DIA DE LUTA

 


1 Samuel 16:1 - Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.


GOLIAS


Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo.

Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze.
E trazia grevas de bronze por cima de seus pés, e um escudo de bronze entre os seus ombros.
E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança de seiscentos siclos de ferro, e diante dele ia o escudeiro. 1 Samuel 17:4-7

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Louve, adore a Jesus nosso Salvador


Hino 515 da Harpa Cristã

Se Cristo comigo vai

legendado


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


DAVI, filho de Jessé 


Davi, o mais novo dos filhos de Jessé, uma vez mais levantou-se saindo para cuidar do rebanho de ovelhas do pai um pouco antes do raiar do dia, levando dependurado no ombro o alforje rústico de couro com alguns de seus poucos pertences: tiras de couro que usava como funda, alguns pedregulhos escolhidos, pedaços de pão com queijo enrolados num trapo e uma caneca de latão. Na mão esquerda a harpa tão amiga, inseparável, a qual ele carregava também dependurada ao ombro, presa com tiras de pele macia, curtida por ele mesmo. Saindo para fora da moradia modesta, na varanda, sob o telhado, apanhou seu velho e surrado cajado de pastor, tomando a direção do cercado onde elas ficavam presas durante a noite, protegidas dos predadores noturnos mais ousados. Mais um dia de pastoreio das ovelhas de seu pai, como tantos antes, a rotina de sua vida era esta, ele na verdade amava a liberdade dos campos de pastagem, a companhia dos animais que ele conhecia bem, chamando cada uma delas pelo nome, cuidando, protegendo, conduzindo para o pasto, para os arroios de água aonde matavam a sede. Havia ainda a ordenha e a tosa, no tempo certo, e a tudo isto ele fazia gosto, era sua rotina. 

Às vezes, no campo enquanto o rebanho pastava preguiçoso sob o sol quente, assentado sobre alguma pedra, parava de tocar a harpa companheira com a qual louvava ao Deus Eloim, a quem dedicava todo seu amor e adoração, e se punha a refletir sobre aquele acontecimento que causara tanta estranheza em seus irmãos e mesmo em seu velho pai. 

(Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não tem escolhido a estes.
Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. 1 Samuel 16:10-12).

Lembrava-se do dia em que, de repente, fora chamado pelos irmãos mais velhos com ordem de ir para casa bem antes do entardecer, e lá chegando encontrou o homem de Deus e juiz de seu povo, o ancião Samuel. Jamais esperara por aquele momento em que foi ungido com azeite, muito menos imaginara ouvir do profeta aquelas palavras  - "O Senhor dos Exércitos te nomeia o novo rei de Israel", - afinal, já havia um rei em Israel, Saul. 


(Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá1 Samuel 16:13).

Mas, então tudo mudou em sua mente, tudo se transformou em seu espírito, sentiu-se elevado aos céus, teve visões de Deus, ouviu um coro de anjos entoando hinos celestiais, e, se já era um jovem ousado e destemido, muito mais ousadia e destemor lhe foi acrescentado, pois daquele momento em diante tornara-se templo vivo do Espírito Santo. Sua boca, que usava principalmente para entoar louvores foi enriquecida com a sabedoria que lhe veio do alto, bem como seus pensamentos, agora muito mais direcionados para a grandiosidade do Deus Criador que o escolhera para reinar sobre seu povo.

Muito mais lhe agradava a tarefa de pastorear ovelhas, pois na solidão da tarefa estava rodeado de anjos do SENHOR, e no silêncio dos campos o próprio Deus lhe falava aos ouvidos, e na quietude das tardes ensolaradas lhe era acrescentada mais e mais sabedoria vinda direto do trono da glória.

Assim, ao sair para o pastoreio, cumpria a rotina de obediência ao seu pai, e acontecia, dia a após dia, a rotina de convivência com o Todo Poderoso, crescendo no corpo, na mente, e sendo enriquecido pelo Espírito em sabedoria e conhecimentos, em mansidão e temperança, em moderação e também em força física e coragem. Crescia o garoto de Jessé, o filho mais novo, tutelado pelo próprio Deus Todo Poderoso, escondido dos olhos do mundo, mas abençoado pelos anjos do SENHOR.

(Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele. 1 Samuel 16:18).

Não ansiava reinar, foi-lhe incutido na mente que para cada propósito de Deus há um tempo determinado, restava-lhe somente aguardar o desenrolar dos acontecimentos, bem soube ele que Deus escolhera Saul mas que o rejeitara por desobediência. Davi colocou em seu coração o propósito de jamais deixar de fazer a vontade de Deus em primeiro lugar, mesmo que isso lhe causasse transtornos ou inquietação. Era jovem na aparência, porém, muito mais sábio que muitos anciões, graças ao Espírito que nele fizera morada.

Dessa forma, cada novo dia era mais um dia da rotina do pastoreio. Exceto naqueles dias em que um espírito mau da parte de Deus vinha sobre  Saul e ele era envidado pelo pai até o rei para tocar harpa, louvar ao SENHOR, dando alívio ao soberano, porque mediante isto o tal espírito se afastava. Saul até que o tratava bem, nem desconfiando que Deus já havia ungido-o para ser seu sucessor. Davi sabia bem que um dia Saul viria a saber disso, fazendo-os inimigos ferrenhos. Decerto o rei o perseguiria e buscaria sua morte, isto era o que se podia esperar do caráter vingativo de Saul. Nada disso o abalava confiava em Deus, sua fortaleza e abrigo seguro. Saul tinha o poder e os exércitos, ele tinha o Espírito de Deus consigo.

Aquele  era um dia de pastorear ovelhas, e Davi saiu ainda antes do sol raiar, conduzindo o rebanho na direção dos montes próximos. O tempo passava e a rotina de Davi era essa. Até que certo dia tudo mudou, revelando ao mundo o guerreiro formidável escondido naquele corpo de jovem adolescente.

A certa distância de Belém onde morava, o exército de Israel comandado por Saul confrontava o exército dos filisteus, acampados, preparando-se para guerra. Três irmãos de Davi estavam servindo ao exército de Saul, Eliabe, o primogênito, e o segundo Abinadabe, e o terceiro Sama.


(E os filisteus ajuntaram as suas forças para a guerra e congregaram-se em Socó, que está em Judá, e acamparam-se entre Socó e Azeca, no termo de Damim.
Porém Saul e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale do carvalho, e ordenaram a batalha contra os filisteus. 1 Samuel 17:1,2
).

Quarenta dias estiveram os exércitos inimigos acampados, e, passado este tempo, Jessé mandou que Davi fosse até o local do confronto para lhe trazer notícias de seus filhos e mesmo da guerra com os filisteus.

Naquela madrugada Davi não foi para o pastoreio, mal sabia ele que seria 

DIA DE LUTA

(Davi então se levantou de madrugada, pela manhã, e deixou as ovelhas com um guarda, e carregou-se, e partiu, como Jessé lhe ordenara; e chegou ao lugar dos carros, quando já o exército saía em ordem de batalha, e a gritos chamavam à peleja.
E os israelitas e filisteus se puseram em ordem, fileira contra fileira.
E Davi deixou a carga que trouxera na mão do guarda da bagagem, e correu à batalha; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem.
E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.
Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente.
E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel. 1 Samuel 17:20-25).

Coisas absurdas aconteciam todo o tempo, mas, jamais Davi pensara que um dia veria o exército de Israel, e mesmo o valente Saul, amedrontado, encolhido diante de um incircunciso filisteu! Afinal, não era Israel o povo escolhido de Deus? Não era o exército das vitórias impossíveis? E, seu irmão ofendendo-o sem motivo, 

...E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.

Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso? 1 Samuel 17:28,29

Afrontas de seus irmãos mais velhos eram facilmente ignoradas por Davi, ele não discutia com eles, por isso ignorou o que Eliabe lhe falou. E, havia uma preciosa recompensa de Saul para o valente que vencesse o gigante temível.  

Quanto à afronta do gigante Golias contra o rei e o exército do Deus de Abraão, e seu Deus, isso ele não poderia ignorar jamais.  Ver aquele filisteu desafiando os filhos de israel e estes se acovardando, fugindo diante dele, isso o deixou furioso.

