BOM DEUS

 


Mateus 19:17 - E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.


Paz e bênçãos a todos, em nome de Jesus Cristo.


__________________________________________________________________________________________________________________________________

Louve, dê Glórias a Jesus Cristo!


Hino 462 da Harpa Cristã
Glória ao Senhor

__________________________________________________________________________________________________________________________________


Em Mateus 19 temos a narrativa do encontro do jovem rico com Jesus Cristo,


O jovem se aproximou de Jesus de Nazaré e lhe disse, 

"Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? (Mateus 19:16)".

Jesus, antes de lhe responder ao que perguntara o repreende,
"Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus... (Mateus 19:17)".

Vejamos,

Jesus Cristo, como sempre espargindo amor ao seu redor, fazendo curas milagrosas, libertando os obsidiados por demônios, restaurando vidas, exortando o povo ao arrependimento para se alcançar a ressurreição e vida eterna não aceitou que O chamassem de 'Bom'!

Ele retrucou ao que o chamava de bom mestre, com veemência,
"Não há bom senão um só, que é Deus"!


 Como isso é possível?

Afinal, Jesus Cristo não é bom?

Mais um mistério de Deus? Ou será que Jesus retrucou tão veementemente ao jovem que lhe chamou de BOM para ensinar que não devemos idolatrar ou venerar quaisquer líderes espirituais?

Sim, porque naquele momento Ele era visto por muitos como sendo um profeta poderoso, e não o próprio Deus encarnado. 

Além do mais, sabemos que Ele também não deixou dúvidas quanto à obrigação de se obedecer aos mandamentos e à Lei de Deus, que é JUSTIÇA ETERNA IMUTÁVEL!

Desta maneira, Ele reitera que não destoa nada das Sagradas Escrituras, as quais inclusive, profetizavam de Sua vinda a este mundo. 

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.(Mateus 5:17).

Portanto, não há como dizer, Deus Pai é ruim, é mau. Jesus Cristo, o Filho Unigênito é bom. Mesmo porque Ele nos ensina, 

"Eu e o Pai somos UM".


Outrossim, esta Palavra de Jesus Cristo, "Bom é só um, que é DEUS", nos dá a prova que Deus é único, não existem três deuses, tipo Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Jesus foi bem claro, 

"Não há bom senão um só, que é Deus"!

Ele diz, Não há bom, 

senão UM SÓ, 

que é DEUS!

Apenas um, um único Deus. PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO!

Amém?

E, realmente, nosso Deus muito bom, é muito bondoso ao extremo. Perdoa pecados que nem nós mesmos conseguimos nos perdoar por tê-los cometido.

Recordemo-nos da crucificação. Jesus foi vilipendiado, foi moído de pancada, foi humilhado, teve suas mãos e seus pés perfurados com cravos de ferro que o fixaram na cruz de madeira, sentiu tanta dor que é impossível descrever tal teor, sentiu sede e lhe deram vinagre... 

E o que Ele falou ao Pai Eterno?

Ele amaldiçoou aos que O prenderam e O executaram?

E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes. (Lucas 23:34).

Eis o que Ele falou:

PAI, PERDOA-LHES

NÃO SABEM O QUE FAZEM!

Ele demonstrou o amor inexplicável e o perdão sem limites que pregou neste mundo.

Ele pediu que o Pai Eterno os perdoasse!

Aleluia! Glórias a Deus!

Então, lembremos sempre, não há quem seja totalmente bom, a não ser Deus, somente Ele é bom!

Amém?


CONCLUINDO



Deus é bom. E quer que nós pecadores mudemos, que também O imitemos. Quer que nós nos tornemos cada dia melhores, mais ligados ao Consolador, mais firmes na fé em Cristo, mais dedicados a semear a Palavra.

Ele nos ensina a não termos apego às coisas deste mundo, mas a ajuntar tesouros no céu, onde o ladrão não rouba e onde a traça não corrói. 
Nos ensina, ainda, que todo aquele que tem amor às coisas deste mundo material não tem o amor de Deus.

Aleluia!  Glórias a Deus!

Deus escolheu um povo para ser reservado, separado como eternos sacerdotes do Criador, os hebreus. Lhes revelou Sua Lei, fez-se rei sobre aquele povo. Até que eles chegaram a Samuel, juiz a serviço do Criador, e renegaram o reinado de Deus. Não queriam Deus como soberano das doze tribos de Israel, queriam um homem para reinar sobre eles.
Em Sua inexplicável bondade, Deus atendeu aos seus anseios, permitiu-lhes terem reis escolhidos dentre seu povo.
O primeiro foi Saul. Depois Davi. Depois Salomão. Então, porque Salomão virou as costas para Deus e adorou a deuses pagãos, dividiu o reino em dois, Reino do Norte - Capital Samaria. E Reino do Sul - Capital Jerusalém.

