Santíssima Trindade




Mateus 3:16 - E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram
 os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
Mateus 3:17 -  E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado,
 em quem me comprazo.


                         DEUS  -  TRINO  MAS  UNO.

     
 A Santíssima  Trindade

Sabe-se que existe uma grande polêmica sobre a trindade de Deus.  Muitos não conseguem  apreender nem assimilar o que é a Trindade de nosso Deus.
  
Falam num Deus PAI, num Deus  FILHO e num Deus ESPÍRITO SANTO,  quando  não é assim.

NOSSO DEUS  É  UM  SÓ   DEUS.

Mas, pelas sagradas escrituras, revelou-se à humanidade em três personalidades:

No antigo testamento, Jeovah, o grande EU SOU, JAVEH. (HYHW).

No Novo Testamento, Jesus Cristo,  Emmanuel.(YOSHUA).

No Novo Testamento, após o dia de pentecostes, até hoje, Espírito Santo,  o Espírito de Consolação.

Ou seja, quando falamos em Deus, estamos nos referindo ao Pai, Filho e Espírito Santo.




(SANTÍSSIMA TRINDADE: não há na bíblia a palavra trindade, é uma forma de se explicar um Deus formado por três entidades).

Analisemos a forma como o Senhor se revelou em cada uma de suas personalidades:

João 1:1 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
João 1:2 - Ele estava no princípio com Deus.
João 1:3 - Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
João 1:4 - Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

Jesus Cristo: É o verbo que existiu desde sempre.

Na formação do  universo, deste  nosso planeta e dos seres vivos, já estava presente, assim como o Pai e o Espírito Santo. Jesus veio ao mundo  e Se fez homem, se fez carne. É o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo.

Morreu na cruz para salvar a humanidade como um todo,  sem fazer discriminação,  sem acepção de pessoas. *** 
Só Ele pode perdoar nossos pecados. Ele está à destra do Pai, num corpo glorificado,  de  onde voltará  para buscar a sua igreja  (todos  aqueles que são salvos em Seu nome,  fiéis na fé e firmes na Palavra de Deus).

EXODO 3:14 - E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós

Jeová
, o Pai eterno, o Deus vivo, o Criador, onipotente, onisciente, onipresente, supremo e glorioso. 

Reina eternamente em seu  trono celestial.

Ele tem a salvação e a vida eterna.

No grande dia do juízo, somente Jesus Cristo  pode, diante de Seu trono, interceder por nós.


 JOÃO 15:26 - Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.

Espírito Santo,  o Espírito Consolador, enviado a nós  pelo Pai, após  a  ascensão  de nosso amado Jesus Cristo eterno Mestre. É Ele quem nos convence do pecado,  nos leva ao Arrependimento, à  regeneração e nos conduz à salvação.

O Espírito Santo nos leva à purificação, à santificação, a qual nos coloca em sintonia com Jesus Cristo, nosso salvador.

Ele é o único nome que nos leva ao Deus Pai.

Para ilustração e facilitação do entendimento da trindade de Deus, comparemos com a água. Ela se apresenta em três formas na natureza, (sólida, líquida, gasosa),  mas é água, na mesma composição. Ela muda seu estado físico, mas continua sendo água.
Podemos entender assim a trindade de Deus. Deus é Pai, é Filho, é Espírito Santo, mas não muda, é eterno, onipotente, onipresente, onisciente, imutável.

Cabe a todos nós cristãos divulgar as boas novas de Cristo, levando a Palavra de Deus a todas as criaturas do SENHOR, para ganhar almas para o reino de Deus.

MATEUS 28:19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

*** veja adendo 2018 abaixo.

Paz do Senhor,

Missionário  Virtual  Geraldo de Deus

Refeito  em  junho 2013, 13                  Revisto em 2016 abril,22

Adendo 2018:



Quero fazer referência ao livro  História dos Hebreus, de Flávio Josefo, com o objetivo de explicar como a Terra foi repovoada pelos descendentes de Noé após o dilúvio universal.
Nunca citei antes tal obra literária porque eu, particularmente, acho que merecia uma tradução mais elaborada e mais cuidadosa. Quem não lê a Biblia e lendo este livro pensar que conhece as coisas de Deus, estará enganado. 
Recomendo que somente o leiam após conhecer bem os textos da Bíblia Sagrada.

Quero citar: 

o capítulo 5, Como os descendentes de Noé se espalharam pelos diversos lugares da terra.

17. Gênesis 10. A diversidade de línguas obrigou a multidão quase infinita desse povo a dividir-se em diversas colônias, segundo Deus, por sua providência, os ia levando. Assim, não somente o meio da terra, mas também as margens do mar encheram-se de habitantes. Houve mesmo quem embarcasse em navios e passasse às ilhas. Algumas dessas nações conservam ainda os nomes dados por aqueles que lhes deram origem, outras mudaram-nos e outras ainda, por fim, em vez dos nomes bárbaros que antes possuíam, receberam nomes que eram do agrado daqueles que nelas vinham se estabelecer. Os gregos foram os principais autores dessa mudança, pois, havendo-se tornado senhores de todos esses paí­ses, davam-lhes nomes e como bem desejavam impunham leis aos povos con­quistados, usurpando, assim, a glória de passar por seus fundadores.

E o capítulo 6,

Descendentes de Noé até jacó. Diversos países que eles ocuparam.


