EU O SOU


E, levantando-se o sumo sacerdote no Sinédrio, perguntou a Jesus, dizendo: Nada respondes? Que testificam estes contra ti?

Mas ele calou-se, e nada respondeu. O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar, e disse-lhe: És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito?
E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu.(Marcos 14:60-62).


Bem aventurados os puros de coração...

Aos leitores em geral, um feliz natal neste final de ano de 2021.
Que esta mensagem seja uma chama de esperança e motivo de alegria a todos.



Amados irmãos em Cristo, 
consta no evangelho que somente pela fé, em Jesus Cristo, podemos alcançar a promessa de ressurreição e salvação de nossa alma.
Não existe alma imortal, nem existem outros deuses. Há um só Deus, Criador, Onipotente, Onisciente, Onipresente, Justo, Eterno, Galardoador, Bom, Imutável, o qual é PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO. Ao qual chamamos de Jesus Cristo, o Messias.

Este nome, Jesus Cristo, e nossa fé inabalável nele, é a razão de não sermos consumidos pelo caos reinante neste mundo físico onde a injustiça, as dores, as aflições e a desesperança imperam.

No dia 25 de cada ano os cristãos comemoram o natal. 
Sabemos ser uma festa de raiz pagã, mas nossa alegria e nosso louvor, toda nossa adoração é para Jesus Cristo, o qual exaltamos com todo nosso amor e adoração.



O natal cristão é aquele em que reunimos os membros da família, é quando tratamos de reconciliar os desafetos, quando oramos juntos pedindo perdão ao Senhor pelos nossos pecados, e clamando por proteção. É a ocasião de cear na companhia de filhos, netos, bisnetos, sobrinhos e primos. É a festa da família tradicional estipulada por Deus.

Portanto, mesmo que o mundo esteja caótico, mesmo que as previsões para o próximo ano não sejam boas, apesar de tudo isto, no natal renovamos nossa fé em nosso Salvador, Jesus Cristo, o qual veio ao mundo para nos dar vida, e vida em abundância e plenitude.



Jesus Cristo veio ao mundo para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. E, enquanto aqui estiver, tenha paz, alegria e abundância.

Nestes tempos atuais de tanta opressão e incertezas, existe uma grande busca de livros de auto-ajuda. No entanto, não há nenhum livro de auto-ajuda melhor do que o evangelho de Cristo.
Quem estuda o evangelho e nele medita torna-se forte, ousado, seguro, e destemido.
O cristão fiel não teme a homem algum, não teme pestes e muito menos a morte.
Sabe que enquanto aqui estiver terá a proteção do Espírito Santo e dos anjos de Deus.
Tem a certeza que quando daqui partir encontrará com o Bom Pastor, o qual o acolherá em Seu santo aprisco.
Amém?
Não nos esqueçamos que nosso Deus é um só, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO.


Hebreus 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.



É preciso ter fé, é preciso se converter verdadeiramente a Jesus Cristo, tomar cada um a sua cruz e seguir o eterno mestre com fidelidade.

É necessário se BATIZAR e assim renascer das águas e do Espírito. Desta forma alcançar a promessa de Cristo, de ressurreição e vida eterna.

No Antigo Testamento nosso Deus já nos ensinava ser necessário ter fé e ser obediente. Já nos afirmava dar livramento aos seus seguidores fiéis.


O rei Davi nos deixou, em Salmos, sínteses do poder e da proteção de Deus a quem nele confia. Ele nos ensina que Deus é nosso bom pastor.



Nosso Deus, a quem chamamos por Jesus Cristo, não nos abandona nem nos deixa desamparados.

Tenha esta convicção,
O SENHOR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ.

Amém?

------------------------------------------------------------------------------------

Nunca é demais ter conhecimento. Como surgiram as igrejas protestantes, também conhecidas como evangélicas?

COMPILAÇÃO REFORMA E CONTRA-REFORMA


Reforma Protestante e Contra-Reforma

As Reformas Religiosas, surgimento das religiões protestantes, luteranismo calvinismo, anglicanismo, Contra-Reforma Católica, Tribunal da Inquisição, Concílio de Trento, resumo, causas







Causas

 

O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas: abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.

 

A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. Gastos com luxo e preocupações materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos. Muitos elementos do clero estavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente o que diz respeito ao celibato. Padres que mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais, deixavam a população insatisfeita.

 

A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. O lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos.
Por outro lado, o papa arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, com a venda das indulgências (venda do perdão).

 

No campo político, os reis estavam descontentes com o papa, pois este interferia muito nos comandos que eram próprios da realeza.

