As Paixões x O amor

 


Mateus 26:35 - Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.


Amados em Cristo, saudações.



O AMOR


Somos humanos, limitados, pecadores, fracos na carne... Somos humanos.
Jesus Cristo veio ao mundo para viver esta fraqueza que o corpo exerce sobre a alma.
Para sentir, Ele sendo Deus, como se sente uma de suas criaturas.



Jesus não pecou, mas vivenciou as misérias humanas.
Jesus veio para vencer o pecado e o diabo que reina neste mundo.
Jesus veio para perdoar as almas pecadoras.


Jesus veio para fazer cumprir a justiça eterna de Deus, mas também para espargir o perdão e o amor.


Louve! Adore!


Hino 39 da harpa cristã 
Alvo mais que a neve
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Jesus Cristo andava pelas cidades e aldeias, fazendo curas e maravilhas, ensinando Sua doutrina ao povo, e enorme multidão O seguia todo o tempo. 
Então, o tempo de Sua permanência aqui neste mundo como Cordeiro de Deus chegou aos últimos dias, Ele seria preso, humilhado, vituperado, crucificado e morto, para que as escrituras se cumprissem.
Centenas de discípulos acompanhavam-No, e, os doze apóstolos também.
Dentre os doze, Pedro era aquele que estava ao lado de Jesus Cristo o tempo todo, ele e João. Mas Pedro era mais atirado, mais ousado, mais valente que os outros.  


Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.
Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia.
Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei.
Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.
Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo. Mateus 26:31-35

Conhecendo a fraqueza humana, Jesus disse aos seus discípulos e aos apóstolos, que eles se sentiriam envergonhados, escandalizados, quando ele fosse preso pelos líderes que governavam seu povo.

A reação de seus seguidores foi a negação. "Ainda que todos se escandalizem de ti, eu não me escandalizarei"!

Pedro, que tinha grande amor e admiração por Jesus afirmou, "Morrerei contigo, mas não te negarei"!

Era assim que eles pensavam, estando junto ao mestre eterno, mas eram apenas seres humanos, fracos, falhos e pecadores.

E os que prenderam a Jesus o conduziram à casa do sumo sacerdote Caifás, onde os escribas e os anciãos estavam reunidos.
E Pedro o seguiu de longe, até ao pátio do sumo sacerdote e, entrando, assentou-se entre os criados, para ver o fim.
Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho, buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte;
E não o achavam; apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas, nào o achavam. Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas,
E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias.
E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti?
Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.
Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.
Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia.
Que vos parece? E eles, respondendo, disseram: É réu de morte.
Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam,
Dizendo: Profetiza-nos, Cristo, quem é o que te bateu?

No entanto, quando O prenderam, todos fugiram atemorizados, escandalizados ao verem os maiorais do templo acusando-o e esbofeteando-O. Pedro foi o único que O seguiu de longe, ressabiado, tentando achar forças e coragem para não fugir.

Mas, quando alguns o reconheciam e diziam que ele fazia parte dos escolhidos de Jesus Cristo, o pânico foi mais forte...


Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu.
Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.
E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno.
E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem.
E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia.
Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.
E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.
(Mateus 26:57-75).

O pânico foi mais forte, e mesmo Pedro, tão ligado em Jesus Cristo, O negou. Não uma vez, mas três vezes, conforme havia previsto o Messias.

Quando o galo cantou Pedro se lembrou do que Jesus lhe havia dito, que ele O negaria três vezes antes que o galo cantasse. E chorou amargamente.

Por que isto aconteceu?

Simples, porque Pedro ainda não estava cheio do Espírito Santo.

Um homem natural teme tudo, é facilmente dominado pelo medo e pelo pânico.

Contudo, um homem cheio do Espírito Santo, nada teme, a não ser perder a presença de Deus em sua vida.

Sabemos que no dia de Pentecostes, algum tempo depois da ascensão de Jesus Cristo ressuscitado aos céus, Pedro e os demais discípulos de Jesus foram batizados com o Espírito Santo. Daí se iniciou o ministério dos apóstolos, iniciando a evangelização e a abertura de igrejas primitivas cristãs. Pedro sofreu perseguição e foi até preso por pregar a Palavra do evangelho de Jesus Cristo, mas nunca mais negou o Mestre Eterno.

Como foi o fim da vida de Pedro?

A tradição cristã antiga relata repetidas vezes, que ele morreu em Roma durante a perseguição encabeçada por Nero, possivelmente em 65 d.C.

“Hegessipo diz que Nero procurava fatos contra Pedro para condená-lo à morte. Quando o povo percebeu isso, rogaram a Pedro, com muita insistência, para que ele fugisse da cidade. Pedro no fim foi persuadido pelos importunos pedidos e preparou-se para a fuga. Porém, ao chegar ao portão da cidade, viu o Senhor Jesus Cristo vindo ao seu encontro, a quem Pedro, adorando, disse: — Senhor, para onde vais tu? — Ao que Ele respondeu dizendo: — Estou voltando para ser crucificado. — Assim Pedro, percebendo que com essas palavras o Senhor se referia ao martírio do qual ele estava fugindo, voltou para a cidade. Jerônimo diz que ele foi crucificado, com a cabeça para baixo e os pés para o alto a pedido dele mesmo porque era — disse ele — indigno de ser crucificado do mesmo modo e jeito como o fora o Senhor.” (John Foxe, O Livro dos Mártires, p. 21, 22). 