18. Gênesis 10. Os filhos dos filhos de Noé, para honrar-lhe a memória, deram os próprios nomes aos países onde se estabeleceram. Assim, os sete filhos de Jafé, que se estabeleceram pela Ásia desde o monte Tauro e o Amã até o rio de Tanais e na Europa até Gades, deram os seus nomes às terras que ocuparam e que não eram ainda povoadas. Gomer fundou a colônia dos gôrneres, que os gregos cha­mam gaiatas. Magogue fundou a dos magogianos, a que chamam citas. Javã deu o nome à Jônia e a toda a nação dos gregos. Madai foi o fundador dos madianos, que os gregos chamam medas. Tubal deu o seu nome aos tubalinos, que agora se chamam iberos.* Meseque deu o próprio nome aos mescinianos (o de capadócios, que eles têm agora, é novo), e ainda hoje uma de suas cidades tem o nome de Malaca, o que nos mostra que essa cidade antigamente se chamava assim. Tiras deu o seu nome aos tírios, dos quais foi o príncipe e que os gregos chamam trácios. Assim, todas essas nações foram fundadas pelos filhos de Jafé.
Gomer, que era o mais velho dos filhos de Jafé, teve três filhos: Asquenaz, que deu o seu nome aos asquenázios, aos quais os gregos chamam reginianos; Rifate, que deu o seu nome aos rifanianos, aos quais os gregos chamam paflagonianos; Togarma, que deu o seu nome aos togarmanianos, aos quais os gregos chamam frígios.
Javã, outro filho de Jafé, teve quatro filhos: Elisa, Társis, Quitim e Dodanim. Elisa deu o seu nome aos elisamos, que hoje se chamam ecolianos. Társis deu o seu nome aos tarsianos, que hoje são os cilicianos, cuja principal cidade ainda hoje se chama Tarso. Quitim ocupou a ilha que agora se chama Chipre, à qual deu o seu nome, razão por que os hebreus chamam de Quitim todas as ilhas e todos os lugares marítimos. Ainda hoje, uma das cidades da ilha de Chipre é chamada Citium por aqueles que dão nomes gregos a todas as coisas, que pouco difere do nome Quitim. Eis as nações de que os filhos de Jafé se tornaram senhores. Antes de retomar o fio de minha narração acrescentarei uma coisa que talvez os gregos ignorem: esses nomes foram mudados segundo a maneira de falar, para tornar a pronúncia mais agradável, pois entre nós não serão jamais mudados.
________
* Ou espanhóis.

19. Os filhos de Cam ocuparam a Síria e todos os países que estão além dos montes de Amane e do Líbano até o oceano, dando-lhes nomes dos quais alguns são hoje inteiramente desconhecidos, e outros, modificados de tal modo que mal se poderiam reconhecer. Somente os etíopes, dos quais Cuxe, filho de um dos quatro filhos de Cam, foi príncipe, conservaram o nome ancestral, não so­mente naquele país mas em toda a Ásia. Ainda hoje eles são chamados cuxeenses. Os mizraenses, descendentes de Mizraim, também conservaram o seu nome, pois nós chamamos Mizrau ao Egito e mizraenses aos egípcios. Pute povoou a Líbia e chamou a esses povos com o seu nome: puteenses. Existe ainda hoje, na Mauritânia, um rio que tem esse nome, e vários historiadores gregos o mencio­nam, como também ao país vizinho, a que chamam Pute, mas que depois mu­dou de nome, por causa de um dos filhos de Mizraim, Leabim. Direi em seguida por que lhe deram o nome de África. Canaã, quarto filho de Cam, estabeleceu-se na Judéia, a que chamou com o seu nome: Canaã.
Cuxe, o mais velho dos filhos de Cam, teve seis filhos: Sebá, príncipe dos sebaenses; Havilá, príncipe dos havilenses, que agora são chamados getulienses; Sabtá, príncipe dos sabataenses, a que os gregos chamam astabarienses; Raamá, príncipe dos ramaenses (que teve dois filhos, que moram entre os etíopes oci­dentais: um de nome Dedã e outro de nome Sabá, que deu nome aos sabaenses); Sabtecá. Quanto a Ninrode, sexto filho de Cuxe, ficou entre os babilônios e tor­nou-se senhor deles, como já o disse anteriormente.
Mizraim foi pai de oito filhos, que ocuparam todos os países que estão entre Gaza e o Egito. Mas somente um desses oito, Filistim, manteve o nome no seu país os gregos deram o nome de Palestina a uma parte dessa província. Quan­to aos sete outros irmãos, chamados Ludim, Anamim, Leabim, Naftuim, Patrusim, Casluim e Caftorim, com exceção de Leabim, que fundou uma colônia na Líbia e lhe deu o seu nome, nada sabemos de suas obras, porque as cidades que cons­truíram foram destruídas pelos etíopes, como diremos a seu tempo.
Canaã teve onze filhos: Sidônio, que construiu na Fenícia uma cidade à qual deu o seu nome e à qual os gregos chamam Sidom; Hamate, que construiu a cidade de Hamate, que ainda hoje se vê e conserva o mesmo nome entre os que nela habitam, embora os macedônios lhe chamem Epifania, nome de um de seus príncipes; Arqueu, que teve como herança a ilha de Aruda; Amom, que teve a cidade de Arce, situada no monte Líbano. Quanto aos outros sete irmãos, chama­dos Heveu, Hete, Jebuseu, Arvadeu, Sineu, Zemarco e Cirgaseu, só ficaram os nomes nas Sagradas Escrituras, porque os hebreus destruíram-lhes as cidades por motivo que depois direi.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quando falamos que Jesus estendeu o reino de Deus a todos os povos, devemos entender que somos todos descendentes de Noé, o neto de Enoque, o escolhido de nosso Criador para construir a arca e repovoar a Terra.

Entraremos em mais detalhes a posteriore.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                               2018setembro,28 




Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Deus de Perto

Rio Breve