?
⁹ E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim. 

Daniel 12:7-9

Eis o que um homem de Deus, cheio do Espírito Santo, em comunhão com o Todo-Poderoso concluiu do que lhe foi revelado.
Ele foi sincero, disse,

⁸ Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?


Daniel tinha intimidade com as coisas de Deus, era um homem ao qual Deus revelava seus mistérios, tanto que ele foi capaz de decifrar sonhos enigmáticos dos reis aos quais servia, no exílio, mediante a assistência do Criador.

Contudo, quando lhe foi revelado mistérios acerca do fim dos tempos, ele não entendeu, estava oculto para ele as verdades que Deus profetizava.

O que ele fez?
Foi sincero. Disse ao Senhor, "Ouvi, mas não entendi. Qual será o fim destas coisas?

E, escreveu o que lhe foi demonstrado fielmente, deixando sem desvendar o mistério que Deus não lhe esclareceu.

Daniel não quis se fazer de grande sábio, de um "doutor da Palavra", de um "mestre em explicação da profecias secretas de Deus"! 
Não, nada disso. Deixou em oculto o que Deus não explicou detalhadamente.

Assim devemos agir.
Aquilo que não foi esclarecido por Deus deve permanecer em oculto, é esta a vontade de nosso Criador.

Por isso eu reitero uma vez mais, a Teologia é pura vaidade.
Só quem pode explicar seus mistérios é o próprio Deus, através da ação do Espírito Santo, ninguém mais.

Existem diversas "Linhas Teológicas" tentando explicar um mesmo mistério não esclarecido por Deus.

Jesus disse que Voltaria, para o arrebatamento, para a consumação do Juízo Final no fim dos tempos, mas não disse o dia nem a hora, muito menos o ano que este fato ocorreria, ou ocorrerá.

Ele disse, "Ninguém sabe, unicamente meu Pai"!

Então, entendemos que não se deve inferir explicação ao que Deus deixou oculto.

Assim é este mistério do fim dos tempos, mas também todos os outros que Deus não esclareceu, todos os que Deus deixou em oculto, desta forma deve permanecer, pois não cabe ao homem tentar explicar Deus. Deus é Deus.

Amém?

É heresia retirar ou acrescentar qualquer coisa ao que Deus nos legou como Sua Verdade Eterna e Imutável,

¹⁸ Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
¹⁹ E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

Amém?



CONcluindO



Daniel tinha tanta fé em Deus que aceitou ser atirado dentro da fornalha de fogo, e também em ser atirado na cova de ferozes leões.
Ele sabia que Deus o protegeria.
Ele tinha a fé inabalável que Jesus nos exorta a termos.

Qual é o tamanho de sua fé em Jesus Cristo?

??????????????? Medite  ??????????????

Então, no fim do Livro de Daniel, temos estas palavras de Deus,

Daniel 12:

⁹ E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim.

¹⁰ Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão.

¹¹ E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.

¹² Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias.

¹³ Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias.(Daniel 12:9-13).

Poderão alguns dizer, "Deus profetizou em enigma, mas afirma que os sábios entenderão a mensagem"...

Sim.
Mas, quais sábios?
Aqueles que firmam sua sabedoria em sua mente humana, falha, limitada?

Decerto que não.

Sábio, para Deus, é o homem cheio da unção do Espírito Santo.
Este será sábio aos olhos de Deus.

Amém?

Só Deus pode explicar seus próprios mistérios.

Encerramos dizendo,

Apocalipse 22:20 - Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus. 


Missionário Virtual Geraldo de Deus                    2024janeiro, 09

Getsêmani






Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?