Também vos enviou o Senhor todos os seus servos, os profetas, madrugando e enviando-os, mas vós não escutastes, nem inclinastes os vossos ouvidos para ouvir,
Quando diziam: Convertei-vos agora cada um do seu mau caminho, e da maldade das suas ações, e habitai na terra que o Senhor vos deu, e a vossos pais, para sempre.
E não andeis após outros deuses para os servirdes, e para vos inclinardes diante deles, nem me provoqueis à ira com a obra de vossas mãos, para que não vos faça mal.
Porém não me destes ouvidos, diz o Senhor, mas me provocastes à ira com a obra de vossas mãos, para vosso mal.(Jeremias 25:4-7).

Quem conhece o Antigo Testamento sabe que aquele povo escolhido por Deus pecou e desobedeceu tanto que, mesmo o Senhor tendo levantado inúmeros profetas, alcançaram o limite da paciência do SENHOR, e Este trouxe sobre eles o cativeiro, sob NABUCODONOSOR, que os levou cativos para Babilônia.

Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos: Visto que não escutastes as minhas palavras,
Eis que eu enviarei, e tomarei a todas as famílias do norte, diz o SENHOR, como também a Nabucodonosor, rei de babilônia, meu servo, e os trarei sobre esta terra, e sobre os seus moradores, e sobre todas estas nações em redor, e os destruirei totalmente, e farei que sejam objeto de espanto, e de assobio, e de perpétuas desolações.
E farei desaparecer dentre eles a voz de gozo, e a voz de alegria, a voz do esposo, e a voz da esposa, como também o som das mós, e a luz do candeeiro.
E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de babilônia setenta anos. (Jeremias 25:8-11).

Entendam, Deus havia levantado Moisés para livrar aquele povo descendente de Abraão, Seu escolhido, do cativeiro no Egito.
Mas, mesmo tendo o SENHOR lhes dado a Terra Prometida, viraram as costas para Deus, idolatraram, adoraram deuses estranhos, desobedeceram à Lei de Deus!
Então foram novamente escravizados, suas cidades e o templo, motivo de seu orgulho, foram destruídos e queimados a fogo.
Tudo assolado. O povo levado cativo para uma terra estranha, Babilônia, sob o jugo de um rei estranho, Nabucodonosor.
Entretanto, Deus é bom e misericordioso. Lembrou-se daquele povo, e os levou de volta à terra prometida, foram-lhes devolvidos os tesouros retirados de Jerusalém e do templo. 
Durante todo este tempo Deus levantou muitos profetas, como, Jeremias, Daniel, Ezequiel, Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Isaías, Miqueias, Naum, Esdras, Habacuque, Sofonias, Zacarias, Malaquias e outros colaboradores (Como Neemias, Zorobabel, etc) para falar ao Seu povo que estava desterrado e mesmo depois que voltaram para casa. Jerusalém foi reconstruída e o templo recuperado.

Esdras 5:2 - Então se levantaram Zorobabel, filho de Salatiel, e Jesué, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a casa de Deus, que está em Jerusalém; e com eles os profetas de Deus, que os ajudavam.


Mesmo assim aquele povo voltou a idolatrar e adorar deuses estranhos. Voltou a fazer coisas consideradas como abominações para Deus.
Por isso, Depois que Deus levantou o profeta Malaquias, silenciou-se. Não falou mais com o povo Israel. Não levantou nenhum grande profeta por cerca de quatrocentos anos!
Vejam, quatro séculos sem que o Espírito Santo se manifestasse entre o povo judeu.
Mas, como dizemos, Deus é Bom.
Se lembrou dos pecadores, não só em Israel, mas por todo o mundo, e fez cumprir a profecia da vinda do Messias para reconciliação de todos os povos com o Deus Criador.
Surgiu, de repente, João Batista no deserto às margens do rio Jordão, pregando o arrependimento e a chegada do Reino de Deus!




Aleluia!
Glórias ao Bom Deus!

Ele apareceu batizando nas águas, e dizendo que não era o Messias. Mas que o Messias estava vindo logo após ele.


"Aquele que vem após mim é mais poderoso que eu"!
"Não sou digno nem de levar suas sandálias!"
"Ele vos batizará com o Espírito Santo"!
"E com fogo"!

Aleluia!

Este é Jesus Cristo, autor e consumador de nossa fé.

Em Sua suprema bondade, Deus se fez homem para reconciliar a humanidade, não somente os judeus, mas todos os gentios também, consigo mesmo.


Em Sua suprema bondade, Jesus Cristo nos faz o convite,

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei"!



Eis a graça de Deus, em Cristo Jesus ressuscitado!

Não por mérito, não por obra, não por glória humana, mas pela graça imerecida de Deus a todo pecador arrependido e convertido a Jesus Cristo!
Graça. Dom de Deus gratuito!

Romanos 6:23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.


 Como está escrito na Palavra, devemos optar pela vida ou pela morte. Vida eterna em Cristo, ou morte espiritual se abraçarmos o pecado, renegando o Salvador:
...O dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

A vida eterna, graça de Deus, através de Jesus Cristo, não existe outro mediador, nem outro caminho que nos leve ao reino de Deus.

Amém?

Por tudo isto, afirmamos convictos, 

DEUS   É  BOM!


Olhai, Vigiai e orai. Jesus breve voltará!


Missionário Virtual Geraldo de Deus         2022maio, 16










Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?