O amor de Deus, veiculado pela unção do Espírito Santo torna o ser humano imune às ameaças oriundas do mundo e das autoridades deste mundo dominado pelo diabo.

Amor, o amor verdadeiro que preenche o coração do cristão que ama a Deus acima de tudo e ao próximo, o torna parte da família do Criador, portanto, acima das mazelas terrenas.

O amor não pode ser morto.


AS PAIXÕES

ATITUDES ÍMPARES

César mandou queimar os navios e os remos para ninguém fazer corpo mole diante do inimigo. Sem alternativas para voltar para casa, eles tinham que vencer ou vencer.

Atitudes extremas são reflexos das paixões. 

Muitos foram os homens que, por paixão, fizeram guerra, mataram, morreram, realizaram grandes feitos humanos.

As paixões também são motivadoras de grandes romances, elas podem ser do bem ou do mal.

A paixão em si não é algo ruim, depende da direção e do objetivo que elas conduzem aquele que por elas estão dominados.

Normalmente a paixão escraviza, esta é a verdade. Escraviza e cega aqueles que ela domina.


CONTO DE MALBA TAHAN - Livro Lendas do céu e da Terra *

São Columbano e o urso

Recordam os escritores cristãos uma encantadora lenda a respeito de São Columbano, o apóstolo dos bávaros. 

Esse santo era paupérrimo; só possuía um burro, naturalmente calmo, manso e paciente, que carregava a humilde bagagem do missionário no decurso das suas viagens apostólicas.
Um dia em que eles varavam por uma floresta espessa, um urso irrompeu dos cipoais, lançou-se contra o animal e estraçalhou-o. Que fez o santo? Sem sombra de temor aproximou-se da fera, pôs-lhe a
bagagem às costas e disse-lhe com a maior naturalidade:
__ Irmão, tu mesmo é que tens, agora, de carregar a minha trouxa.
E aquele animal ferocíssimo, ainda salpicado do sangue de sua vítima, ofereceu-lhe, sem relutância, o dorso forte, e serviu-o desse dia em diante, com a doçura e submissão de uma ovelha.

Nunca deve o homem se queixar pelo fato de ser vivo, apaixonado,ávido de glória, e transbordante de entusiasmo. Ao contrário, uma paixão, em si mesma, não é uma desdita; mas se não for dominada, pode degenerar em mal irremediável.
 "Aplica-te, pois, meu filho, a domar os ursos selvagens que são as tuas paixões, e atrelá-los à tua viatura".
Não se podem realizar grandes coisas, nem se pode vir a ser um grande homem, um grande santo, senão com a alma arrebatada por uma grande paixão.
Uma paixão é como o vento que sopra por sobre o mar. À míngua de vento, os batéis se imobilizam num marasmo enervante, as velas frouxas, vazias, inúteis. Não basta, porém, que o vento se ponha a
soprar. É mister que o nauta saiba captá-los e encher com ele as velas. Se o não fizesse, o vento não deixaria de virar-lhe o batel e o arrastaria para o fundo do abismo.

* Livro que aborda o cristianismo na visão católica, mas que nos traz grandes ensinamentos e muita sabedoria. Basta sabermos olhar para estes na visão de um cristão evangélico (protestante).

__________________________________________________________________________________


Neste conto acima, de Malba Tahan, a moral que nos é apresentada é a necessidade de não se deixar escravizar pelas paixões, mas dominá-las.
Não é algo fácil.

Neste comparativo entre paixão e amor, podemos ver que o amor verdadeiro nos é ensinado por nosso Deus.
Já a Paixão é algo terreno, algo mundano.

O amor é duradouro, enquanto a paixão é fugidia e muitas vezes de curta duração.

O Cristão verdadeiro deve ser prenhe de amor por Deus e pelo próximo.

O AMOR de Deus nos trouxe a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual é o único mediador entre Deus e a humanidade.  Só Jesus pode perdoar pecados.

Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? (Romanos 8:33-35).

O Apóstolo Paulo nos ensina sobre o amor ao nosso Deus,

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:38,39).


CONCLUINDO

Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.(Romanos 8:36,37).


Deus é fiel. Cabe ao cristão ser fiel a Deus, nunca negando o nome de nosso eterno mestre Jesus Cristo.

O mundo jaz no maligno, já nos ensinou Jesus Cristo quando aqui esteve.

Lembremo-nos que 

Lembremo-nos que o amor ao mundo e às coisas mundanas nos afasta do amor de Deus. Jesus nos ensina que não podemos servir a dois senhores, ou a Deus ou ao mundo, é com deve ser.

O cristão fiel ao eterno mestre amará a Deus acima de tudo, com todas as suas forças, com todo seu entendimento, com todo seu coração e sua alma. Então, não haverá espaço para o amor às coisas mundanas ao que ama verdadeiramente ao Criador.

E, agindo assim, estará sendo agradável a Jesus Cristo, o Salvador.

Pois, somos povo separado, escolhidos para ir além desta existência carnal. Em Jesus temos a promessa de ressurreição após a morte, e vida eterna para nossa alma. 
Amém?

Não é fácil tomar a cruz e seguir Jesus pelo caminho estreito que leva ao reino de Deus, mas,

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou

Não por merecimento próprio, nem por capacidade ou conhecimento, mas pela misericórdia, pela graça e pelo amor inexplicável de nosso Deus pelas suas criatura, que somos nós.

Aleluia!
Glórias a Deus!

Olhai, Vigiai e Orai. Jesus está voltando.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                2022outubro, 23

 







Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?