 

O novo pensamento renascentista também fazia oposição aos preceitos da Igreja. O homem renascentista, começava a ler mais e formar uma opinião cada vez mais crítica. Trabalhadores urbanos, com mais acesso a livros, começaram a discutir e a pensar sobre as coisas do mundo. Um pensamento baseado na ciência e na busca da verdade através de experiências e da razão.

 

A Reforma Luterana

 

O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica. Afixou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica.

 

As 95 teses de Martinho Lutero condenava a venda de indulgências e propunha a fundação do luteranismo ( religião luterana ). De acordo com Lutero, a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. Embora tenha sido contrário ao comércio, teve grande apoio dos reis e príncipes da época. Em suas teses, condenou o culto à imagens e revogou o celibato. 

 

Martinho Lutero foi convocado as desmentir as suas 95 teses na Dieta de Worms, convocada pelo imperador Carlos V. Em 16 de abril de 1521, Lutero não so defendeu suas teses como mostrou a necessidade da reforma da Igreja Católica.

 

 

A Reforma Calvinista


João Calvino: reforma na França 

 

Na França, João Calvino começou a Reforma Luterana no ano de 1534. De acordo com Calvino a salvação da alma ocorria pelo trabalho justo e honesto. Essa ideia calvinista, atraiu muitos burgueses e banqueiros para o calvinismo. Muitos trabalhadores também viram nesta nova religião uma forma de ficar em paz com sua religiosidade. Calvino também defendeu a ideia da predestinação (a pessoa nasce com sua vida definida).

 

A Reforma Anglicana

 

Na Inglaterra, o rei Henrique VIII rompeu com o papado, após este se recusar a cancelar o casamento do rei. Henrique VIII funda o anglicanismo e aumenta seu poder e suas posses, já que retirou da Igreja Católica uma grande quantidade de terras.

 

A Contra-Reforma Católica

 

Preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fiéis, bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento (Concílio de Trento) com o objetivo de traçar um plano de reação. No Concílio de Trento ficou definido: 

 

- Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos jesuítas;


- Retomada do Tribunal do Santo Ofício - 
Inquisição : punir e condenar os acusados de heresias;


- Criação do Index Librorum Prohibitorum (Índice de Livros Proibidos): evitar a propagação de ideias contrárias à Igreja Católica.

 

Intolerância

 

Em muitos países europeus as minorias religiosas foram perseguidas e muitas guerras religiosas ocorreram, frutos do radicalismo. A Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), por exemplo, colocou católicos e protestantes em guerra por motivos puramente religiosos. Na França, o rei mandou assassinar milhares de calvinistas na chamada Noite de São Bartolomeu.

 

Você sabia?

 

- É comemorado em 31 de outubro o Dia da Reforma Protestante. A data é uma referência ao 31 de outubro de 1517, dia em que Martinho Lutero pregou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittemberg (Alemanha).

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


C O N C L U I N D O 



Muitos são aqueles que confiam no ouro, no dinheiro, nas riquezas... No poder secular, nos homens que estão no poder, nos homens milionários, nos políticos em geral.

Quando alguém coloca sua confiança em algo deste mundo, está confrontando e desagradando ao nosso Deus, pois Ele é nosso Pastor e nada nos deixa faltar.

Nunca deixe de confiar em nosso Deus, em Jesus Cristo, o Salvador, nosso eterno mestre e Redentor.



A confiança em Deus é a solução para qualquer problema.

Não há segredo, como nos ensina Davi, no salmo 20:7, basta clamar ao nosso Deus, basta mencionar o nome de DEUS. Quem confia em Deus jamais será confundido.



Nosso Deus veio ao mundo, num corpo de carne, ossos, sangue e água.

Por este motivo nós comemoramos o natal. Para celebrarmos seu nascimento em Belém, cerca de 2014 mil anos atrás, (A data do nascimento de Jesus é confirmada pelo censo feito pelo imperador romano, que obrigou os judeus a irem até suas cidades de nascimento para serem contados. Quando José foi a Belém, lá Maria deu a luz a Jesus Cristo. Isto foi cerca de 7 a.c.).

No natal comemoramos o nascimento de nosso Salvador Jesus Cristo, o único Rei dos reis, e Senhor dos senhores.

Jesus Cristo é o Deus do Impossível. Não há nada que Ele não possa realizar.

Conheça Jesus Cristo, estude com afinco o Evangelho e medite nele à luz do Espírito Santo. 

Amém?

Neste natal abrace a quem ama, faça caridade e esteja em oração.

OLHAI, VIGIAI E ORAI. JESUS BREVE VEM.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                       2021 dezembro, 24












Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?