Davi se indignou com a afronta do incircunciso, e foi ter com o rei, oferecendo-se para enfrentar o gigante inimigo que ofendia ao seu Deus Eloim.

E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu. 1 Samuel 17:32.

Entretanto, Davi teve que convencer o rei Saul, pois ele o achava muito jovem e inexperiente na guerra. 

Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,
Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo. 1 Samuel 17:34-37

Mesmo Saul, com toda sua dureza de coração, não duvidava do poder de Deus, assim teve que concordar e permitir que Davi, o jovem garoto, enfrentasse o experiente guerreiro filisteu. Então, o rei fez que Davi vestisse sua armadura, e lhe deu sua enorme espada, mas aquilo não lhe era algo agradável nem cômodo, por isso recusou a honra, e, trajando suas vestes simples de pastor, e levando na mão seu cajado, se dispôs a travar a luta na qual não visava mais que demonstrar a todos que Deus estava no controle, e presente, o Deus vivo de Israel, o qual era com ele.

E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.
O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele.
E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.
Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. 
1 Samuel 17:40-43. 

Contudo, que deus existe além dos Deus de Abraão? E o Todo Poderoso Eloim estava com Davi, assim, aquelas palavras do gigante não tocaram seus sentimentos, muito menos o que o inimigo blasfemou em seguida, 

1 Samuel 17:44 - Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.

Davi, a estampa de garoto, a aparência de um jovem ainda imberbe, isto enganou o gigante, que o menosprezou, e até o desprezou, mal sabia ele que aquele pastor com seu cajado numa mão e com a funda na outra era cheio do Espírito Santo, firmado no poder do Deus vivo.

Sem temer as ameaças do filisteu, deu resposta à altura,

1 Samuel 17:45 - Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

1 Samuel 17:46 - Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;
1 Samuel 17:47 - E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.

Dito isto, destemidamente, Davi correu contra o gigante, pronto para o combate, confiando no poder do Todo Poderoso Eloim,


E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.
E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram. 1 Samuel 17:48-51

Realizado tal feito, o exército de Israel ganhou alma nova, e correu em perseguição ao exército dos filisteus, que fugia como coelhos assustados. Davi sentiu a grande mão de Saul em seu ombro, e viu um sorriso enigmático no rosto do rei, breve seu sogro, pois ganhara a recompensa pela vitória, e também a mão da filha mais velha do soberano  para a desposar. Sentiu-se confiante, como sempre, pois tinha em si o Espírito de Deus, e, mentalmente compôs uma canção, a qual ele iria tocar em sua harpa rústica, de agradecimento, dedicando a vitória obtida à glória de Deus!

(Davi, depois de ungido por Samuel teve que esperar mais ou menos quinze anos até se tornar o rei de Judá. 2 Samuel 2:5 e 5:5.).



CONCLUINDO





Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,
Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo. 1 Samuel 17:34-37

Quem tem o chamado de Deus é um missionário de Cristo.

Todo missionário de Cristo é um pastoreador de ovelhas quando está evangelizando, ensinando a Palavra, ou exortando o pecador.  

E, para fazer a vontade de Deus, enfrentará terrível batalha espiritual em seu dia a dia, ou seja,  enfrentará ursos e leões... E gigantes!

Haverá para o cristão missionário de Jesus os dias de pastoreio, a rotina do pastoreio, mas...

Haverá o dia da luta, inesperadamente.

Assim, não deve nunca sair a campo sem estar pronto para os desafios.

E quem poderá vencer as ameaças? Os fortes? Os armados? Os mais bem preparados para a guerra?

Não, irmãos em Cristo.

Como ocorreu com o exército de Saul que se encolheu e fugiu do gigante, aquele que coloca sua confiança em si mesmo e em sua própria capacidade, diante dos gigantes acabará por se amedrontar e fugir da batalha.

Vencedor de gigantes, e de ursos, e de leões, será aquele que estiver, como Davi, cheio do Espírito Santo!

Aleluia! Glórias a Deus!

Vencedor será aquele que levar em seu coração a certeza, "Tudo posso em Cristo!"




Amém?


Olhai, vigiai e orai. Breve Jesus voltará!


Missionário Virtual Geraldo de Deus                     2022janeiro, 31







Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?